Nota informativa produzida pela equipe do Epi-Ride faz um levantamento de estudos sobre a Delta, nova variante do SARS-CoV-2. Essa é uma mutação da cepa inicial de SARS-Cov-2, detectada pela primeira vez em dezembro de 2020 na Índia e que já possui casos notificados em 111 países, áreas e territórios.
O objetivo é sumarizar o conhecimento científico sobre o tema, garantindo acesso a informações de qualidade sobre a Covid-19 de forma resumida e com embasamento científico. A variante Delta apresenta transmissibilidade 50% maior que a Alpha – a cepa inicial de SARS-Cov-2 e possui mais risco de reinfecção, por exemplo.
O documento conclui que “Com o aumento da cobertura vacinal no país, o risco de hospitalizações e morte pela covid-19 serão menores. Portanto, é de suma importância garantir o acesso aos imunobiológicos e completar o esquema de vacinação da população, especialmente aos grupos de risco”. Todos os tipos de vacinas disponíveis no Brasil são eficazes também para prevenir as complicações na contaminação com a variante Delta.
Confira a nota informativa completa.
Os responsáveis pela nota informativa são os estudantes Beatriz Vieira do Nascimento, Guilherme Tonelli Silveira e Luiza Pereira Salto, com apoio e revisão dos epidemiologistas Jonas Brant, Marcela Santos, Mauro Sanchez e Zênia Guedes. Essa é uma ação da Epi-Ride, da Sala de Situação de Saúde da UnB, em parceria com a Força-tarefa TiLS Covid-19, coordenada pela ProEpi, com o apoio da Skoll Foundation.
A variante Delta também foi o tema da Noite Epi, realizada no dia 19 de agosto. O encontro contou com 119 pessoas ao vivo, de sete países e 152 municípios brasileiros. O conteúdo está disponível em nosso canal no YouTube e pode ser acessado aqui.