Foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.
O tabagismo é uma doença causada pela dependência química da nicotina. Oferecer tratamento para pessoas que desejam parar de fumar é uma importante estratégia de controle do tabagismo. Ao parar de fumar, sua qualidade de vida e capacidade pulmonar vão melhorar drasticamente, reduzindo o risco de contrair uma série de doenças, inclusive a Covid-19.
O impacto prejudicial da indústria do tabaco sobre o meio ambiente é vasto e crescente, adicionando uma pressão desnecessária aos recursos já escassos e frágeis ecossistemas de nosso planeta.
O tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas a cada ano e destrói nosso meio ambiente, prejudicando ainda mais a saúde humana, através do cultivo, produção, distribuição, consumo e resíduos pós-consumo.
De acordo com dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, que apresenta o panorama do uso atual de produtos derivados do tabaco, no Brasil, são mais de 160 mil mortes anuais atribuíveis ao tabaco, o que representa 443 mortes por dia. O tabaco é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo. Até 2030, pode ser responsável por 10% do total de mortes globais.
Considerado um fator de risco importante para as doenças crônicas não transmissíveis, o tabagismo está relacionado ao desenvolvimento de aproximadamente 50 doenças, entre elas vários tipos de câncer, doenças do aparelho respiratório, como enfisema pulmonar, e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio, hipertensão arterial e acidente vascular cerebral.
Tratamento no SUS
O Sistema Único de Saúde oferece tratamento gratuito para quem deseja parar de fumar, com medicamentos como adesivos, pastilhas, gomas de mascar (terapia de reposição de nicotina) e bupropiona.
Para saber onde procurar atendimento, a população deve ir aos centros/postos de saúde ou à Secretaria de Saúde do município para informações sobre locais e horários de tratamento.
Texto por Mayara Lopes
Referências
Ministério da Saúde
Organização Pan-Americana de Saúde — OPAS
Acesse em: https://www.paho.org/pt/campaigns/world-no-tobacco-day-2022
Instituto Nacional do Câncer — INCA
Acesse em: https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-sem-tabaco/2022/pare-de-fumar-recupere-seu-folego