No livro I am legend (Eu sou a lenda), de 1954, o escritor Richard Matheson retrata a vida de Robert Neville, um homem solitário que acreditava ser o único sobrevivente de uma pandemia que transformou humanos e animais em vampiros. Esse cenário apocalíptico pode ter sido a inspiração para outras obras de horror e ficção científica, como A noite dos mortos-vivos, obra de George A. Romero que descreveu a ameaça em forma de zumbis canibais.
Em Eu sou a lenda, Robert Neville sai durante o dia, momento em que as criaturas estão dormindo, para caçá-los e matá-los, expondo-os à luz do sol ou utilizando estacas, já que as balas não possuem efeito sobre eles. Para se defender dos ataques noturnos, Robert transformou sua casa em um verdadeiro forte, entrincheirando o local e reforçando portas e janelas, além de se valer de alho, cruzes e espelhos.
Mas, seria esse o único jeito de sobreviver a um apocalipse zumbi? Listamos aqui algumas medidas que podem ser úteis quando o caos estiver instalado:
- Acompanhe um epi: os epidemiologistas com certeza notarão que algo está errado e começarão a analisar a situação imediatamente. A melhor forma de saber o que eles sabem é estando entre eles.
- Atenção aos noticiários: Humanos com alguma doença desconhecida atacando uns aos outros? Relatos de mordidas e criaturas desfiguradas? Desaparecimentos e mortes em massa sem explicação? Se prepare!
- Faça um estoque de suprimentos: água, comida – dê preferência as enlatadas. Pode faltar gás! Também garanta uma caixa de primeiros socorros recheada, pilhas, lanternas, baterias e algo para se defender..
- Hora de se entocar: feche todas as portas e janelas do seu abrigo, reforce-as e crie o ambiente mais impenetrável possível.
- A dica número cinco é para o caso de a dica número quatro ser inviável. Lá vai: corra para as colinas. Devido a densidade de pessoas (possíveis vítimas!) nos centros urbanos, é possível que esse seja o local onde a epidemia se alastrará com mais rapidez, então, corra para as colinas. Mas seja esperto! Os curiosos que descem dos carros sempre causam engarrafamentos que acabam em catástrofe. Não seja curioso!
- Esteja um passo à frente: garanta que seu forte terá um ponto de observação para ver o exterior e não seja pego desprevenido!
- Se precisar sair: fique sempre alerta e preste atenção aos sinais! Se der de cara com algum zumbi, melhor torcer pra ser um do tipo canibal. Eles sempre são lentos nos filmes, então correr é uma boa opção. Mas ande com um colar de alho, para o caso de ser um zumbi vampiro!
- Não confie em ninguém: os contaminados nunca dirão que estão contaminados!
Fim das dicas, esperamos que elas nunca sejam necessárias! – Exceto a primeira haha Seja sócio!
#SejaProEpi como associado ou doador e seja um aliado da saúde pública! Conheça mais da ProEpi, e venha ser um ProEper!
Texto por Náthali Abreu
Referências
Revista Super, Manual do apocalipse (YouTube), Eu sou a lenda (livro)
Realmente um bom conto para o dia de hoje para os países que comemoram este dia com bastante intensidade, a analogia, se assim posso chamar que é feita aqui em relação nossa prestimosa, espinhosa e tao gratificante Profissão (Epidemiologista) foi TOP, mas concordo que estas medidas nunca sejam necessárias de ser aplicadas a não ser a de Sócio. Bem haja ProEpi, o que têm feito é Bwe fixe. From Angola