Lideranças comunitárias avaliam o aplicativo “Guardiões da Saúde” e ciclo de testes é finalizado com oficina em São Sebastião, no Distrito Federal.

Por: Luiggi Fontenele

No dia 20 de abril, lideranças comunitárias da Região Leste de Saúde do Distrito Federal (DF) finalizaram as análises da ferramenta em desenvolvimento do projeto “Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários”.

 Essa foi a terceira oficina de desenvolvimento do aplicativo construído pela equipe do projeto, que tem como objetivo a elaboração de um sistema de vigilância baseada em eventos de base comunitária (VBE Comunitária contando com o envolvimento específico e ativo de líderes comunitários. Desta vez, o encontro foi realizado no Instituto Federal de Brasília – Campus São Sebastião e contou com participantes das Regiões Administrativas do Paranoá, Itapoã e São Sebastião.

Assim como nos encontros anteriores, as lideranças conheceram mais um pouco a respeito do projeto e também foram apresentados à VBE Comunitária. Foi um momento de aprendizados e diálogos, em que todos puderam compartilhar suas experiências e impressões com a equipe que coordenou as atividades. Houve um destaque para a importância da proposta considerando o levantamento e sistematização de dados sobre a situação de saúde local.

Para Ricardo Ferreira, liderança comunitária de São Sebastião, o aplicativo permitirá uma detecção e resposta mais oportunas em casos de surto. “Participamos de um momento incrível em que avaliamos e operamos um app que poderá revolucionar o sistema de informações da saúde, agilizando no combate à epidemias futuras que possam ocorrer, foi muito satisfatório!”, explica o líder. Já Robson Majus, também liderança de São Sebastião, ressalta suas impressões sobre a oficina como um todo: “A oficina de avaliação do aplicativo foi bastante objetiva e esclarecedora, o que facilitou o entendimento do seu uso e da sua importância. Me sinto honrado e satisfeito por participar.”, diz ele.

Uma vez que as lideranças avaliaram a ferramenta, a próxima etapa será de utilizar os feedbacks e resultados para orientar as próximas atualizações do aplicativo em desenvolvimento. Dessa forma, será possível seguir para a fase de implementação que será realizada na Região Leste de Saúde do DF e em municípios da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE). Esse mesmo processo está em curso na Ilha de Santiago, em Cabo Verde.

Colaboração

Com a realização da terceira oficina de desenvolvimento, o processo de avaliação da ferramenta foi finalizado. Durante esse processo contou-se com a contribuição de diversas lideranças comunitárias da Região Leste do DF e também de Cabo Verde. As duas oficinas anteriores, no Brasil, foram realizadas no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (CEDEP) e tiveram a participação lideranças do Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e São Sebastião que se engajaram nas discussões sobre as questões de saúde em suas comunidades e os impactos positivos que o aplicativo pode exercer. Nessa matéria é possível acessar mais informações sobre a primeira oficina.

O projeto Guardiões da Saúde-Líderes Comunitários, em curso desde 2023, é uma parceria da ProEpi com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde  e UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). O UK-PHRST é uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido e a London School of Hygiene & Tropical Medicine, financiada com a ajuda do Ministério da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido. As opiniões expressas neste estudo não são necessariamente as do Ministério da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.