Evento promove o lançamento de estratégia de vigilância baseada em eventos de base comunitária no Brasil e em Cabo Verde.

No dia 16 de abril de 2024, terça-feira, a partir das 8h30 será realizado o lançamento do projeto Guardiões da Saúde – Líderes  Comunitários! O evento contará com a participação dos parceiros que contribuem no desenvolvimento das atividades e dos realizadores: ProEpi, SdS – UnB, LSTHM, INSP.

O Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários é um piloto realizado no Brasil e em Cabo Verde para desenvolver um sistema de alerta precoce de eventos relacionados à saúde e indicativos de surtos com contribuição de lideranças comunitárias. Frente ao desafio da sustentabilidade na implementação da VBE de base comunitária a longo prazo, a proposta dessa pesquisa é investigar a viabilidade desse método de vigilância e se o envolvimento dos líderes comunitários na concepção do sistema de reporte de dados,  desde o início, pode ajudar a incorporá-lo na vigilância em saúde local.

Além disso, busca-se identificar se um sistema VBE de base comunitária que funcione bem é mais eficaz na detecção de surtos de doenças infecciosas do que sistemas convencionais de vigilância sem participação direta da comunidade. 

No Brasil, o projeto está sendo desenvolvido na Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE-DF), especificamente na Região Leste de saúde do Distrito Federal e em nos municípios do estado de Goiás que compõem a RIDE-DF, sendo eles Pirenópolis, Cavalcante e Niquelândia. Já em Cabo Verde será realizado nos 9 conselhos da ilha de Santiago, nomeadamente Praia, Ribeira Grande de Santiago, São Domingos, São Lourenço dos Órgãos, São Salvador do Mundo, Santa Catarina, Santa Cruz, Calheta São Miguel, e Tarrafal.

O evento de lançamento será realizado de forma remota, via Zoom, e de forma presencial em Brasília. Para participar é necessário fazer a inscrição no link: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZUodu2trzIjGt31185C3epmfkAXesoImLqk#/registration e indicar a modalidade de participação.

O Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários é coordenado pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS UnB), o Instituto Nacional de Saúde Pública de  Cabo Verde e a UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). O UK-PHRST é uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, financiada com ajuda do Reino Unido pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.

Contamos com sua presença!

Confira a programação completa

Agenda preliminar (PORTUGUÊS) – horário de Brasília

InícioFimTemaConvidadoModerador
08:3009:15CERIMÔNIA DE ABERTURA
08h30  08:35Organização da mesa de abertura – Ministério da Saúde do Brasil; Instituto Nacional de Saúde Pública de CV,  ProEpi, SDS, UK-PHRST, Embaixada Britânica  Cerimonialista
08:3508:40Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de CampoSarah Mendes
08:4008:45Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília Jonas Brant
08:4508:55Instituto Nacional de Saúde de Cabo Verde (INSP)Maria da Luz Lima 
08:5509:00Embaixador de Cabo Verde no Brasil José Pedro Chantre D’Oliveira
09:0009:05Vice-Chefe de Missão – Embaixada BritânicaMelanie Hopkins
09:0509:10Ministério da Saúde do Brasil/Departamento de Emergências em Saúde Pública Márcio Garcia
09:1009:15UK-PHRSTGwenda Hughes
09:1509:15ENCERRAMENTO DA CERIMÔNIA DE ABERTURA E PREPARAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO SEGUINTECerimonialista
InícioFimTemaConvidadoModerador
09:1510:35MESA 1 – Caminhos da VBE: perspectivas e desafios na execução 
09:1509:35Apresentação do projeto Guardiões da Saúde – Líderes ComunitáriosSarah MendesGwenda Hughes
09:3509:55Como a VBE está sendo trabalhada em Cabo Verde? Dra Maria da LuzGwenda Hughes
09:5510:15Como a VBE está sendo trabalhada no Brasil?Márcio GarciaGwenda Hughes
10:1510:35Debate da mesa: Desafio da VBE de base comunitária TodosGwenda Hughes
10:3510:37ENCERRAMENTO DA MESA E ANÚNCIO DO INTERVALO Cerimonialista 
10:3711hCOFFEE BREAK
11h11:05ORGANIZAÇÃO DA MESA 2
InícioFimTemaConvidadoModeradores
11:0513hMESA 2 – Metodologias e ferramentas para operacionalização da VBE
Alexander Rosewell (OPAS) e
Jonas Brant (UnB)   



Alexander Rosewell (OPAS) e
Jonas Brant (UnB)
11:0511:25Ferramentas e modelos usados no Distrito Federal Priscilleyne Reis (CIEVS)
11h2511:45Framework de Vigilância Baseada em Eventos do CDC África Mercy Tetuh (CDC África)
11:4512h05Ferramentas VBE (EPHEM)Ali Abdulla (WHO)
12:0512h25Aplicativo Guardiões integrado ao ePHEMRelatos de experiências de lideranças no Brasil e Cabo VerdeRogério Carminé e Líderes comunitários
12h2512:45Debate da mesa 2
13hENCERRAMENTOCerimonialista 


Para saber mais, confira a página do projeto, acesse: https://proepi.org.br/guardioes-lideres/

Texto por Mariana Ferreira Lopes e Luiggi Fontenele

One thought on “Evento promove o lançamento de estratégia de vigilância baseada em eventos de base comunitária no Brasil e em Cabo Verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.