Hoje, dia 28 de julho, é o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais. A iniciativa conta com a promoção da Organização Mundial da Saúde (OMS) e de parceiros e tem como finalidade aumentar a conscientização e o entendimento sobre as hepatites virais e as doenças que causam. A escolha do dia 28 de julho se dá pela homenagem ao prêmio Nobel Professor Baruch Samuel Blumberg, que descobriu o vírus da hepatite B.
Existem 5 tipos de hepatites virais – A, B, C, D, e E. Todas as hepatites virais podem causar infecção aguda e inflamação do fígado, mas a infecção pelas Hepatites B, C e D podem resultar em hepatite crônica, o que pode levar a cirrose e câncer no fígado.
As hepatites virais B e C representam os maiores desafios e as raízes do câncer de fígado. Segundo o escritório Europeu da OMS, há uma estimativa de cerca de 15 milhões de pessoas que vivem com Hepatite B crônica e 14 milhões com Hepatite C.
O Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais é visto como uma oportunidade de intensificar os esforços nacionais e internacionais contra a hepatite, para incentivar ações e engajamento dos indivíduos, parceiros e do público, bem como destacar a necessidade de uma maior resposta global.
A temática da campanha da OMS deste ano é “One life, one liver”. O foco se dá na importância do fígado na vida das pessoas e como a hepatite pode devastar seu fígado e, consequentemente, sua vida. O fígado silenciosamente, desempenha cerca de 500 funções vitais todos os dias para manter o ser humano vivo. Portanto, a campanha dá ênfase na importância da saúde do fígado, através do diagnóstico e da prevenção.
São algumas mensagens-chave da campanha deste ano:
- Nós temos somente uma vida, e nós temos somente um fígado. A Hepatite pode devastar os dois;
- Hepatites virais ainda matam cerca de 1.000.000 de pessoas a cada ano;
- Globalmente há um grande número de pessoas que vivem com hepatite sem diagnóstico e sem tratamento. E isto deve mudar;
- As diversas infecções e mortes por hepatite podem ser prevenidas;
- Como a Covid-19 não é mais uma emergência de saúde global, agora é hora de eliminar as hepatites virais a fim de atingir as metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 da ONU.
Agora que você já tem uma ideia sobre a importância do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, e seu objetivo, confira 5 fatos sobre as hepatites virais.
Fato 1: 354 milhões de pessoas ao redor do mundo vivem com hepatite viral hoje;
Fato 2: Somente 43% das crianças do mundo recebem a vacina da Hepatite B ao nascer;
Fato 3: Mais de 1.200.000 pessoas morrem todo ano por conta da Hepatite B e C;
Fato 4: A cada 30 segundos morre alguém por doença relacionada à Hepatite;
Fato 5: 9 a cada 10 pessoas que vivem com hepatite não sabem de seu diagnóstico.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que as hepatites sejam eliminadas é necessário ampliar 5 intervenções chave:
- Vacinação infantil contra hepatite B;
- Prevenção da transmissão do vírus da hepatite B da mãe para o filho;
- Segurança de injeções e sangue;
- Redução de danos;
- Testes e diagnóstico, tratamento e cuidados.
No Brasil, as hepatites virais também são um grave problema de saúde pública. Em sua maioria, as hepatites são infecções silenciosas, que não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.
Atualmente, existem testes rápidos para a detecção da infecção pelos vírus B ou C, disponíveis no SUS para a população. Todas as pessoas precisam ser testadas pelo menos uma vez na vida para esses tipos de hepatite. Populações mais vulneráveis precisam ser testadas periodicamente.
Além disso, ainda que a hepatite B não tenha cura, a vacina contra essa infecção é ofertada de maneira universal e gratuita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Já para a hepatite C não há uma vacina que confira proteção. Contudo, existem medicamentos que permitem sua cura.
Testagem e diagnóstico com antecedência possibilita um tratamento mais eficiente e, consequentemente, pode salvar sua vida!
Para mais informações, acesse o site do Ministério da Saúde!
Texto por Matheus Ponte
Referências
Biblioteca Virtual em Saúde. Ministério da Saúde.
Organização Mundial da Saúde.
Acesse em: https://www.who.int/europe/health-topics/hepatitis#tab=tab_1
https://www.who.int/campaigns/world-hepatitis-day/2023/key-messages
https://www.who.int/europe/campaigns/world-hepatitis-day
World Hepatitis Day
Acesse em: https://www.worldhepatitisday.org/get-involved/#campaign-guidelines
World Hepatitis Alliance
Acesse em: https://www.worldhepatitisalliance.org/what-is-viral-hepatitis/