Sobre

Conheça o projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários Guardiões da Saúde Seguro verificado

O Projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de vigilância baseada em eventos (VBE) com o envolvimento específico e ativo de líderes comunitários. Frente ao desafio da sustentabilidade na implementação da VBE de base comunitária a longo prazo, a proposta dessa pesquisa é investigar a viabilidade desse método de vigilância e se o envolvimento dos líderes comunitários na concepção do sistema de reporte de dados,  desde o início, pode ajudar a incorporá-lo na vigilância em saúde local.

Além disso, busca-se identificar se um sistema VBE de base comunitária que funcione bem é mais eficaz na detecção de surtos de doenças infecciosas do que sistemas convencionais de vigilância sem participação direta da comunidade. No Brasil, o projeto será desenvolvido na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), especificamente na Região Leste de saúde do Distrito Federal e em nos municípios do estado de Goiás que compõem a RIDE-DF, sendo eles Pirenópolis, Cavalcante e Niquelândia. Já em Cabo Verde será realizado nos conselhos de Praia e Santa Catarina de Santiago, na Ilha de Santiago.

metodologia

A estruturação desse projeto inclui revisões de literatura sobre métodos e processos de vigilância, o mapeamento de lideranças locais, a adaptação de ferramentas digitais com base nas opiniões dos líderes comunitários, as oficinas de formação e,  após implementação, o monitoramento e avaliação dos relatórios reportados pelos líderes comunitários para avaliar a eficácia e comparar com o sistema de vigilância convencional.

A aplicação da VBE de base comunitária utilizando o Guardiões da Saúde foi o recurso escolhido para o trabalho em campo com as lideranças comunitárias participantes e tem sido adaptado e testado com os líderes comunitários para a finalidade do projeto. De forma semelhante ao modo de vigilância participativa que já existe no aplicativo, as lideranças comunitárias poderão reportar sinais que serão avaliados pela equipe de epidemiologistas do projeto instituindo um fluxo de comunicação com as equipes de vigilância locais para identificação de possíveis surtos.

O Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários é coordenado pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS UnB), o Instituto Nacional de Saúde Pública de  Cabo Verde e a UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). O UK-PHRST é uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, financiada com ajuda do Reino Unido pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.

As opiniões expressas neste estudo não são necessariamente as do departamento de saúde e assistência social

Galeria de fotos

Evento de lançamento: Projeto Guardiões da Saúde - Líderes Comunitários: vigilância baseada em eventos de base comunitária no brasil e em cabo verde

parceiros