A tutoria da Força-tarefa TiLS Covid-19 é mais uma forma de apoiar profissionais de saúde no enfrentamento à pandemia, com apresentação e esclarecimento de dúvidas sobre temas como painel de monitoramento de dados e análises espaciais, por exemplo. As sessões são gratuitas, com duração média de uma hora e abertas a todos os interessados, bastando apenas o registro prévio para participação ao vivo pela plataforma Zoom.
Somente no mês de julho, foram realizadas dez sessões de tutoria, com 338 inscritos. Além do Brasil, tivemos participantes de Cabo Verde, Guiné Bissau, Paraguai, Peru e Portugal. As atividades continuam em agosto, alcançando cada vez mais pessoas.
Segundo a coordenadora do Eixo de Mentoria da Força-tarefa TiLS Covid-19, Yara Cavalcante, “a proposta é mostrar o como fazer, sempre utilizando ferramentas livres (softwares gratuitos), como QGIS, Power BI, Epi Info, etc. A tutoria foi pensada como um momento para ensinarmos o passo a passo de algumas análises e tirarmos dúvidas dos municípios, além de ser um espaço rico para a troca de experiências entre os participantes”.
Nessa segunda, dia 9 de agosto, o tutor Levi Feijão mostrou como funciona a elaboração de um painel de monitoramento utilizando o Power BI. Feijão apresentou o passo a passo utilizando como base municípios do Ceará, com a criação de mapas de formas, sugerindo critérios, filtros e configurações para o software. Com os ensinamentos indicados pelo tutor, a ideia é possibilitar a visualização, por meio dos mapas, de informações e dados epidemiológicos de contaminação ou positividade para Covid-19, por exemplo, em uma região específica. A sessão ainda discutiu como o Power BI pode ser aplicado para elaboração de mapas para apoiar a vigilância em saúde em outros tipos de doenças.
Participe das sessões de tutoria
Na próxima segunda, dia 16 de agosto, às 2 pm (GTM-3), haverá mais uma oportunidade para conhecer mais sobre o assunto e esclarecer dúvidas com o tutor Levi Feijão. A sessão dará continuidade ao tema elaboração de mapas no Power BI para visualização espacial. As inscrições podem ser feitas aqui.
Além da possibilidade de participação ao vivo via plataforma Zoom, as sessões são disponibilizadas no canal do YouTube. Temas específicos sobre painel de monitoramento e análises espaciais são apresentados e discutidos pelos técnicos e especialistas da força-tarefa. Confira a playlist completa das edições anteriores clicando aqui.