Sinais que de que você precisa cuidar da sua saúde mental

Como seres sociáveis, nos dividimos em diversos papéis para dar conta de compromissos, demandas, tarefas, prazos e diversos fatores que podem deixar nossa rotina um tanto estressante mas que fazem parte de quem somos. Esses compromissos sociais podem se dividir entre casa, trabalho, faculdade/ escola e entre outros espaços em que nós vivemos e nos relacionamos. A depender do nível em que somos demandados muitas vezes não temos tempo de olhar para nós mesmos com um olhar de cuidado. 

O prazo apertado, o chefe que demanda cada vez mais, o trabalho em grupo que sempre dá briga são algumas situações do nosso cotidiano que podem nos levar a um nível de ansiedade prejudicial. É normal nos sentirmos ansiosos diante de ocasiões que geram expectativa, medo ou indecisão. Situações como uma entrevista de emprego, uma viagem sonhada ou o diagnóstico de uma doença, por exemplo, causam ansiedade e não há nada de estranho nisso. O problema é quando a preocupação é tão excessiva que causa prejuízo direto e por um período prolongado. 

Mas há sinais de quando a saúde mental precisa de uma atenção? Preparamos um post especial com alguns pontos para você avaliar se sua saúde mental está precisando de uma atenção. 

  1. Não conseguir dormir direito 

A falta de um sono regulado contribui para um cotidiano mais desgastante e mais vulnerável a desânimo e fadiga. Se você não consegue ter uma noite completa de sono, ou mesmo tem diversas interrupções por conta de preocupações, você pode estar muito ansioso.

  1. Cansaço constante

A ansiedade constante pode levar à exaustão mental, mas também à fadiga física. A dificuldade de relaxar, ou mesmo se já acorda cansado são alguns sinais comuns para estar atento. Por não ter tido uma noite de sono adequada, o corpo e a mente se mostram exaustos o tempo todo. 

  1. Preocupação excessiva

Preocupações são normais e estão presentes no nosso cotidiano, uma prova que está chegando, um prazo apertado para entregar aquela demanda, ou mesmo preocupação se as contas de casa serão quitadas a tempo. Mas quando essas preocupações tomam conta de seu dia a dia, impedindo que você realize suas tarefas e atinja seus objetivos é um sinal de que sua saúde mental precisa de cuidado.

  1. Dificuldade para se concentrar

Já se deparou com dias em que você tem diversas tarefas para realizar, porém não consegue focar em nenhuma atividade? Qualquer coisa se torna uma distração para você e, ao final do dia, fica ansioso por conta das tarefas ainda pendentes. Pode ser reflexo de que sua saúde mental possa estar precisando de atenção.

  1. Irritação frequente 

Pequenos problemas do dia a dia se transformam numa bola de neve para você? É comum que a ansiedade se manifeste como um estresse de maneira desproporcional, para além disso, se a irritação permanece ao longo do dia e até prejudica seu sono, sua saúde mental precisa de cuidado.

Lembrando que estes são alguns sinais, sendo que a saúde mental pode pedir ajuda de diversas outras formas. Aqui elencamos algumas situações mais comuns, procure ajuda especializada em caso de dúvidas. Uma rede de apoio que inclua familiares e seu círculo de amigos também pode ser útil para seu bem-estar.

Referências:

UOL. Viva Bem. Saúde mental também requer atenção; como saber se há algo errado? Acesse em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2022/06/20/saude-mental-requer-tanta-atencao-quanto-a-fisica-mas-como-cuidar-dela.htm
Portal Drauzio Varella. 5 sinais de que sua ansiedade pode estar passando do ponto. Acesse em: https://drauziovarella.uol.com.br/psiquiatria/5-sinais-de-que-sua-ansiedade-pode-estar-passando-do-ponto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.