Sobre
Conheça a Força-tarefa TiLS Covid-19
Com a Força-tarefa Tecnologia e Inteligência Local em Saúde, a TiLS Covid-19, nosso objetivo é fornecer apoio técnico para o fortalecimento da capacidade de resposta à emergência de saúde pública causada pela Covid-19 em municípios brasileiros e da América Latina. Queremos, com isso, reforçar o conceito de inteligência epidemiológica local por meio da preparação dos profissionais da linha de frente, com foco na vigilância em saúde.
O uso de tecnologias sustentáveis também faz parte dessa iniciativa, na busca por apoiar o desenvolvimento de painéis visuais e outras ferramentas a serem utilizadas pelas equipes de saúde pública de municípios do Brasil e da América Latina, tanto na resposta à pandemia quanto no monitoramento da rotina. Clique aqui e conheça o portfólio da TiLS.
Contamos com apoio da Skoll Foundation, uma organização fundada nos Estados Unidos em 1999 que apoia, entre outras áreas, o enfrentamento de pandemias, e com a parceria da Sala de Situação da Universidade de Brasília.
A rede TiLS Covid-19 mobiliza outras instituições parceiras, além de membros da ProEpi, especialistas e voluntários na construção de uma grande força-tarefa para o desenho de estratégias de preparação e resposta coordenada à Covid-19.
+15
Países
+851
Municípios brasileiros alcançados
+9
Estratégias de apoio
+12
Cursos
+9000
profissionais inscritos nos cursos online
+274
sessões de mentoria direta
+94
sessões de mentoria coletiva
+3653
INSCRITOS nas formações coletivas
+57
profissionais de saúde formados para responder a emergências de saúde pública na África
Conheça nossa missãoMais Vídeos
CONHEÇA NOSSAS AÇÕES
Saiba mais sobre as estratégias e atividades desenvolvidas pela Força-tarefa TiLS Covid-19 para apoiar equipes locais de saúde e demais interessados na vigilância epidemiológica com foco no enfrentamento à pandemia.
Trata-se de um fórum on-line que debate um tema bem delimitado sobre a Covid-19 e incentiva a interação com o público. As sessões estão disponíveis em nosso canal no YouTube.
ASSISTASua proposta se aproxima a uma aula voltada para o público interessado em temas atuais da epidemiologia em serviço. O conteúdo é mais aprofundado para que os participantes mergulhem em um tema específico. As edições podem ser conferidas em nosso canal no YouTube.
ASSISTAConteúdo epidemiológico aprofundado e disponibilizado de forma acessível e em áudio, assim é o ProEpi Cast! Um podcast da ProEpi que busca aprofundar temas específicos ligados à epidemiologia em serviço. Os episódios são publicados em diversas plataformas de áudio.
OUÇAAtividade interativa e síncrona. A Sessão Echo é realizada em parceria com o Instituto Echo, via projeto “Um olhar para a saúde pública”. São atividades focadas na problematização e em estudos de casos, que trazem situações enfrentadas pelos profissionais de saúde da linha de frente.
ASSISTAA Central de Recursos organizada pela ProEpi agrega uma série de documentos, em português e em espanhol, orientadores para profissionais de saúde e população sobre a Covid-19, como guias, cartilhas, referências, materiais sobre comunicação de risco, tanto produzidos pela nossa força-tarefa, como por outras organizações.
Você pode conferir, baixar, utilizar e compartilhar todos os documentos da Central de Recursos.
ACESSEUma ferramenta gratuita com dados confiáveis e informações diversas de seu município sobre a situação e a evolução da Covid-19. Essa é a proposta do painel de monitoramento da Covid-19 desenvolvido pela Força-tarefa TiLS. Por meio dele, é possível visualizar os dados capazes de subsidiar e orientar os municípios na resposta coordenada à pandemia.
ACESSEConsultoria feita por uma equipe especializada da força-tarefa para auxiliar gestores e profissionais de saúde a traçar as melhores e mais eficientes medidas e ações a serem tomadas no enfrentamento à pandemia conforme as particularidades de cada local. Temas importantes para o enfrentamento à pandemia e relacionados ao planejamento e à resposta, à vigilância em saúde, ao geoprocessamento, à organização dos serviços de saúde e à biossegurança foram abordados nas sessões de mentoria direta, que foram feitas para os municípios com a parceria formalizada com a iniciativa.
O objetivo dessa iniciativa é possibilitar aos municípios traçarem as melhores e mais eficientes medidas e ações a serem tomadas no enfrentamento à pandemia conforme as particularidades de cada local. Ministradas por tutores e responsáveis técnicos da Força-tarefa TiLS, especialmente organizadas para os profissionais de saúde dos municípios, com desdobramento de tópicos de três temas centrais: painel de monitoramento, análises espaciais e organização, análise e apresentação de dados.
Em uma parceria com o Projeto Hope, essa é uma capacitação especial com aulas ao vivo, gratuitas, totalmente on-line e com certificado de participação. São trabalhados três temas centrais nos Ciclos Hope: Saúde Mental; Vacinação contra Covid-19; e Preparação e Resposta à Covid-19. Essa é uma modalidade de formação que também chamamos de “treinar treinadores”, ou seja, busca formar profissionais de saúde para compartilharem o conhecimento que aprenderam com outros profissionais em suas comunidades e ambientes de trabalho que atuam no contexto da pandemia.
Fruto de um antigo sonho dos profissionais de saúde e gestores do arquipélago de Cabo Verde, o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo do país teve início oficial em junho de 2021 graças à mobilização da ProEpi e da rede de parceiros composta pelo Instituto Nacional de Saúde Pública e o Ministério da Saúde de Cabo Verde, o Escritório Regional da OMS no país, a Organização Oeste Africana de Saúde (OOAS), o Centro de Prevenção e o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC Atlanta). A iniciativa visa a aprimorar o desenvolvimento de capacidades locais para o enfrentamento e a resposta a emergências de saúde pública.
O Programa de Treinamento em Epidemiologia de Terreno de São Tomé e Príncipe (EpiSTP) teve início no dia 25 de outubro, com o lançamento da primeira turma da capacitação no Distrito de Cantagalo, em São Tomé e Príncipe.
O programa em São Tomé e Príncipe é fruto da construção conjunta do Ministério da Saúde, por meio da Direção de Cuidados de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, do Banco Mundial, por meio da Agência Fiduciária de Administração de Projectos (Afap), da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) com apoio da Skoll Foundation, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e do Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC Atlanta) e do Escritório Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) em São Tomé e Príncipe.
NOTÍCIA
A Força-tarefa TiLS Covid-19 conta com cursos gratuitos e on-line com o objetivo de reforçar a inteligência epidemiológica no combate à pandemia. São diversas opções que visam ao desenvolvimento de capacidades para profissionais de saúde da linha de frente.
Plano de Contingência
O material é voltado para que os profissionais locais de saúde e gestores possam planejar e elaborar um plano de contingência em 10 passos. Para a Força-tarefa TiLS Covid-19, esse é um recurso essencial para a preparação e resposta coordenada à pandemia da Covid-19 e a outras possíveis emergências em saúde pública.
Rastreamento de Contatos
O material foi elaborado para os profissionais locais de saúde que vêm atuando no enfrentamento da Covid-19 e todos aqueles que desejam conhecer mais as ferramentas de rastreamento de contato frente a outras possíveis emergências de saúde pública.
Disponível em português e espanhol.
Planejamento de Campanha Vacinal
O curso de Planejamento de Campanha de Vacinação foi desenhado para atender às demandas das equipes de saúde no atual cenário de imunização contra a Covid-19. Lançado em português e em espanhol, o curso explica os 10 passos para o micro planejamento de campanhas de vacinação de alta performance.
Sala de Situação de Saúde
Curso desenvolvido em parceria com a Brazil Foundation para capacitar equipes de saúde na implementação e no gerenciamento de salas de situação em seus municípios. Todo o conteúdo foi elaborado pensando na importância do acesso e tratamento de informações de qualidade para a tomada estratégica de decisões, desmistificando esses espaços e fortalecendo o uso de tecnologias e ferramentas sustentáveis na resposta às crises sanitárias.
Disponível em português e espanhol.
Testes Diagnósticos
São seis aulas, além de estudo de caso. Na formação, você irá aprender, por exemplo, sobre os tipos de testes disponíveis, suas vantagens, limitações e aplicabilidades; a sensibilidade de um teste e a sua capacidade de detectar o contato prévio com o agente infeccioso; conceitos e aplicabilidades dos testes de biologia molecular e dos testes rápidos.
Painel de Indicadores
Os painéis de indicadores ou dashboards são instrumentos que representam avanços na promoção do conhecimento sobre os serviços de saúde. Voltado para profissionais de saúde e gestores no contexto da pandemia que já realizam análise de dados em aplicativos, como Excel, Google Planilhas e Epi Info, o curso mostra como realizar os passos para operar do dashboard via Power BI.
Biossegurança em Atividades de Campo no Contexto da Covid-19
Esse curso proporcionará aos profissionais que estão na linha de frente de cuidados em saúde da covid-19, nas atividades de campo, ou de vigilância, com acesso às informações para que se reduza os riscos de contaminação e de transmissão da doença no território e em seu ambiente de trabalho.
Power BI do básico ao intermediário
Esse curso proporcionará aos profissionais que estão na linha de frente de cuidados em saúde da covid-19, nas atividades de campo, ou de vigilância, com acesso às informações para que se reduza os riscos de contaminação e de transmissão da doença no território e em seu ambiente de trabalho.
Análise de Indicadores de Saúde
A Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) conceitua os indicadores de saúde como medidas sinalizadoras de informações relevantes sobre determinados atributos e dimensões do estado de saúde individual ou coletiva, bem como do desempenho do sistema de saúde.
O curso permitirá capacitar os profissionais de saúde quanto à elaboração, monitoramento e avaliação dos indicadores de saúde, com ênfase na covid-19.
Construção de Boletim Epidemiológico
Os boletins epidemiológicos são ferramentas úteis e práticas para a disseminação de informações sobre monitoramento de casos, surtos ou epidemias de doenças de importância regional, nacional ou internacional. Também podem ser utilizados para informar sobre outros eventos de interesse em saúde pública, emergência ou reemergência de agentes ou agravos.
Relatos de experiências dos municípios brasileiros que tiveram sessões personalizadas de mentoria:
“As mentorias estão auxiliando bastante nas análises espaciais, principalmente porque os dados não se perdem. O trabalho que estava sendo realizado em 4 anos, avançou mais no período de um mês de mentoria do que em todo o período anterior de trabalho.”
– Elisângela, enfermeira da atenção básica de Santo Antônio do Descoberto – GO
“As sessões de mentoria têm sido fundamentais para melhorar a organização dos dados locais. Para a gente as sessões sobre organização de dados e de geoprocessamento tem auxiliado bastante na melhoria da qualidade das informações apresentadas no município para a gestão.”
– Ariel, técnico da vigilância epidemiológica de Unaí – MG
“As sessões de mentoria tem ajudado em tudo na vigilância. A gente tinha muita dificuldade com análises de dados e agora conseguimos trabalhar melhor as informações e as ferramentas apresentadas tem agilizado muito a obtenção de informações.”
– Michely Lima, técnica da vigilância epidemiológica de Cruzeiro do Sul – AC
“Tem sido muito proveitoso o apoio. Principalmente em relação às análises dos dados, onde conseguimos identificar os problemas das notificações e organizar a melhoria das ações de acordo com dados mais coerentes. Com relação às análises de dados de vacina foi fundamental para auxiliar na identificação dos casos em atraso e poder trabalhar essa busca ativa. A mentoria tem nos ajudado também a ter uma visão mais ampla sobre a vigilância, pois trabalhamos melhor as informações para implementar ações importantes.”
– Altemir, coordenador da vigilância epidemiológica de Igarapé do Meio – MA
“Após as mentorias, com o início da prática, em primeiro momento temos ganho de tempo e agilidade nas ações de vigilância com as implementações realizadas em nossa planilha de Excel. Com o Epi info e o QGIS pretendemos aumentar mais ainda essas ações, em nível de leitura de gráficos e confecção de mapas territoriais, que agilizará a colheita de dados e facilitará o trabalho de ações que envolvem todos os aspectos da vigilância epidemiológica em nosso município.”
– Flávio Brasil, técnico da vigilância epidemiológica de Boa Viagem – CE
“As sessões de mentoria da ProEpi foram muito proveitosas para o município, pois com a ajuda podemos organizar o banco de dados da covid-19, realizar as correções do sistema minimizando as inconsistências tanto dos dados de casos e óbitos quanto das vacinas, podendo assim ter um banco mais fidedigno com a realidade dos dados e facilitando as análises da vigilância epidemiológica.”
– Leidimar, coordenadora da vigilância epidemiológica de Valparaíso de Goiás – GO
A Central de Recursos organizada pela ProEpi agrega uma série de documentos orientadores para profissionais de saúde e população sobre a Covid-19, como guias, cartilhas, referências, materiais sobre comunicação de risco, tanto produzidos pela nossa força-tarefa, como por outras organizações.
entrarUm painel interativo para monitoramento da Covid-19 no Brasil..
entrar