Sobre

Conheça sobre o ECHO: Um Olhar para a Saúde Pública

O ECHO é um programa virtual de compartilhamento de saberes e práticas coordenado pelo Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Novo México (EUA), que tem como objetivo, promover o fortalecimento das ações de saúde pública nos territórios em diversos cenários. Em parceria com a ProEpi, desde 2020, o ECHO faz parte das nossas ações que buscamos mobilizar para promover esses espaços de diálogo aberto, de troca, de construção de saberes, para que possamos apresentar nossas ideias, discutir propostas e construir caminhos, sempre pensando no plural e na Saúde Pública. 

As sessões têm a programação mensal às quintas-feiras, 19:00 – 20:00 (horário de Brasília) com temas relevantes da atualidade e com convidados especialistas.

Gostaria de receber os convites em primeira mão? Inscreva-se aqui: 



    Programa gratuito com certificado de participação.

    Coordenado por: 

    Ficou interessado? Saiba mais o que é o Projeto ECHO no vídeo abaixo!

    Conheça um pouco da parceria da ProEpi e do Project ECHO

    2020

    Desde o segundo semestre de 2020, a ProEpi é parceira do ECHO e através desse trabalho juntos conseguimos alcançar muitos profissionais de saúde pelo método do ECHO. O maior desafio foi incluir a saúde pública no contexto de estudos de caso, mas que foi alcançado com muito êxito. O primeiro ciclo foi executado entre outubro e dezembro de 2020 com o alcance de 420 inscritos, 259 participantes e 115 certificados emitidos, em oito sessões que trouxeram temas relevantes para o cenário da Covid-19.

    2021 

    Em 2021, foram registrados o total de 834 inscritos nas seis sessões realizadas. Todas as sessões foram disponibilizadas de forma online pelo Youtube e até o momento já conta com mais de 850 visualizações. Foram alcançados 14 países diferentes, entre eles: Angola, Austrália, Colômbia, Cabo Verde, dentre outros. Além de serem alcançados 578 municípios brasileiros.

    2022

    Dando continuidade nessa parceria, neste ano, realizamos 5 sessões temáticas ao longo de 19 de maio a 28 de julho, com o total de 1.338 participantes inscritos:

    Como ter acesso às Sessões já realizadas?

    Clique nos links abaixo para assistir às Sessões ECHO em nosso canal do YouTube!

    Como posso emitir meu certificado ao participar ao vivo das sessões?

    Confira o tutorial completo de como emitir seu certificado em nosso canal do YouTube!

    Novidades de 2022

    Confira o ProEpi cast! Não pôde acompanhar a Sessão ECHO ao vivo? Não se preocupe! O ProEpi cast disponibiliza na íntegra as Sessões ECHO em formato de áudio para você ouvir onde e quando quiser!

    Ouça agora nas plataformas de áudio:

    Quem está por trás dessa estratégia na ProEpi?

    Coordenação ECHO

    Patrícia Paiva – Sanitarista e Diretora Executiva da ProEpi

    Sarah Mendes – Enfermeira e voluntária na ProEpi

    Apoio voluntário na coordenação e gestão do ECHO

    Mirella Santos – Acadêmica de enfermagem

    Bruna Magda – Enfermeira

    Apoio voluntário no suporte TI no ECHO

    Guilherme Duarte – Designer Instrucional

    Comunicação Sessões ECHO

    Matheus Ponte e Náthali Abreu


    Confira os relatos de usuários que participaram das Sessões ECHO deste ano de 2023!

    “A hora passou voando de tão bom o conteúdo. Muito obrigada por agregarem mais conhecimento e vivências para nosso trabalho no dia a dia.” (Depoimento sobre a sessão 3) 

    – Camila Nunes Delfino

    “Haa! Que penina, É tão bom estar aqui com vocês. Mas vamos nos encontrar outras vezes para interagir em prol de uma vigilância ambiental melhor e trabalhar mais as ideias para melhorar nosso dia a dia na profissão. Vocês são nota 1000. Obrigado por esse momento.” (Depoimento sobre a Sessão 3).

    – Cristian Pereira

    “Parabéns a todos, foi maravilhosa as explicações e experiências.” (Depoimento sobre a sessão 3)

    – Helena Cristina da Silva Santiago

    “Excelente discussão. Parabéns aos organizadores, palestrantes e participantes!!! Belo grupo de trabalho.” (Depoimento sobre a sessão 3).

     Danielle Costa Capistrano Chaves, sócia ProEpi

    “Parabéns, todos fossem assim, todos ganhavam….principalmente a população, mas infelizmente nem todos valorizam esses( nós) agente de endemias. Obrigado ProEpi pela discusão pertinente.”  (Depoimento sobre a sessão 3)

    Eloisa Avelino de Sousa França Pinon

    “Excelente relato e ensino de prática profissional. Parabéns a todos.” (Depoimento sobre a sessão 3).

    – Lucinede Gaia Franco

    “Que incrível seus relatos da sua vivência no campo, Marcela! Obrigado por compartilhar conosco. Parabéns pelo seu trabalho e sua dedicação.” (Depoimento sobre a sessão 3).

    – Renan Novaes Pinto

    “Moro e trabalho em Caruaru-PE. Marcela fala na questão do uso excessivo de Larvicida em vários municípios. Caruaru é a maior cidade do interior do nosso Pernambuco e é a 2a cidade que mais consome larvicida no estado. As práticas ao termo conscientização nas camadas sociais não é bem vista ou não é tão levada em consideração por aqui por parte da população. Manter algo como área na educação em saúde para as comunidades por aqui é uma problemática. Estou amando a palestra de todos vcs. PARABENS A TODOS.” (Depoimento sobre a sessão 3).

    – Cristian Pereira

    “Esses encontros de trocas de experiencias de campo deveriam acontecer mais vezes. Muito bomm.” (Depoimento sobre a sessão 3).

    – Liliane Herber Zanon

    Fique por dentro das novidades da proepi!