A análise de dados é fundamental para identificação da situação de saúde de um local, e o uso de ferramentas eletrônicas, por meio de planilhas como o software Microsoft Excel®, pode auxiliar gestores e profissionais de saúde nesse processo. Nesta semana, a Força-tarefa TiLS Covid-19 promove dois eventos gratuitos e totalmente on-lines para trabalhar esse tema: ProEpi Live e Noite Epi.
“Cada vez mais, o uso de dados tem sido importante para organização e análise das informações. Saber mexer em softwares que possibilitam fazer a gestão desse material é imprescindível para poder ter uma informação de qualidade ao final. Nesse sentido, é importante que a gente consiga identificar como padronizar e melhor organizar os dados, para que eles possam, de fato, ser transformados em informação e essa informação seja utilizada para ação”,
explica a coordenadora de Ensino da Força-tarefa TiLS Covid-19, Marcela Lopes.
O tema é trabalhado na ProEpi Live desta terça, 22 de junho, às 7 pm (GMT-3). O farmacêutico e epidemiologista de campo Josafá do Nascimento Cavalcante Filho discorre sobre ferramentas de análise de dados para a vigilância: descomplicando o Excel. O formato da ProEpi Live se aproxima de uma aula, com a apresentação inicial do conteúdo e o debate e a troca de experiências entre os participantes. As inscrições podem ser feitas no seguinte link.
Já na quinta, 24 de junho, às 7 pm (horário de Brasília GMT – 3), a Noite Epi traz experiências de uso de planilhas eletrônicas: auxílio na organização e padronização dos dados. A condução da atividade fica por conta da epidemiologista e coordenadora de Ensino da Força-tarefa TiLS Covid-19, Marcela Santos, com relatos de diferentes situações envolvendo a aplicação dessas planilhas na rotina de trabalho da vigilância em saúde. Participe pelo Zoom ou acompanhe pelo nosso canal Youtube.
As iniciativas são executadas pela Força-tarefa TiLS Covid-19, coordenada pela ProEpi, em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília e apoio da Skoll Foundation. Acompanhe também as novidades pelas redes sociais da ProEpi: no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.