Entre as diferentes estratégias elaboradas pela Força-tarefa TiLS Covid-19, estão aquelas que visam o suporte direto às equipes locais de saúde, como os painéis de monitoramento da Covid-19. As informações contidas no painel podem subsidiar e orientar a tomada de decisão dos gestores e profissionais de saúde na resposta coordenada à pandemia.
Ao integrar a Força-tarefa TiLS Covid-19, o município passa a ter acesso, gratuitamente, ao painel personalizado com os dados locais, com uma visualização de indicadores importantes do contexto epidemiológico, análises demográficas e de cobertura de vacinação. A ferramenta é composta por 30 indicadores que contemplam as informações sobre o cenário epidemiológico, operacionalização da vigilância epidemiológica, estrutura dos serviços, processos e resultados das atividades das equipes locais de saúde.
Segundo o responsável pela área de tecnologia da informação da ProEpi, Rogério Carminé, a ferramenta é centrada no uso de dados abertos no nível municipal disponibilizados pelo Ministério da Saúde, como e-SUS Notifica, Sivep Gripe, Campanha de Vacinação Covid e Ocupação Hospitalar, além de Boletins Municipais de Saúde. Trata-se de uma construção colaborativa que proporciona novas perspectivas para o monitoramento da pandemia no nível municipal.
Painel como ferramenta importante para as equipes locais
“Os painéis foram elaborados via o software chamado Power BI, pensando na sustentabilidade do nosso apoio com a utilização de softwares livres, que não geram custos para os municípios”, explica Yara Cavalcante, coordenadora do eixo de Mentoria da Força-tarefa TiLS Covid-19. A atualização é diária de dados por meio de processos automatizados e com a integração de bases de dados, como os do Ministério da Saúde com o Open DataSus.
Essa ferramenta contribui para otimizar a análise de dados e a obtenção de informações com uma maior riqueza de detalhes e em uma perspectiva focada no monitoramento da pandemia no nível municipal. Por ter uma alimentação automática, o uso não demanda esforço da equipe para atualização e também não gera custos aos governos locais. Ele ainda é personalizado para os municípios que fazem parte da força-tarefa, em uma construção de forma colaborativa entre os especialistas da força-tarefa e a equipe conforme as demandas elencadas pelo município. Os profissionais recebem todo o treinamento que é focado no desenvolvimento de capacidades locais e na autonomia dessas equipes.
Acesse os conteúdos disponíveis on-line sobre o tema
O lançamento do painel de visual de monitoramento de dados da Força-tarefa TiLS Covid-19 encantou os participantes da 7ª Noite Epi, realizada em maio. Atualmente, contempla mais de cem municípios da Força-tarefa TiLS Covid-19. Assista à Noite Epi no canal da ProEpi no YouTube.
Detalhes sobre o seu funcionamento também são trabalhados semanalmente nas Sessões de Tutoria sobre o tema. As tutorias são gratuitas, com duração média de uma hora e abertas a todos os interessados por meio deste link. Além da possibilidade de participação ao vivo via plataforma Zoom, as sessões são disponibilizadas no canal do YouTube. Temas específicos sobre painel de monitoramento, rastreamento de contatos e análises espaciais são apresentados e discutidos pelos técnicos e especialistas da força-tarefa. Confira a playlist completa das edições anteriores.
Realização
A Força-tarefa para a Tecnologia e Inteligência Local em Saúde, a TiLS Covid-19, é uma iniciativa mobilizada pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo, a ProEpi. Seu objetivo é apoiar as equipes locais de saúde de municípios no Brasil e América Latina, países africanos de língua portuguesa e grupos populacionais como as comunidades tradicionais, para o fortalecimento de suas estruturas de resposta à pandemia. Para isso, a iniciativa trabalha com o desenvolvimento de capacidades para o reforço da inteligência epidemiológica local e o uso de tecnologias sustentáveis na resposta a essa emergência de saúde por meio da preparação dos seus profissionais da linha de frente, com foco na vigilância em saúde.
Além da coordenação da ProEpi, a iniciativa conta com a parceria da Sala de Situação de Saúde da UnB e o financiamento da Skoll Foundation. Fundada pelo empresário do Vale do Silício Jeff Skoll em 1999, a Skoll Foundation investe, conecta e promove empreendedores sociais e parceiros inovadores que os ajudam a solucionar os problemas mais urgentes do mundo.
Acompanhe também as novidades da Força-tarefa TiLS Covid-19 pelas redes sociais da ProEpi: no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.