Na última sexta-feira (18), encerrou-se a 5ª turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de Cabo Verde (EpiCV). O treinamento, que teve duração de 3 meses, contou com 15 formandos de diversas áreas como enfermagem, gestão, estatística, veterinária entre outras.
Foram 2 oficinas presenciais nos meses de junho e julho de 2023, atividades de campo, tutorias presenciais e à distância, os alunos do treinamento apresentaram 4 produtos necessários para a conclusão do curso, além de realizarem os cursos de Plano de Contingência e Excel da ProEpi. Durante todo o período da capacitação, os concluintes foram acompanhados pelos tutores in loco no apoio à elaboração dos produtos finais que são:
- Análise da qualidade de dados através da matriz SWOT ou FOFA;
- Análise de prontidão dos relatórios de vigilância com uma descrição epidemiológica simples;
- Investigação de surto;
- Investigação de caso
Além dos produtos finais, 6 alunos desta turma tiveram a oportunidade de participar de uma investigação de surto de esquistossomose urinária, na Calheta São Miguel, Ilha de Santiago.
A conclusão da turma se deu a partir da apresentação dos produtos dos 15 concluintes aos gestores responsáveis pela turma sendo:
7 tutores locais: Ludmila Miranda, Liliane Hungria, Menilita, Ngibo Mubeta, Janilza Silva, Jaelsa Moreira, Silvinia Duarte;
Coordenação local: Maria da Luz Lima Mendonça e Sandra Brito;
Ponto focal: Ngibo Mubeta Fernandes
Resident Advisor: Sarah Mendes
Representantes da ProEpi: Patrícia Paiva, Sergio Beltrão, Jonas Brant e Gilton Almada.
Em consonância com a perspectiva de Uma só Saúde (One Health), a turma também contou com a participação de formandos de diversos órgãos envolvidos na saúde pública de Cabo Verde como o Ministério da Saúde, Ministério da Agricultura, Ambiente e Proteção Civil. Organismos que envolvem a saúde animal, ambiental e humana.
Iniciado em 2021, o EpiCV é fruto da construção conjunta do Ministério da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Pública, a Organização Oeste Africana de Saúde – OOAS, a Organização Mundial de Saúde, a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo – ProEpi- Brasil, o Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos Estados Unidos – CDC Atlanta, a Rede Global de Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo – Tephinet, o Escritório da OMS em Cabo Verde, a Vital Strategies, entre outros, tendo já treinado 60 epidemiologistas de Campo e seis tutores nacionais.
Após a conclusão do treinamento, é esperado que os profissionais estejam aptos a:
- Coletar e resumir os dados de vigilância regularmente;
- Monitorar a prontidão, integridade e qualidade dos dados de vigilância;
- Resumir os dados por tempo, lugar e pessoa;
- Escrever um relatório de resumo de vigilância;
- Conduzir uma investigação de caso;
- Realizar uma auditoria de qualidade de dados de vigilância;
- Participar de uma equipe de investigação e resposta a surtos de campo
- Colaborar com a equipe do laboratório antes, durante e depois de uma investigação de surto;
- Realizar uma análise das causas de um problema de qualidade de vigilância;
- Preparar e fazer uma apresentação oral para um público técnico.
Em seus 2 anos de existência, o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo de Campo de Cabo Verde (EpiCV) já apresentou resultados expressivos como:
- Realização do I Encontro Científico de Epidemiologistas de Campo de Cabo Verde em setembro de 2022;
- Um dos produtos da turma 4 está como assunto central no primeiro boletim de saúde pública de Cabo Verde: https://bsp.insp.gov.cv/
- Todos os tutores são nacionais;
- Um resumo selecionado para apresentação oral da 12th TEPHINET Regional Scientific Conference of the Americas;
- Um resumo selecionado para apresentação oral na 2a Conferência Científica do Programa de Epidemiologia de Campo de Moçambique;
- Apresentação Oral de produto no Evento: 13 Encontro Científico EpiSUS;
- Apresentação em mesa de conferência durante o 13 Encontro Científico EpiSUS: Experiência e alcances da implementação do Programa de treinamento em Epidemiologia de Campo de Cabo Verde: resultados da turma 1.
Confira mais informações no site do Boletim de Saúde Pública de Cabo Verde, acesse em: https://bsp.insp.gov.cv/
Texto por Matheus Ponte