Leituras essenciais para iniciar na epidemiologia

Os epidemiologistas são conhecidos como os profissionais invisíveis, em que, o resultado de seu trabalho são pouco visíveis (ou pouco reconhecidos). Apesar de não ser palpável, o trabalho dos epidemiologistas faz uma grande diferença no dia a dia das pessoas, desempenhando um papel fundamental no monitoramento, análise e monitoramento de surtos e doenças.

Há muitos bons motivos para se tornar epidemiologista, seja por sua natureza curiosa, na investigação da origem de doenças, seja por sua natureza metódica e disciplinada na utilização de técnicas para identificação de padrões epidemiológicos e tendências futuras ou mesmo por seu caráter multifacetado de atuação, podendo trabalhar em diversas áreas da saúde pública, seja no planejamento, na docência, em cargos de gestão, entre outros.

Porém, como em qualquer área do conhecimento, são necessárias algumas leituras obrigatórias para conhecer mais a fundo a área de conhecimento, como funciona a profissão, quais são as áreas de atuação, bem como as habilidades necessárias para exercer a profissão. 

Nós da ProEpi somos uma rede de profissionais que têm como foco a troca de conhecimentos entre profissionais com a finalidade de promover a inovação na saúde pública em prol do aumento da qualidade de vida da população. 

Se identificou com nosso propósito? Quer saber mais sobre a profissão? Pois nosso post de hoje é para você. Confira 4 leituras fundamentais para quem está iniciando ou mesmo quer iniciar a carreira de epidemiologista. Vem com a gente!

  1. Guia de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde 

A publicação visa disseminar os procedimentos relativos aos fluxos, aos prazos, aos instrumentos, às definições de casos suspeitos e confirmados, ao funcionamento dos sistemas de informação em saúde, às condutas, às medidas de controle e às demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde. A publicação está em sua 5ª edição, e esta atualização conta com textos sobre rotavirose, esporotricose, criptococose, histoplasmose, micobactérias não tuberculosas paracoccidioidomicose, oncocercose, toxoplasmose, dermatoses ocupacionais, transtorno mental, perda auditiva por ruído, lesões por esforços repetitivos e pneumoconioses.

O Guia tem como expectativa disseminar as informações com o objetivo de aprimoramento das práticas da vigilância em saúde, de forma integrada aos serviços de saúde, em todos os municípios do País. 

Acesse e faça o download da publicação em nossa Central de Recursos/ Comunica Epi: 

Faça o download aqui.

  1. Curso Básico de Vigilância Epidemiológica (CBVE)

O material teve sua primeira versão em 1983, e é considerado o primeiro material didático com a finalidade específica de capacitar os profissionais de saúde que atuavam no Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE). 

O objetivo do material é a capacitação dos profissionais das instâncias municipais, estaduais e federais sobre os princípios básicos do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SNVE), visando à implementação qualitativa da vigilância epidemiológica nos Municípios.  

O curso é dividido em 5 módulos básicos fundamentais para a capacitação de técnicos da área de vigilância epidemiológica. Sendo:

Módulo I – A Construção da Vigilância em Saúde 

Módulo II – Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica 

Módulo III – Medidas em Saúde Coletiva e Método Epidemiológico 

Módulo IV – Análise de Situação de Saúde 

Módulo V – Investigação de Surtos

Acesse e faça o download da publicação em nossa Central de Recursos em Comunica Epi: 

Faça o download aqui

  1. Guia de Vigilância Epidemiológica 

O Guia é de fundamental importância na atualização e na incorporação de inovações técnicas e científicas no dia a dia da vigilância em saúde, possibilitando uma maior abrangência de atuação e um aumento da qualidade do trabalho da vigilância em saúde. O material é rico em normas e procedimentos úteis para serem utilizados nas atividades especiais e de rotina da Vigilância Epidemiológica em estados e municípios. 

Acesse e faça o download da publicação em nossa Central de Recursos: 

Faça o download aqui

  1. Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades 

O material foi elaborado pela Organização Pan-Americana de Saúde no Brasil (OPAS) como um instrumento de capacitação em epidemiologia básica, voltado para profissionais de saúde, especialmente aqueles que atuam nos serviços de saúde locais, que tem por finalidade promover o conhecimento e a aplicação prática dos conteúdos epidemiológicos no enfrentamento dos problemas de saúde local, assim como no apoio ao planejamento de saúde. 

O material faz parte de uma série de outros módulos que tratam sobre a saúde pública. 

Acesse e faça o download da publicação em nossa Central de Recursos: 

Faça o download aqui.

  1. Epidemiologia: exercícios indisciplinados

Este livro é fundamental para quem deseja aplicar seus conhecimentos de forma prática. O material é direcionado para estudantes e trabalhadores da saúde pública e possui uma extensa lista de exercícios e anotações para serem usados como atividades práticas em epidemiologia. 

A ideia da publicação é inserir outras formas de conhecimento na epidemiologia como filmes, poesias, relatos jornalísticos e literários, entendendo que, em muitas situações, estes saberes podem não só contribuir, mas iluminar o objeto de trabalho com outra lanterna, com outra cor, com outro olhar. Incentivando um aprendizado menos árido e mais estimulante. 

Acesse e faça o download da publicação em nossa Central de Recursos: 

Faça o download aqui.

  1. Epidemiologia básica (OMS)

Este material tem como objetivo introduzir os princípios básicos e métodos epidemiológicos, e foi concebido para uma audiência variada e para ser usado no treinamento de profissionais na área da saúde e do meio ambiente. 

São alguns propósitos do livro:

  • explicar os princípios de causalidade das doenças com maior ênfase nos fatores modificáveis do ambiente, incluindo comportamentos por ele determinados; 
  • Encorajar a aplicação da epidemiologia na prevenção das doenças e na promoção da saúde; 
  • Preparar profissionais da área da saúde para atender de forma integral a crescente demandas de serviços de saúde da população e assegurar que os recursos destinados à saúde sejam usados da melhor maneira possível; 
  • encorajar a boa prática clínica através da introdução dos conceitos de epidemiologia clínica.

Faça o download aqui.

Texto por Matheus Ponte

2 thoughts on “Leituras essenciais para iniciar na epidemiologia

  1. Lilian says:

    Olá Matheus, parabéns e obrigada pelo conteúdo. Gostaria de avisar que o link do livro Epidemiologia: exercícios indisciplinados está direcionando para o Módulo de Princípios de Epidemiologia para o Controle de Enfermidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.