Uma das estratégias é a oferta do curso Uso do MS Excel como Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Epidemiológicos
A análise de dados com uso de ferramentas eletrônicas passa a ser um dos focos estratégicos da Força-tarefa TiLS Covid-19 para apoio aos municípios no enfrentamento à pandemia. A análise de dados é a fase fundamental para identificação da situação de saúde de um local, e o uso de planilhas, como o software Microsoft Excel®, pode auxiliar gestores e profissionais de saúde nesse processo.
A Força-tarefa TiLS Covid-19 oferece um leque de atividades sobre o tema, como o curso sobre o uso de Excel específico para análise de dados de saúde, Sessão ECHO, ProEpi Live e três episódios do ProEpi Cast sobre o tema. O objetivo é o desenvolvimento de capacidades das equipes locais de saúde.
A análise de dados por meio de softwares já vem sendo trabalhada de diversas formas pelas equipes da Força-Tarefa TiLS Covid-19 e da ProEpi. Vale citar os módulos 6 e 7 do curso de Sala de Situação, que contam com temas de interpretação de dados, apresentação de informação e prática no Data Studio, que tem como base os conhecimentos do Excel.
Curso de Excel
O curso “Uso do MS Excel como Ferramenta de Apoio à Análise de Dados Epidemiológicos” tem o diferencial de ser adaptado especialmente para as demandas de profissionais de saúde. Ele será lançado em 30 de junho por meio de plataforma de ensino digital. A carga horária é de 30h, divididas em dez aulas.
Trata-se de um curso teórico-prático, com a proposta de extensa realização de exercícios que poderão auxiliar na capacitação de profissionais com envolvimento em Vigilância em Saúde e Vigilância Epidemiológica no uso de Planilhas Eletrônicas (como o Microsoft Excel®) no cálculo, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde. Serão abordados temas como: conceitos e funções do Excel; formatação de células e tabelas; cálculos via operadores matemáticos (inclusive estatísticos); cálculos por meio de funções; formatação de banco de dados; uso e configuração de filtros; formatação de tabelas e gráficos dinâmicos.
Conheça outros cursos da Força-Tarefa TiLS Covid-19 e da ProEpi já disponíveis.
CursosSessão Echo
No dia 15 de junho, o epidemiologista Levi Feijão coordenou a Sessão ECHO sobre o tema uso de planilhas eletrônicas para análise de dados de vigilância epidemiológica. O conteúdo pode ser conferido aqui.
Já no dia 29 de junho, também às 7 pm (GTM-3), haverá mais uma Sessão ECHO. A palestrante será a enfermeira com doutorado em Saúde Materno Infantil, Cristina Heinzle, que abordará a importância da comunicação eficaz de dados de saúde.
A iniciativa é coordenada pelo Projeto ECHO do Centro de Ciências da Saúde da Universidade de Novo México (EUA), em parceria com a ProEpi e a Força-tarefa TiLS Covid-19. As inscrições podem ser feitas pelo seguinte link. O registro feito em uma Sessão ECHO anterior libera o acesso a todas as edições deste ciclo.
ProEpi Live
Com foco no tema de Análise de dados na vigilância epidemiológica, a próxima edição da ProEpi Live será na semana seguinte, no dia 22 de junho. O tema será Ferramentas de análise de dados para a vigilância: descomplicando o Excel, com o farmacêutico e epidemiologista de campo Josafá do Nascimento Cavalcante Filho.
O formato da ProEpi Live se aproxima de uma aula, com a apresentação inicial do conteúdo e o debate e a troca de experiências entre os participantes. Inscreva-se no seguinte link.
Noite Epi
Quinzenalmente, às quintas-feiras, são realizadas edições da Noite Epi, com umtema bem delimitado e interação entre os participantes -colaboradores da Força-tarefa TiLS, parceiros, profissionais de saúde dos municípios, voluntários, membros da ProEpi e pessoas interessadas em epidemiologia em serviço. No dia 24, às 7 pm (horário de Brasília GMT – 3), a Noite Epi será sobre experiências de uso de planilhas eletrônica: auxílio na organização e padronização dos dados. A Noite será conduzida pela epidemiologista e Coordenadora de Ensino da Força-tarefa TiLS Covid-19, Marcela Santos, com relatos de diferentes situações. Participe pelo Zoom ou acompanhe pelo nosso canal Youtube.
ProEpi Cast
Outra estratégia da Força-tarefa TiLS Covid-19 para trabalhar o assunto são episódios especiais do ProEpi Cast. É um podcast que, a cada semana, busca aprofundar um tema específico ligado à epidemiologia em serviço. Mais uma oportunidade para se aprofundar no tema de análise de dados e como utilizar essas ferramentas na rotina de trabalho da vigilância epidemiológica.
Todas essas ações são gratuitas e on-lines. As iniciativas são executadas pela Força-tarefa TiLS Covid-19, coordenada pela ProEpi, em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília e apoio da Skoll Foundation. Acompanhe também as novidades pelas redes sociais da ProEpi: no Instagram, no Facebook e no LinkedIn.