Os Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo, conhecidos internacionalmente como Field  Epidemiology Training Program (FETP), são capacitações realizadas no serviço para fortalecer a capacidade nacional em relação às ações de vigilância nas três esferas de gestão: municipal, estadual e federal.O programa é uma das ferramentas de treinamento em serviço para atuação  em emergências em saúde pública e é dividido em três níveis: fundamental (linha de frente), intermediário e avançado. 

Você sabia que a ProEpi fortalece a capacidade de resposta a emergências em saúde em dois países africanos? 

Sim, é verdade! Conforme seu compromisso de fortalecer a saúde pública através da capacitação de profissionais da saúde pública, a ProEpi apoia dois Programas de Treinamento em Epidemiologia em Campo. Os dois programas estão localizados no continente africano, um em Cabo Verde e outro em São Tomé e Príncipe. 

Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de Cabo Verde (EpiCV) 

Iniciado em 2021, o EpiCV é fruto da construção conjunta do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Pública, a Organização Oeste Africana de Saúde – OOAS, a Organização Mundial de Saúde, a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo – ProEpi- Brasil, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos – CDC Atlanta, a Rede Global de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo – Tephinet, o Escritório da OMS em Cabo Verde, a Vital Strategies, entre outros, tendo já treinado 60 epidemiologistas de Campo e seis tutores nacionais.

Em agosto passado, o programa concluiu sua 5ª turma. O treinamento, que teve duração de 3 meses, contou com 15 formandos  de diversas áreas como enfermagem, gestão, estatística, veterinária entre outras.

 Em seus 2 anos de existência, o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de Campo de Cabo Verde (EpiCV) já apresentou resultados expressivos como:

  • Realização do I Encontro Científico de Epidemiologistas de Campo de Cabo Verde em setembro de 2022;
  • Um dos produtos da turma 4 está como assunto central no primeiro boletim de saúde pública de Cabo Verde: https://bsp.insp.gov.cv/
  • Todos os tutores são nacionais;
  • Um resumo selecionado para apresentação oral da 12th TEPHINET Regional Scientific Conference of the Americas;
  • Um resumo selecionado para apresentação oral na 2a Conferência Científica do Programa de Epidemiologia de Campo de Moçambique;
  • Apresentação Oral de produto no Evento: 13 Encontro Científico EpiSUS;
  • Apresentação em mesa de conferência durante o 13 Encontro Científico EpiSUS: Experiência e alcances da implementação do Programa de treinamento em Epidemiologia de Campo de Cabo Verde: resultados da turma 1.

Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de São Tomé e Príncipe (EpiSTP)

Em São Tomé e Príncipe o programa é fruto da construção conjunta do Ministério da Saúde, por meio da Direcção de Cuidados de Saúde e do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Banco Mundial, por meio da Agência Fiduciária de Administração de Projectos (AFAP), Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), Organização Mundial da Saúde (OMS), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em São Tomé e Príncipe, e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos – CDC Atlanta, a Vital Strategies e outros parceiros.

Com sua 3ª turma encerrada no fim de 2022, o programa já conta com 42 epidemiologistas de terreno formados nas três turmas do projeto em São Tomé e Príncipe. 

Na terceira turma, houve o apoio de tutores do Brasil, Moçambique e, pela primeira vez, com tutores locais: dois deles atuaram efetivamente como tutores e outros dois como tutores em formação, que acompanharam os trabalhos desenvolvidos por tutores mais experientes como processo metodológico de formação. A formação de tutores locais faz parte da estratégia de sustentabilidade do programa.

Os Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo são fundamentais no fortalecimento e no preparo dos países à respostas rápidas e eficazes a emergências em saúde que possam ocorrer (a Covid-19 é uma delas), a partir do treinamento de profissionais locais, ocorre uma consolidação de saberes na localidade, utilizando ferramentas e saberes práticos de acordo com a necessidade daquela localidade.

Nós da ProEpi temos orgulho de fortalecer a saúde pública a partir da capacitação de profissionais aonde quer que a saúde necessite! 

#JuntosSomosMaisFortes

Faça parte dessa rede! Acesse: proepi.org.br/facaparte

Texto por Matheus Ponte