SOBRE A PARCERIA

A Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN) é uma rede da Organização Mundial da Saúde (OMS) de mais de 270 instituições e redes técnicas em todo o mundo que respondem a eventos de saúde pública com o envio de profissionais e recursos para os países afetados. Governados por um Comitê Diretor e coordenados por uma Equipe de Apoio Operacional, que está sediada na OMS em Genebra, na Suíça e em vários Escritórios Regionais da OMS que apoiam a resposta a nível regional. A GOARN tem o objetivo de fornecer apoio rápido e eficaz para alertas e respostas de surtos de doenças infecciosas e emergências de saúde pública quando solicitado.

As parcerias da GOARN incluem iniciativas médicas e de vigilância, redes técnicas regionais, redes de laboratórios, departamentos governamentais (Ministério da Saúde do Brasil), organizações das Nações Unidas (por exemplo, UNICEF, ACNUR), o Red Sociedades da Cruz e do Crescente Vermelho (CICV, IFRC), organizações humanitárias internacionais não governamentais, como a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo – ProEpi.  Todos têm a capacidade de reunir seus recursos rapidamente para ajudar países afetados que buscam apoio.

A ProEpi tem a honra de estar entre as 4 organizações do Brasil que fazem parte da GOARN. 

Para saber mais sobre a GOARN, assista o vídeo!

QUANDO TUDO COMEÇOU?

Em 2016, a gestão vigente, sabendo da importância do trabalho realizado pela GOARN, começou a realizar os treinamentos de resposta ofertados por eles, realizados na época, no México e em Genebra. Nesses momentos, os representantes da ProEpi consolidaram a parceria que dura até o presente momento.

Nos últimos anos, a ProEpi enviou cerca de mais de 23 profissionais para apoio em diversos países, dentre os quais destacam-se Angola, Bangladesh, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Ruanda, São Tomé e Príncipe, entre outros.

COMO A PROEPI FORTALECE ESSA INICIATIVA NO BRASIL E NO MUNDO?

A Diretoria da ProEpi realiza reuniões temáticas periódicas para construir estratégias para fortalecer as parcerias que a ProEpi possui atualmente. No dia 15 de agosto, um dos itens da agenda foi a apresentação sobre a GOARN, tendo em vista que a ProEpi é uma instituição parceira da GOARN desde 2016.

O objetivo dessas discussões pela nossa Diretoria é definir estratégias de como a ProEpi pode preparar e treinar seus associados e formar uma rede em prontidão para responder rapidamente às solicitações de apoio.

Aos nossos associados, fiquem atentos que em breve teremos mais novidades sobre o assunto para vocês!

Gostaria de fazer parte dessa rede de profissionais preparados para diversas missões de emergências em saúde pública pelo mundo?

Seja sócio proEpi e participe. clique aqui!

Conheça nossos ProEpiCast das missões que a ProEpi participou:

Disponível nas plataformas digitais de áudio!

Experiências e depoimentos

Parceiros