A elaboração de um bom artigo ou texto, a partir da organização de informações, citações e referências bibliográficas, são imprescindíveis para a qualidade da escrita científica e acadêmica. Devido à grande quantidade de bases de dados e de publicações disponíveis, torna-se necessário a utilização de ferramentas que auxiliem no gerenciamento bibliográfico de uma maneira fácil e padronizada. Gerenciadores de referências bibliográficas são softwares que permitem o gerenciamento, armazenamento, e a utilização de referências em trabalhos acadêmicos e científicos, de acordo com a normalização.
As principais ferramentas de gerenciamento bibliográfico utilizadas na atualidade são: Zotero, Mendeley, EndNote Web, F1000Workspace e MORE: Mecanismo On-line para Referências, que permitem a criação de base de dados pessoais, possibilitando a busca das informações, mantendo o controle da leitura, e realizando a citação de forma automática durante a escrita do texto, além de também elaborar a listagem de referências no final do trabalho. Uma maravilha né?
Em seguida, iremos abordar a funcionalidade de cada uma dessas ferramentas, os erros mais comuns ao realizar suas referências sem a utilização de um gerenciador, dicas para gerencia-las de forma fácil e eficaz, e as principais vantagens de utiliza-los.
- Zotero: Desenvolvido em 2006, pela Universidade de George Mason (USA), com a finalidade de ser um software de gerenciamento de referências bibliográficas gratuito, que auxilia na coleta, organização, citação e compartilhamento de pesquisas. Disponível para os sistemas operacionais Windows, Linux e Macintosh, apresentando também acesso web, com extensão para o navegador Mozilla Firefox
- Mendeley: Gerenciador de referências e rede social acadêmica, que tem como objetivo auxiliar na organização da pesquisa, permitindo a colaboração e discussão em outros trabalhos, e proporciona a interação científica com outros pesquisadores. É um software gratuito e compatível com navegadores conhecidos, como por exemplo, Firefox, Chrome, Safari, entre outros.
- EndNote Web: Desenvolvido pela Clarivate Analytics, possuindo a versão web gratuita, que permite armazenar, organizar as referências para citações durante a elaboração de artigos e trabalhos acadêmicos, além de possibilitar a importação direta de referências a partir de bases de dados bibliográficas armazenadas no computador do usuário.
- F1000Workspace: Aplicativo criado para auxiliar no gerenciamento de referências e na realização de diversos documentos, como por exemplo, manuscritos, cartazes, palestras, artigos, entre outros. Também permite a importação de arquivos em formato PDF, inserção de citações, pesquisas de novos arquivos, salvar e realizar anotações nos artigos enquanto realiza outras funções durante o uso do aplicativo.
- MORE: Ferramenta gratuita e de fácil utilização e entendimento, desenvolvida pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que produz automaticamente citações no texto, formatação das referências conforme normas da ABNT, realizadas a partir de formulários próprios e selecionados em um menu principal da ferramenta. Os documentos inseridos pelo software são os mais utilizados no meio acadêmico brasileiro, como por exemplo: livros, dicionários, enciclopédias, teses e dissertações, artigos de revistas, artigos de jornais, nos formatos impresso e eletrônico.
Os gerenciadores de referências tornaram-se aliados na produção de artigos, e documentos acadêmicos e científicos, com a incrível vantagem de otimizar o tempo ao operacionalizar a seleção dos estudos primários, possibilitando a localização de referências duplicadas, identificação de idiomas, seleção de períodos de publicação, criação de citações na construção do texto, entre outros recursos.
Texto por Mariana Gava
Possui graduação em Medicina Veterinária (2010-2016) pela Universidade Vila Velha (UVV). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Medicina Veterinária Preventiva, atuando nos seguintes temas: Zoonoses, Doenças Infecciosa dos Animais, Saúde Única e Saúde Pública. Possui Residência em Medicina Veterinária, na área de Zoonoses e Saúde Pública, pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Botucatu/SP. Mestre em Doenças Tropicais, com ênfase em Doenças Infecciosas pela Faculdade de Medicina de Botucatu na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Disponível em:https://biblioteca.furg.br/pt/ferramentas/gerenciadores-de-referencias-bibliograficas. Acesso em: 21 de out. de 2023.
Disponível em: https://biblioteca.furg.br/pt/ferramentas/gerenciadores-de-referencias-bibliograficas. Acesso em: 21 de out. de 2023.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/tinf/a/YCXRcdqjP6gGccddwgzwnCK/#:~:text=Assim%20como%20o%20Mendeley%20e,Reference%20management%20meets%20Web%202.0. Acesso em: 21 de out. de 2023.
Disponível em:https://www.pucsp.br/laboratorio-de-pesquisa-em-administracao/gerenciadores-de-referencias-e-citacoes. Acesso em: 21 de out. de 2023.Disponível em :https://blog.mettzer.com/referencia-de artigo/#:~:text=O%20Mettzer%20é%20o%20melhor,a%20referência%20prontinha%20para%20você. Acesso em: 21 de out. de 2023.