É chegada a época da folia, de botar o bloco na rua e festejar! Neste dias, é garantia de uma multidão de pessoas, muita andança (quem nunca ficou procurando o amigo no meio da galera, não é mesmo?) e claro ficamos à mercê de um sol escaldante ou uma chuva torrencial.
Para muitos o carnaval é uma oportunidade de extravasar, de festejar com as pessoas mais queridas, de flertar com aquela pessoa que você nunca teve a oportunidade de mostrar interesse e outras possibilidades que a festa pode proporcionar.
Mas há também aquelas pessoas que aproveitam o feriadão para desacelerar da correria do dia a dia, dormir bastante, atualizar as leituras pendentes, ou mesmo não fazer nada, não é mesmo?
Nosso post de hoje é para você que não vai cair na avenida mas quer aproveitar para descansar o corpo no feriadão para adquirir mais conhecimentos.
- Guia de vigilância em saúde
O Guia de Vigilância em Saúde (GVS), editado pela SVSA/ MS, alinha-se aos novos desafios e estratégias de vigilância, prevenção e controle das doenças e agravos de importância de saúde pública. A publicação do GVS visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, aos prazos, aos intrumentos, às definições de casos suespeitos e confirmados, ao funcionamento dos sistemas de infomação em saúde, às condutas, às medidas de controle e às demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde.
- Noções básicas de epidemiologia clínica
A epidemiologia clínica tem se constituído em um instrumental poderoso na determinação do valor diagnóstico de sinais, sintomas e exames complementares, no conhecimento da história natural das doenças, na determinação do prognóstico de pacientes tratados, na determinação da eficácia dos tratamentos e na prevenção de doenças.




- Vigilância em saúde pública
O manual faz parte de uma coletânea e tem como objetivo servir como ferramenta para a modernização das práticas administrativas e gerenciais do SUS, em especial para municípios. Os materiais foram redigidos por profissionais experientes, e avaliados posteriormente em programas de treinamento oferecidos pela Faculdade de Saúde pública da USP aos participantes das cidades piloto.
- Curso Básico de Vigilância Epidemiológica
O Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE) foi apresentado, em sua primeira versão, no ano de 1983. Considerado o primeiro material didático com a finalidade específica de capacitar os profissionais de saúde que atuavam no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), teve ampla receptividade, foi avaliado e, posteriormente, utilizado em todo território nacional, tendo contribuído para a implantação e implementação do SNVE, instituído em 1975.
O material tem como objetivo capacitar os profissionais universitários que trabalham nas instâncias municipal, estadual e federal sobre os princípios básicos do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), visando à implementação qualitativa da vigilância epidemiológica nos Municípios.
E o mais incrível, os materiais estão com download gratuito! Visite nossa Central de Recursos, lá você encontra guias, aulas, materiais gratuitos e acessíveis para você que vive a saúde pública. Acesse: https://proepi.org.br/central-de-recursos/
Seja curtindo na folia, ou mesmo repondo as energias, nós estamos aqui para manter a saúde pública presente onde quer que você esteja. Aproveite o feriado e saiba mais sobre nós, conheça ProEpi: proepi.org.br/facaparte