Hoje, dia 09 de junho é comemorado o Dia Nacional da Imunização. A data tem como objetivo chamar a atenção para a importância das vacinas, tanto para o indivíduo como para a saúde coletiva. No Brasil temos o Programa Nacional de Imunizações (PNI) que, segundo a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e a Organização Mundial de Saúde (OMS) é referência mundial de programa de vacinação. O PNI levou à eliminação e controle de diversas doenças imunopreveníveis no Brasil como a poliomielite e a varíola.
O PNI é responsável pela política nacional de vacinação no Brasil, desde a aquisição dos imunobiológicos até a sua disponibilização nas salas de vacinação, estabelecimento de normas e diretrizes sobre as indicações e recomendações da vacinação em todo o Brasil.
Neste Dia Nacional da Imunização, confira 5 curiosidades deste programa que é referência internacional em cobertura vacinal.
- Em 2023 o PNI irá completar 50 anos de existência: Você sabia que o PNI foi formulado em 1973? A criação do programa teve como objetivo coordenar e sistematizar as ações de vacinação. Até então, as campanhas vacinais eram feitas de forma episódica, não articulada e com uma área de cobertura reduzida,
2. Em 1977 foi instituído o primeiro calendário básico de vacinação.
O calendário previa as vacinas obrigatórias para os menores de um ano, dentre elas (contra tuberculose, poliomielite, sarampo, difteria, tétano e coqueluche), em todo o território nacional, por meio de portaria do Ministro da Saúde (Portaria nº 452/1977).
3. O PNI oferece cerca de 47 diferentes imunobiológicos.
Com dados de 2022, o programa oferece, gratuitamente à população cerca de 47 diferentes imunobiológicos entre vacinas, imunoglobulinas e soros, oferecidos para crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entre as vacinas incluídas no calendário de vacinação estão a BCG, Hepatite B, Pentavalente, Tríplice viral entre outras.
4. O PNI já esteve presente em outros países
Devido ao seu reconhecimento internacional, e a experiência brasileira do PNI rendeu acordos de cooperação técnica com outros países como Timor Leste, Haiti e Angola para o envio de equipes na colaboração dos programas de vacinação dos respectivos países.
5. Graças ao PNI a poliomielite foi erradicada no país
Já fazem 34 anos do último caso de poliomielite registrado no país. Essa conquista se deve à vacinação em larga escala que permitiu aos brasileiros a certificação de eliminação da doença. O último caso ocorreu no município de Sousa na Paraíba, em de 19 de março de 1989.
O PNI também se destaca por sua amplitude e logística. Sua cobertura, dadas as dimensões continentais do Brasil, é prova de sua eficiência na oferta de imunizantes de forma gratuita para a população brasileira.
Dentre os mais recentes desafios do PNI estão a Covid-19. O Brasil já conta com a produção de vacinas no âmbito nacional (Oxford/ AstraZeneca) pela Fiocruz e (Sinovac) pelo Butantan, porém a escassez de insumos e barreiras tecnológicas ainda são algumas barreiras para a produção e desenvolvimento de vacinas 100% brasileiras.
Neste Dia Nacional de Imunização vacine-se! Vacinas salvam vidas, não só a sua como a de quem está à sua volta! Confira o calendário de vacinação para cada fase da vida no site do PNI, acesse: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/pni/
Texto por Matheus Ponte
Biblioteca Virtual em Saúde
Acesse em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/programa_nacional_imunizacoes_pni40.pdf
e https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/livro_30_anos_pni.pdf
SBIM — Sociedade Brasileira de Imunologia
Acesse em: https://sbim.org.br/noticias/1577-programa-nacional-de-imunizacoes-pni-comemora-48-anos-de-sucesso
Ministério da Saúde
UNA-SUS
Agência Fiocruz de notícias
Organização Pan-Americana de Saúde