Evento promove o lançamento de estratégia de vigilância baseada em eventos de base comunitária no Brasil e em Cabo Verde.

No dia 16 de abril de 2024, terça-feira, a partir das 8h30 será realizado o lançamento do projeto Guardiões da Saúde – Líderes  Comunitários! O evento contará com a participação dos parceiros que contribuem no desenvolvimento das atividades e dos realizadores: ProEpi, SdS – UnB, LSTHM, INSP.

O Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários é um piloto realizado no Brasil e em Cabo Verde para desenvolver um sistema de alerta precoce de eventos relacionados à saúde e indicativos de surtos com contribuição de lideranças comunitárias. Frente ao desafio da sustentabilidade na implementação da VBE de base comunitária a longo prazo, a proposta dessa pesquisa é investigar a viabilidade desse método de vigilância e se o envolvimento dos líderes comunitários na concepção do sistema de reporte de dados,  desde o início, pode ajudar a incorporá-lo na vigilância em saúde local.

Além disso, busca-se identificar se um sistema VBE de base comunitária que funcione bem é mais eficaz na detecção de surtos de doenças infecciosas do que sistemas convencionais de vigilância sem participação direta da comunidade. 

No Brasil, o projeto está sendo desenvolvido na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), especificamente na Região Leste de saúde do Distrito Federal e em nos municípios do estado de Goiás que compõem a RIDE-DF, sendo eles Pirenópolis, Cavalcante e Niquelândia. Já em Cabo Verde será realizado nos 9 conselhos da ilha de Santiago, nomeadamente Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, Santa Cruz, Calheta São Miguel, e Tarrafal.

O evento de lançamento será realizado de forma remota, via Zoom, e de forma presencial em Brasília. Para participar é necessário fazer a inscrição no link: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZUodu2trzIjGt31185C3epmfkAXesoImLqk#/registration e indicar a modalidade de participação.

O Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários é coordenado pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS UnB), o Instituto Nacional de Saúde Pública de  Cabo Verde e a UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). O UK-PHRST é uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, financiada com ajuda do Reino Unido pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.

Contamos com sua presença!

Para saber mais, confira a página do projeto, acesse: https://proepi.org.br/guardioes-lideres/

Texto por Mariana Ferreira Lopes e Luiggi Fontenele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.