Conheça a força-tarefa TiLS Covid-19, a estratégia de resposta coordenada à pandemia mobilizada pela ProEpi

Com a força-tarefa de Tecnologia e Inteligência Local em Saúde, a TiLS Covid-19, nosso objetivo é realizar o apoio técnico para o fortalecimento da resposta à emergência de saúde pública causada pela Covid-19 em municípios brasileiros e da América Latina. Queremos, com isso, reforçar o conceito de inteligência epidemiológica local por meio da preparação dos profissionais da linha de frente, com foco na vigilância em saúde.

O uso de tecnologias sustentáveis também faz parte dessa iniciativa, na busca por apoiar o desenvolvimento de painéis visuais e outras ferramentas a serem utilizadas pelas equipes de saúde pública, tanto na resposta à pandemia quanto no monitoramento da rotina. 

Além do apoio técnico direto a essas equipes, também estamos construindo estratégias mais abrangentes como o desenvolvimento de capacidades dos profissionais da linha de frente. São cursos na plataforma de educação à distância da ProEpi, materiais de comunicação de riscos, guias, cartilhas, materiais   e pílulas de conhecimento por meio do ProEpi Cast e vídeos.

Nossa equipe desenvolveu um método de priorização de municípios com base em um índice de vulnerabilidade à Covid-19. O método nos permite identificar as localidades onde nossas ações podem ser priorizadas.

Consulte a lista de municípios prioritários aqui:

Ver Lista

É importante ressaltar que buscamos compromisso das partes envolvidas para que a preparação e o possível aprimoramento na resposta seja alcançado, por isso, a troca e a reciprocidade nas respostas e atuação é elemento fundamental de uma atuação conjunta entre municípios e parceiros da  força-tarefa TiLS Covid-19.

Consulte aqui:

Disposições Gerais Acordo de cooperação técnica

Para acessar o formulário de inscrição click no botão abaixo.

Formulário

Dentro de alguns dias nossa equipe retornará o contato indicando se o seu município está elegível para as ações de mentoria direta da TiLS Covid-19. As ações de ensino estarão disponíveis para todos os municípios descritos em nossa lista.

Atividades força-tarefa TiLS Covid-19

Cursos

Rastreamento de Contatos

O material foi elaborado para os profissionais de saúde local, que vem atuando no enfrentamento da Covid-19 e todos aqueles que desejam conhecer mais as ferramentas de atuação frente a outras possíveis emergências de saúde pública.

inscrever-se

Planejamento de Campanha Vacinal

O curso de Planejamento de Campanha Vacinal contra Covid-19 está disponível na plataforma de ensino à distância da ProEpi de forma gratuita e totalmente virtual.

inscrever-se

Curso de Sala de Situação de Saúde

Já está disponível na plataforma de ensino à distância da ProEpi a versão em língua portuguesa do Curso de Sala de Situação de Saúde, desenvolvido pela rede TiLS Covid-19. Totalmente online e gratuito, com carga horária de 30 horas e conteúdos trabalhados para a aplicação imediata do conhecimento nos serviços de saúde.

inscrever-se

Notícias TILSVer mais