Mentoria direta apoia os municípios no enfrentamento à pandemia

Uma das mais importantes estratégias oferecidas pela Força-tarefa TiLS Covid-19, a mentoria direta oferece apoio especializado aos municípios que integram a iniciativa. Trata-se de uma consultoria, só que gratuita, feita pela equipe técnica da força-tarefa para auxiliar gestores e profissionais de saúde a traçarem as melhores e mais eficientes medidas e ações a serem tomadas no enfrentamento à pandemia conforme as particularidades de cada local.

Nas primeiras sessões, nossos especialistas dão seguimento às entrevistas e/ou oficinas de Revisão Intra-Ação, apoiam no preenchimento do formulário para diagnóstico situacional do município e, junto a interlocutores dos municípios, elaboram um plano de ação. O documento especifica o planejamento mensal das atividades  de mentoria direta. Temas importantes para o enfrentamento a pandemia e relacionados ao planejamento e resposta, vigilância em saúde, geoprocessamento, organização dos serviços de saúde e biossegurança têm sido inicialmente abordados nas sessões. Alguns dos pontos mais procurados pelos profissionais de saúde são  conhecimento sobre o uso de softwares como Excel e Epi Info na rotina da vigilância epidemiológica.

Na noite do dia 12 de agosto, a equipe da Força-tarefa TiLS Covid-19 realizou uma sessão de mentoria conjunta para dois municípios: Picos (PI) e Boa Viagem (CE). Mais de 30 profissionais que trabalham na saúde pública participaram da reunião. Na oportunidade, a enfermeira, epidemiologista e mestre em Saúde Pública, Sarah Mendes, explicou sobre a importância do rastreamento de contatos para o controle da pandemia.

Durante a semana, de 9 a 13 de agosto, realizamos sessões de mentoria direta com outros 16 municípios: Altamira (PA); Assis Brasil (AC); Barra do Quaraí (RS); Formosa (GO); Geraldo do Araguaia (PA); Humaitá (AM); Igarapé do Meio (MA); Igarapé Miri (PA); Laranjal do Jari (AP); Palmeira das Missões (RS); Planaltina (GO); Porto Murtinho (MS); Independência (CE); Santo Antônio das Missões (RS); Três Passos (RS); e Unaí (MG).

Ficou interessado? Faça parte também desta força-tarefa!

As equipes de saúde municipais podem participar manifestando o interesse via formulário no site da entidade, pelo link: https://portal.proepi.org.br/redetils. Assim, um especialista da equipe entrará em contato para apresentar detalhadamente as ações da mentoria. 

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.