As vacinas são um marco na história da saúde humana. Historicamente importantes para erradicar ou reduzir a incidência de várias doenças graves, como varíola, caxumba, gripe, poliomielite, rubéola, sarampo e tétano, são responsáveis por salvar cerca de 3 milhões de vidas todos os anos, segundo a Organização Mundial da Saúde. Para fortalecer a importância das vacinas, o Brasil celebra o Dia Nacional da Vacinação em 17 de outubro, visando promover a importância da imunização no controle de epidemias.
A vacinação não protege apenas a pessoa vacinada, mas também ajuda toda a comunidade. Os imunizantes podem ser obrigatórios em algumas fases da vida e, em outra, não. Na infância, por exemplo, é necessária a imunização contra a tuberculose, difteria, tétano, coqueluche, meningite, sarampo, rubéola, caxumba, hepatite B e febre amarela; nos idosos, a imunização é para prevenir a gripe, pneumonia e tétano; além disso, profissionais da saúde e gestante também devem manter a caderneta de vacinação atualizada.
No Brasil existe o Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, que em 40 anos de existência se destacou por ser um dos melhores programas de imunização do mundo e vem atuando na ampliação da prevenção, no combate, controle e erradicação de doenças.
Atualmente, o Brasil é um dos países que oferecem o maior número de imunizantes à população – e gratuitamente. São mais de 300 milhões de doses anuais de imunobiológicos, entre vacinas, soros e imunoglobulinas. 96% das vacinas oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS) são produzidas no Brasil ou estão em processo de transferência, graças a presença do parque produtor de vacinas e imunobiológicos.
Dentre as campanhas, podemos destacar a vacinação em massa diante da pandemia do Covid19, que teve um ótimo desempenho. Conseguimos observar nitidamente que graças às vacinas muitas vidas foram vidas foram salvas. No Brasil foram 172 milhões de pessoas totalmente vacinadas contra a covid-19 e no mundo 4,96 bilhões de pessoas foram vacinadas. Tomar a vacina é sinal de respeito a sua vida e a vida do próximo.
Texto por Mayara Lopes
Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Acesse em: https://bvsms.saude.gov.br/
Fiocruz
Acesse em: https://www.bio.fiocruz.br/
Our World in Data
Acesse em: https://ourworldindata.org/