Matéria por: Dárcio Vasconcellos, jornalista e líder de comunicação do projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários em Cabo Verde
As visitas das delegações UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST) de Londres e da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) iniciaram-se no passado dia 3 de fevereiro e estenderam-se até o dia 7 de fevereiro de 2025.
De uma forma geral, a agenda da visita permitiu à delegação constatar in loco os trabalhos do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP). Especificamente, a delegação reuniu com as principais entidades parceiras nacionais e potenciais parceiros do projeto para apresentação dos dados preliminares do projeto aos líderes comunitários para vigilância em saúde que envolve concomitantemente os 9 municípios da ilha de Santiago através dos seus respectivos pontos focais do projeto Guardiões da Saúde.
Além disso, as delegações assistiram a uma oficina de treinamento de atualização com engajamento e participação de 45 líderes comunitários da ilha de Santiago. Durante a apresentação dos resultados preliminares do projecto internacional “Guardiões da Saúde” de 2024, a Presidente do INSP, Dra.Maria da Luz Lima explicou que em Cabo Verde existe montado um sistema de vigilância baseada em indicadores e que o projeto Guardiões da Saúde visa testar um sistema de vigilância baseado em eventos de base comunitária.
“Estamos a monitorizar para vermos os resultados e se tivermos bons resultados vamos fazer uma proposta a nível dos serviços centrais do Ministério da Saúde para ver se há possibilidade da implementação desse projecto de vigilância baseada em eventos”, explicou.
Por outro lado, a presidente da Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campos, Dra. Sara Mendes, explicou que depois da identificação das situações de saúde pública nas comunidades, os líderes fazem um alerta ao INSP através do aplicativo que depois será averiguada no terreno a veracidade da situação e depois os passos que deverão ser implementados a nível da saúde pública. Acrescentou que é importante que os líderes identificaram e reportaram para os pontos focais algumas situações nas comunidades que pudessem trazer um risco à saúde pública envolvendo a saúde animal (morte de cães) e a nível ambiental, a epidemia da dengue e a acumulação de água.
Relativamente ao financiador do projecto,Gwenda Hughes durante o seu discurso, destacou o engajamento das associações cabo-verdianas no projecto
“Constatamos que o projecto está a funcionar de forma realmente satisfatória e isso para nós é extremamente gratificante”.
Posteriormente a Delegação reuniu na Região Sanitária Santiago Norte com os pontos focais para partilha de experiências na mobilização e participação das lideranças até o momento. Ademais, os trabalhos permitiram abordar sobre pontos de melhoria, reforço do engajamento dos pontos focais e a definição dos próximos passos, uma vez que o projeto internacional Guardiões da Saúde foi prorrogado até o fim do ano.
Outrossim, no âmbito da visita, a delegação também reuniu e dialogou com os membros do Centro de Investigação “One Health Research Center – Cabo Verde” (NEST-CV), da Universidade de Cabo Verde para apresentação do projeto internacional Guardiões da Saúde.
Brasil | Cabo Verde | Inglaterra |
Jonas Brant; Rogério Carminé; Sarah Mendes | Maria da Luz Lima,; Diogo Dinis Afonso; Ngibo Fernandes; Isaac Rosário; Yamila Carvalho, Dárcio Vasconcelos | Gwenda Hughes; Willam Nicholas |
Repercussão
O projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários também foi destaque na imprensa cabo-verdiana e portuguesa. A iniciativa teve espaço no Jornal da Noite da Radiotelevisão Caboverdiana, onde foram entrevistadas Sarah Mendes, coordenadora do projeto; Maria da Luz Lima, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP) e coordenadora do projeto em Cabo Verde; e Gwenda Hughes, da London School of Hygiene and Tropical Medicine (LSHTM) entidade financiadora do projeto.
O evento, realizado na sede do INSP na Cidade da Praia, também foi destaque no Repórter África 1ª Edição. O noticiário é produzido pela Rádio e Televisão de Portugal (RTP) e traz atualizações sobre o continente africano, principalmente dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Confira a matéria a partir do minuto 12:45: https://www.rtp.pt/play/p14297/e827738/reporter-africa-1-a-edicao
O impacto do projeto na vigilância baseada em eventos de base comunitária foi tema em reportagem na Agência de Notícias de Cabo Verde e da Record TV Cabo Verde.
Sobre a iniciativa
O projeto internacional Guardiões da Saúde que envolve Brasil e Cabo Verde, arrancou em 2023 em parceria com o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde (INSP), a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi) e a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília (SDS/UnB) e a UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). Sendo o UK-PHRT, uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança Sanitária do Reino Unido e a Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, financiada com ajuda do Reino Unido pelo Departamento de Saúde e Assistência Social do Reino Unido.