SOBRE

Conheça o Project HOPE

O Project HOPE é uma organização global de saúde e ajuda humanitária fundada em 1958 que busca capacitar os profissionais de saúde que enfrentam as maiores crises de saúde do mundo para construir comunidades resilientes e um mundo mais saudável e equitativo.

Por mais de 60 anos, o Projeto HOPE transformou a saúde e o bem-estar de pessoas e comunidades em todo o mundo. Os trabalhos são feitos na linha de frente dos desafios mundiais de saúde, em parceria com comunidades, profissionais de saúde e sistemas de saúde pública para garantir mudanças sustentáveis. 

Realiza-se capacitações de profissionais de saúde que enfrentam as maiores crises de saúde do mundo para construir comunidades resilientes e um mundo mais saudável e igualitário.

O Projeto HOPE coloca o poder nas mãos dos profissionais de saúde locais para salvar vidas em todo o mundo. Seja treinando parteiras em Serra Leoa, equipando hospitais na Indonésia ou reabastecendo clínicas devastadas pelos desastres, estamos comprometidos em capacitar profissionais de saúde com o apoio de que precisam para curar as pessoas que mais precisam.

Também acreditam em soluções de longo prazo que transformam vidas e comunidades. Acabar com as mortes evitáveis ​​de mães e recém-nascidos. Acabando com a AIDS e a Tuberculose. Fortalecimento dos sistemas de saúde para resistir a desastres. Promoção de políticas de saúde que podem mudar vidas.

Quando a parceria começou?

Pensando em fortalecer as ações do Project HOPE, a ProEpi, que também busca objetivos similares, iniciou em 2020 uma parceria entre o Project HOPE, a ProEpi e a Sala de Situação em Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília, no intuito de promover o desenvolvimento de capacidades de profissionais de saúde voltadas ao enfrentamento da pandemia de Covid-19 e também com o foco na vacinação. 

E em 2021, a ProEpi e o Project HOPE continuaram o trabalho conjunto para lidar com o impacto da Covid-19 na saúde mental dos profissionais de saúde da linha de frente no Brasil. Essa parceria ocorreu por intermédio do escritório do Project HOPE localizado em Washington, DC, e buscou trabalhar  para construir um mundo onde todos tenham acesso a cuidados de qualidade – e isso inclui cuidados de saúde para profissionais de saúde. E no Brasil, no estado de Sergipe, a coordenadora de projetos do Project HOPE, Liudmila Miyar, ofereceu suporte durante essa parceria, trabalhando em conjunto com vários profissionais de saúde brasileiros que deram apoio nas capacitações de saúde mental alcançando profissionais de vários estados do país e também  da América Latina e da África.

No ano de 2021

Conheça mais sobre o projeto HOPE – Covid-19

A preparação e resposta ao covid-19” é um treinamento de trabalhadores da saúde mundial do Project HOPE e a Universidade Brown e o Centro de Direitos Humanos e Estudos Humanitários (CHR&HS) do Instituto Watson da Universidade Brown que uniram-se para fazer um programa de treinamento em COVID-19 para o pessoal de saúde, respondendo à crescente pandemia e sendo disseminado no Brasil pela ProEpi e outros parceiros nacionais. Em apoio ao Ministério de Saúde local e outros parceiros importantes, este treinamento forneceu as habilidades e os conhecimentos críticos necessários para uma resposta rápida e eficiente à doença por coronavírus, covid-19, em seus locais de trabalho e comunidades, protegendo sua própria saúde ao mesmo tempo. O treinamento incluiu 8 módulos:

  1. Histórico
  2. Prevenção e controle de infecções
  3. Vigilância
  4. Rastreamento e triagem
  5. Diagnóstico e tratamento
  6. Estabilização e reanimação
  7. Operacionalização e desenvolvimento da capacidade de reação frente ao surto
  8. Comunicação de risco e desenvolvimento de mensagens

O que alcançamos?

Foram 2 ciclos de formação realizados no período entre 09/09/2021 a 27/11/2021
CICLO I : Ocorreu no período entre 16/09/2021 a 18/09/2021, com o número de 150 participantes

CICLO II: Ocorreu no período entre 25/10/2021 a 26/10/2021, com o número 26 participantes.

Tivemos um alcance de 455 inscritos nos ciclos, 176 participantes ativos online nas plataformas de transmissão, destes, 57 se habilitando como replicadores. 

Este treinamento foi de grande relevância,visto que ainda vivíamos um cenário de incertezas em relação a pandemia que se alastrava. Grande parte do público atingindo com os ciclos de formação foram de instituições públicas, secretarias de saúde e prefeituras, bem como acadêmicos vinculados a universidades.

Esse modelo de treinamento online possibilitou um maior alcance e foi transmitido em nosso canal no youtube estando disponível para interessados na temática.

No ano de 2021

Conheça mais sobre o projeto HOPE – Vacinação

O ciclo HOPE Vacina é um programa virtual interativo para a capacitação de profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à covid-19, com base em evidências científicas, que tem por objetivo promover uma cultura de melhores práticas relacionadas à vacinação para o cuidado em saúde em tempos de covid-19. É um treinamento oferecido pelo Project HOPE e no Brasil, a ProEpi ofereceu apoio na disseminação dessa formação para todos os profissionais de saúde e pessoas interessadas. Os trabalhos são feitos na linha de frente dos desafios mundiais de saúde, em parceria com comunidades, profissionais de saúde e sistemas de saúde pública para garantir mudanças sustentáveis. O treinamento incluiu 3 módulos: 

  1.  Vacina contra a covid-19
  2. Comunicação sobre a Vacina contra a covid-19 e Hesitação Vacinal
  3. Acesso & priorização da vacina covid-19

O que alcançamos?

Foram realizados 3 ciclos de treinamento no período de 09/09/2021 a 27/11/2021.
CICLO I : Ocorreu no período entre 09/09/2021 a 11/09/2021, com o número de 70 participantes

CICLO II: Ocorreu no período entre 09/10/2021 a 16/10/2021, com o número 84 participantes
CICLO III: Ocorreu no período entre 20/11/2021 a 27/11/2021, com o número 27 participantes.

Tivemos um alcance de 395 inscritos nos ciclos, 181 participantes ativos online nas plataformas de transmissão, destes, 35 se habilitando como replicadores. 

Houve uma maioria de profissionais da área da enfermagem, algo importante a ser pontuado já que foram os maiores atores no processo de imunização. Porém valorizamos a participação de todos os profissionais interessados na proposta do treinamento e maior entendimento da temática já que direta ou indiretamente, em suas atuações iriam ter contato com pessoas que foram imunizadas e entenderiam melhor o impacto e importância dessa medida, no monitoramento, efetividade e impacto da imunização, ainda mais com uma vacina nova e implementada em um momento sensível.

Durante os anos de 2021 e 2022

Conheça mais sobre o projeto de Saúde Mental

Para lidar com o impacto do COVID-19 na saúde mental, o Projeto HOPE e a ProEpi implementaram no Brasil treinamentos de saúde mental e resiliência para profissionais  de saúde da linha de frente. Essa formação buscou treinar profissionais de saúde para compartilharem o conhecimento que aprenderam com outros profissionais de saúde em suas comunidades e ambientes de trabalho. 

Originalmente testado na República Dominicana e na Indonésia com apoio do Abbott Fund, o treinamento se expandiu em cinco continentes e alcançando alguns dos países e comunidades mais vulneráveis ​​do mundo, graças ao generoso apoio do  Center for Disaster Philanthropy e da Medtronic Foundation.

Os módulos de treinamento foram traduzidos e adaptados aos contextos locais e baseados no programa Healing, Education, Resilience & Opportunity for New York’s Frontline Workers (HERO-NY), uma série de treinamento de instrutores desenvolvida pela New York City Health + Hospitals em parceria com o Departamento de Defesa dos EUA. O treinamento incluiu cinco sessões:

  1. Estresse, Trauma e Resiliência
  2. Bem-estar pessoal e profissional
  3. Impacto, Efeito e Resultado nos Trabalhadores da Linha de Frente
  4. Buscando ajuda para nós mesmos e para os outros
  5. Desenvolvimento de programas de resiliência e bem-estar

Realizados tanto pessoalmente quanto online, os treinamentos oferecem aos profissionais de saúde ferramentas de gerenciamento de estresse e enfrentamento para o autocuidado. Juntos, os participantes falam abertamente sobre esgotamento, exaustão e fadiga por compaixão – um passo importante para reduzir o estigma e normalizar um sistema de apoio que muitas vezes é negligenciado em ambientes clínicos.

O que alcançamos?

Em 2021 e 2022 alcançamos mais de 1.005 profissionais treinados durante os meses de agosto de 2021 a fevereiro de 2022, foram realizados 12 ciclos para treinar profissionais para serem multiplicadores com foco no conteúdo sobre saúde mental, que resultaram em mais de 2.000 inscritos. Os profissionais que se tornaram multiplicadores, conseguiram realizar mais de 10 ciclos independentemente e autônomos, com o alcance de mais de 380 profissionais de saúde na sua comunidade ou ambiente de trabalho. 

Em dezembro de 2021, a ProEpi recebeu no nosso escritório em Brasília, 3 visitantes do Project HOPE, a Diretora Regional América do Norte e do Sul e no Caribe, Andrea Dunne-Sosa, a Diretora Nacional da República Dominicana Teresa Narváez, e a coordenadora de projeto de Project HOPE, Liudmila Miyar. 

Durante a visita, a ProEpi realizou um ciclo presencial de Saúde Mental na Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília mobilizando alunos, docentes e servidores sobre o tema. Também ocorreu uma visita ao Ministério da Saúde, na Coordenação Geral de Emergências em Saúde Pública (CGEMSP), no intuito de compartilhar nossas ações e parcerias com o Ministério e o Project HOPE. A visita foi acompanhada pela Coordenadora de Projetos da ProEpi, Patrícia Paiva, a Coordenadora de Comunicação da ProEpi, Mariana Lopes, e a Consultora Técnica da CGEMSP, Taynná Vernalha e as representes do Project HOPE, Andrea Dunne-Sosa, Teresa Narváez e a Liudmila Miyar.

Estratégias de sustentabilidade

A ProEpi recentemente lançou um curso de ensino à distância inspirado nos módulos do treinamento distribuídos em 4 vídeo aulas com questionários após cada módulo. O curso tem carga horária total de 8 horas e permite que o aluno tenha acesso ao material sempre que necessário, bem como a facilidade de realizá-lo no tempo disponível pelo profissional.

Clique aqui para ter acesso

Equipe envolvida

Coordenação do projeto 

Patrícia Paiva – Diretora Executiva da ProEpi e coordenadora do projeto 

Sarah Mendes – Coordenadora do projeto na ProEpi

Andrea Dunne-Sosa – Diretora Regional América do Norte e do Sul e no Caribe

Teresa Narváez – Diretora Nacional da República Dominicana

Liudmila Miyar – Coordenadora de projeto de Project HOPE

Rawan H.Hamadeh – Coordenadora do projeto de Saúde Mental

Apoio administrativo pedagógico da ProEpi

Mirella Jacinto 

Bruna Magda

Isla Novaes

Treinadores da ProEpi – COVID-19 

Sarah Mendes

Ana Rita Cardoso

Mirella Santos 

Mariana Lopes

Treinadores da ProEpi – Vacinação 

Sarah Mendes

Marcela Santos

Mariana Lopes

Treinadores da ProEpi Saúde Mental

Katia Fonseca

Caio Capela

Apoio TI da ProEpi

Guilherme Duarte

COORDENADO POR