5 princípios do One Health: por que devemos cada vez mais adotar esta abordagem?

Conforme a população da Terra cresce, nossa conexão e interação com animais e com o meio ambiente se transforma. Os recentes eventos climáticos e a recorrência de emergências em saúde têm nos mostrado que nossa relação com a fauna e a flora precisa ser urgentemente mudada, em prol de uma relação mais saudável para todos os âmbitos. A mudança de paradigma na saúde, ao levarmos em conta a abordagem One Health possibilita uma análise holística, levando em conta os fatores alheios à pessoa, como o ambiente em que ela está inserida e fatores zoonóticos.

A abordagem One Health é integrada e unificada, que visa, de modo sustentável, equilibrar e otimizar a saúde das pessoas, animais e ecossistemas. Ela reconhece que a saúde dos humanos, animais domésticos e selvagens, plantas e ambiente em geral (incluindo os ecossistemas estão intimamente ligados e são interdependentes. A abordagem mobiliza vários setores, disciplinas e comunidades a vários níveis da sociedade, para trabalharem juntos no sentido de promover o bem-estar e combater as ameaças à saúde e aos ecossistemas, abordando, ao mesmo tempo, a necessidade coletiva de água, energia, e ar limpos, alimentos seguros e nutritivos, empreendendo ações sobre as alterações climáticas e contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

A saúde humana está estritamente relacionada à saúde dos animais e dos ecossistemas que nos cerca. Mas na prática, como o One Health se aplica? Confira os 5 princípios do One Health.

  1. Equidade entre os setores e disciplinas: ao se pensar em saúde, não deve-se pensar de forma isolada, a saúde é impactada pelas áreas de saúde animal e saúde ambiental. Dar igual importância para estas disciplinas é fundamental na solução das problemáticas de saúde nas comunidades;
  2. Paridade sociopolítica e multicultural: a abordagem One Health leva em consideração os contextos das comunidades para uma solução mais efetiva. Neste princípio, a doutrina de que todas as pessoas são iguais e merecem direitos e oportunidades iguais é fundamental. A saúde deve incluir e envolver as comunidades e vozes marginalizadas.
  3. Balanço harmonioso na interação humana: equilíbrio sociológico que procura um balanço harmonioso na interação humano- animal- ambiente, reconhecendo a importância da biodiversidade e do acesso a suficiente espaço e recursos naturais, bem como o valor intrínseco de todos os seres vivos no seio do ecossistema;
  4. Consciência do impacto humano: administração e responsabilidade dos humanos na mudança de comportamentos e na adoção de soluções sustentáveis que reconheçam a importância do bem-estar animal e a integridade de todo o ecossistema, assegurando assim o bem-estar das gerações atuais e futuras;
  5. Colaboração transdisciplinar: é fundamental a colaboração entre setores (colaboração multissetorial), que inclui todas as disciplinas relevantes, as formas modernas e tradicionais de conhecimento e uma variedade representativa de perspectivas e contextos.

O futuro da humanidade passa pela transformação de hábitos, levando em conta o ambiente que nos cerca. Essa mudança de paradigma também deve ser adotada na saúde pública! A abordagem One Health promove a conscientização para este tema, a saúde humana está estritamente interligada com a saúde ambiental e animal, ter consciência disso possibilita que os profissionais tomem atitudes mais assertivas na promoção da qualidade de vida da população!

Texto por Matheus Ponte

Referência

World Health Organization. The One Health Definitionand Principles Developedby OHHLEP. Acesse em: https://cdn.who.int/media/docs/default-source/one-health/ohhlep/one-health-definition-and-principles-translations.pdf?sfvrsn=d85839dd_5&download=true

2 thoughts on “5 princípios do One Health: por que devemos cada vez mais adotar esta abordagem?

    • Matheus Ponte says:

      Olá, Joana! Agradecemos sua audiência. Continue nos acompanhando para cada vez mais possamos fortalecer a saúde pública em prol de um futuro sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.