Você sabe o que é o Vigilância baseada em eventos (VBE) de base comunitária?

Vigilância em saúde e seus componentes

As ações de vigilância em saúde são consideradas essenciais para a saúde pública. Nos registros das grandes epidemias da história, desde as primeiras civilizações, são observadas informações sobre as exposições e desfechos, fatores de risco associados e intervenções realizadas no sentido de reduzir a disseminação de doenças e prevenir novos casos e óbitos

A vigilância em saúde é definida como o processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de informações sobre eventos relacionados à saúde, visando o planejamento e a implementação de medidas de saúde pública, incluindo a regulação, intervenção e atuação sobre os condicionantes e determinantes da saúde, para a proteção e promoção da saúde da população, prevenção e controle de riscos, agravos e doenças. 

A vigilância é uma das atividades mais antigas da Saúde Pública e alcança todos os níveis da atenção à saúde, abrangendo serviços públicos e privados. Está relacionada às práticas de atenção e promoção da saúde dos cidadãos e aos mecanismos adotados para prevenção de doenças. 

Além disso, integra diversas áreas do conhecimento e aborda diferentes temas tais como política e planejamento, territorialização, epidemiologia,  processo saúde-doença, condições de vida e situação de saúde das populações, ambiente e saúde e processo de trabalho. 

Todos esses temas são pautados na integralidade da atenção à saúde, o que pressupõe a inserção de ações de vigilância em todas as instâncias e pontos da Rede de Atenção à Saúde do SUS, mediante articulação e construção conjunta. Devido a essa complexidade, a vigilância se distribui entre: epidemiológica, sanitária, ambiental, imunizações, controle de vetores, e saúde do trabalhador.

A vigilância baseada em eventos

A vigilância baseada em eventos (VBE) segue a mesma lógica da vigilância em saúde que foi apresentada acima que é coleta, monitoramento, avaliação e interpretação de dados, no entanto são dados não estruturados sobre eventos ou riscos de saúde, que podem representar uma ameaça aguda à uma população. Tais informações podem ser relatadas por várias fontes que podem ser formais ou informais. Esse processo também pode envolver partes interessadas de vários setores, incluindo humano, animal, meio ambiente, bem como outros setores relevantes para a saúde pública. 

Esse tipo de vigilância é dividida em cinco etapas principais: detecção, triagem, verificação, avaliação de risco e alerta para ação e resposta.

A vigilância baseada em eventos de base comunitária

Para fixar:

Baseada em eventos: relaciona-se a eventos de saúde incomuns e/ ou que podem trazer risco.

De base comunitária: este evento em saúde ocorre dentro de uma comunidade e é detectado e reportado por membros da comunidade como voluntários, profissionais de saúde comunitária, de saúde animal, público, líderes religiosos, membros da sociedade civil, professores e outros grupos similares.

Como a vigilância baseada em eventos de base comunitária pode ajudar a manter o território saudável?

Você já deve ter se deparado com situações onde muitas pessoas estão doentes com os mesmos sintomas, ou animais que morrem inexplicadamente e até algum problema ambiental que pode colocar em risco a comunidade.

O que fazer? O que precisa ser feito? O líder comunitário estará diretamente envolvido em duas etapas principais.

A primeira etapa é detectar ou identificar esses “sinais” como se fosse uma antena parabólica recebendo essas informações dos membros da sua comunidade. 

A segunda etapa é triagem ou verificar se é verdade.

E se for verdade, o líder comunitário irá utilizar algum método, para reportar o que está acontecendo e fazer com que essa informação chegue às autoridades de saúde que vão tomar as ações para proteger sua comunidade. 

Mas o que é um líder comunitário?

É aquela pessoa que exerce uma tarefa de liderança. São eles que ajudam a ampliar a voz na sua comunidade. Inclusive, inúmeras vezes, eles dão voz a quem não tem voz.

A liderança comunitária é a forma que o representante da comunidade, o líder, usa para saber lidar com as pessoas e com momentos difíceis.  É a capacidade de se preocupar com pessoas que não fazem parte da sua família.

Entre suas atividades estão:

  • Promover o empoderamento social, a liberdade e o bem estar coletivo; 
  • Mobilizar, articular e representar os interesses coletivos; 
  • Contribuir com o fortalecimento do controle social e da defesa dos direitos da comunidade; 
  • Entre outras atividades.

No projeto Guardiões da Saúde – Líderes comunitários, o aplicativo Guardiões da Saúde será usado como ferramenta para a comunicação deste sinal identificado e validado como verdadeiro.

Os principais objetivos do projeto são:

1. Trabalhar com líderes comunitários para desenvolver a metodologia para um sistema VBE (vigilância baseada em eventos) focado nessas lideranças para detectar surtos e outros riscos para a saúde

2. Utilizar um sistema desenvolvido com o apoio de Líderes Comunitários para a VBE;

3. Avaliar a aceitabilidade, viabilidade e sustentabilidade da VBE 

Pronto, agora você sabe o que é a vigilância baseada em eventos de base comunitária, e como esse tipo de metodologia pode contribuir para uma melhor tomada de decisão em saúde a partir de uma vigilância em saúde focada nas comunidades e seus líderes.

Gostou do assunto? Participe do evento de lançamento do projeto!

É no dia 16 de abril de 2024, terça-feira, a partir das 8h30! O evento contará com a participação dos parceiros que contribuem no desenvolvimento das atividades e dos realizadores: ProEpi, SdS – UnB, LSTHM, INSP.

O evento será realizado de forma remota, via Zoom, e de forma presencial em Brasília. Para participar é necessário fazer a inscrição no link disponibilizado na bio e indicar a modalidade de participação.

Inscreva-se através do link: https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZUodu2trzIjGt31185C3epmfkAXesoImLqk#/registration

Visite a página do projeto e confira mais informações, acesse: https://proepi.org.br/guardioes-lideres/

Referências 

BRASIL, MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE, DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA. Guia de Vigilância Epidemiológica. 7. ed. Brasília, 816 p. (2009).

CDC Africa. Africa CDC Event-Based Surveillance Framework – Portuguese. Acesse em: https://africacdc.org/download/africa-cdc-event-based-surveillance-framework-2/

CDC Africa. Africa CDC Event-Based Surveillance Training Manual – Portuguese. Acesse em: https://africacdc.org/download/africa-cdc-event-based-surveillance-framework-2/

Maria,N.;Pinto,D.A. Liderança Comunitária – Trabalho e Empoderamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.