Mitos e fatos sobre a dengue. Você conhece?

A recente decretação de estado de emergência pela dengue em diversos Estados e no Distrito Federal, despertou o alerta nas autoridades sobre a emergência que o Brasil está vivendo.

Segundo dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, o Brasil já registra mais de 2.000.000 de casos de dengue, com cerca de 1.044 óbitos (dados de 05 de abril). A dengue tem sido um problema histórico tanto na América Latina quanto no Brasil, onde a doença está presente há mais de 40 anos. E com a emergência vivida pelo país neste ano, informação segura e de qualidade é uma ferramenta essencial no combate à doença.

O número de casos e de óbitos também desperta preocupação na população que, no anseio de não ser afetada pela doença, é alvo de diversas notícias falsas sobre métodos de evitar ou mesmo se curar da dengue. A fim de trazer informações de qualidade, reunimos alguns mitos e fatos sobre a dengue para você compartilhar informações seguras e confiáveis para aqueles que você ama.

O inhame e o complexo B ajudam na prevenção da dengue

Mito. As pessoas falam que principalmente o complexo B tem um cheiro muito forte e espanta o mosquito, mas não é verdade. Tomar vitamina B para evitar a aproximação do mosquito não se mostra eficaz, uma vez que o efeito varia de acordo com o metabolismo da pessoa, podendo não repelir o mosquito.

Quem já teve dengue está imune à doença

Mito. Existem quatro sorotipos de dengue. Uma pessoa pode ser infectada quatro vezes, por sorotipos diferentes. A pessoa desenvolve imunidade duradoura apenas contra os sorotipos com que teve contato. E a cada nova infecção a gravidade pode aumentar. 

Usar roupa preta atrai o mosquito

Mito. Não há qualquer evidência nesse sentido.

Em lugares altos não é preciso se preocupar com o mosquito Aedes aegypti

Mito. O Aedes aegypti tende a voar somente 1 metro acima do chão, mas, mesmo assim, quem mora em apartamento deve ter cuidado. O mosquito pode subir dentro do elevador quando há água acumulada em seu poço, por exemplo, ou se o morador levou para sua residência algum recipiente contendo ovos do mosquito – como um vaso de planta em que, ao contato com a água, esses ovos eclodirão –, o que permitiria ao mosquito passar por todos os seus ciclos de reprodução e voar de um apartamento para o outro.

O “fumacê” mata as larvas do mosquito?

Mito. O fumacê é um inseticida que mata os mosquitos adultos que estão voando no momento da aplicação. Para destruir as larvas, deve-se usar larvicida ou eliminar o depósito com água parada. Por este motivo, somente o fumacê não é suficiente para acabar com o ciclo do mosquito Aedes aegypti, também é indispensável eliminar os criadouros do mosquito.

Posso tomar o paracetamol para sintomas da dengue.

Verdade. O paracetamol é indicado para o controle da febre e da dor, assim como a dipirona. Nos casos em que há algum comprometimento do fígado, no entanto, deve-se evitar o paracetamol e priorizar a dipirona.

Antitérmicos e analgésicos devem ser utilizados conforme a prescrição médica e são úteis no controle dos sintomas. A hidratação abundante também é fundamental para o tratamento da doença.

Já os anti-inflamatórios, como as aspirinas (ácido acetilsalicílico, ou AAS), o ibuprofeno ou o diclofenaco, devem ser evitados.

A picada do mosquito é a principal forma de transmissão da dengue.

Verdade. Na prática, a picada do mosquito Aedes aegypti infectado com o vírus da dengue é a principal forma de transmissão. Não há transmissão por gotículas, ou por ter contato próximo com alguém com dengue, por exemplo.

Existe, porém, uma possibilidade ínfima de transmissão vertical (de mãe para filho) através do aleitamento, via transplante ou por transfusão de sangue. Mas transmissões assim são altamente improváveis.

Qualquer tipo de repelente afasta o Aedes aegypti.

Verdade. Todos os repelentes comerciais registrados na Anvisa são eficazes em afastar o mosquito transmissor.

Hidratação ajuda a curar a dengue.

Verdade. A hidratação é fundamental para o tratamento da doença, no entanto, não necessariamente com aplicação de soro da veia, pois este recurso é apenas usado em casos graves. É importante a ingestão de líquidos via oral mesmo.

Algumas recomendações importantes

  • Uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão;
  • Remoção de recipientes nos domicílios que possam se transformar em criadouros de mosquitos;
  • Vedação dos reservatórios e caixas de água;
  • Desobstrução de calhas, lajes e ralos;
  • A Anvisa e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) recomendam que, para ser efetivo contra o mosquito da dengue, o repelente deve conter uma das seguintes substâncias: Icaridina 20-25% – duração de dez horas, DEET 10-15% – duração de seis a oito horas, IR3535 – duração de até quatro horas.

Compartilhe com seus amigos e familiares! Informação confiável salva vidas!

Referências

Faculdade de Medicina da UFMG. Conheça sete mitos e verdades sobre a dengue e o Aedes aegypti. Acesse em: https://www.medicina.ufmg.br/conheca-7-mitos-e-verdades-sobre-a-dengue/

Ministério da Saúde. Painel de Monitoramento de Arboviroses. Dengue. Acesse em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/a/aedes-aegypti/monitoramento-das-arboviroses

Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Saiba o que é mito e o que é verdade sobre a dengue. Acesse em: https://www.saude.df.gov.br/web/guest/w/saiba-o-que-%C3%A9-mito-e-o-que-%C3%A9-verdade-sobre-a-dengue

Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo. Aedes Aegypti. Mitos e verdades. Acesse em: https://mosquito.saude.es.gov.br/mitos-e-verdades

Texto por Matheus Ponte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.