Força-tarefa TiLS e o rastreamento de contatos

Diversas opções para auxiliar profissionais de saúde no controle da transmissão da Covid-19

Uma importante estratégia de resposta às emergências em saúde pública causada pela Covid-19, o rastreamento de contatos possibilita a detecção precoce de novos casos e surtos da doença no território. Este é um dos temas centrais trabalhados pela Força-tarefa para a Tecnologia e Inteligência Local em Saúde (TiLS Covid-19) durante o mês de maio, com a oferta de diversas estratégias que visam esclarecer os profissionais de saúde sobre como aplicar técnicas e utilizar ferramentas a fim de interromper cadeias de transmissão de doenças infectocontagiosas. Conheça e aproveite as nossas ações!

Curso

O rastreamento de contatos para o enfrentamento a doenças infecciosas é o tema do novo curso da Força-tarefa TiLS Covid-19 para auxiliar profissionais das equipes locais de saúde  no combate ao coronavírus. No conteúdo, estão descritos métodos e ferramentas de rastreamento de contatos, como o software Go.Data, que é de livre acesso. A atividade é gratuita, totalmente on-line e possui carga horária de 10h/a.

Inscrever-se

 

Sessão Echo

Atividade interativa e síncrona, a Sessão Echo é realizada em parceria com o Instituto Echo, via projeto “Um olhar para a saúde pública”. São atividades quinzenais focadas na problematização e em estudos de casos, que trazem situações enfrentadas pelos profissionais de saúde da linha de frente. Nelas, um tema é analisado permitindo o estudo e a interação entre os participantes para a análise das melhores práticas e soluções para o caso que podem ser aplicadas conforme a realidade de cada município. A primeira sessão do ciclo ECHO será no dia 18 de maio, com a participação de Zênia Guedes. Inscrições aqui.

 

ProEpi Live

O diferencial da ProEpi Live é que a sua proposta se aproxima a uma aula voltada para o público interessado em temas atuais da epidemiologia em serviço. O conteúdo é mais aprofundado para que os participantes mergulhem no tema do rastreamento de contatos. A próxima ProEpi Live está programada para o dia 25 de maio, terça-feira, com o epidemiologista Mauro Sanchez. O tema será o papel da atenção primária no rastreamento de contatos.

ProEpi Cast

Imagina um conteúdo epidemiológico aprofundado e disponibilizado de forma acessível e em áudio? Assim é o ProEpi Cast! Um podcast da ProEpi que, a cada semana, busca aprofundar um tema específico ligado à epidemiologia em serviço. O lançamento de cada episódio ocorre às sextas. Nos dias 14, 21 e 28 de maio, o ProEpi Cast delineia o rastreamento de contatos. Acompanhe, curta e compartilhe via nossas redes sociais.

Noite Epi


Todas as quintas-feiras, são realizadas edições da Noite Epi, com um  tema bem delimitado e interação com público, que são os colaboradores da Força-tarefa TiLS, parceiros, profissionais da vigilância dos municípios que fazem parte da estratégia, voluntários, sócios da ProEpi e o público em geral interessado em epidemiologia em serviço. No dia 13, serão apresentados os detalhes e avanços da Rede TiLS nas cooperações técnicas com os municípios. 

Quinta-feira, 13 de maio

7pm (horário de Brasília GMT – 3) 

Participe pelo Zoom ou acompanhe pelo nosso canal Youtube.  

 

Materiais Técnicos

Nas cartilhas ProEpi, os temas são trabalhados de forma didática e objetiva, possibilitando uma consulta rápida. Em maio, será lançada uma Cartilha Rastreamento de Contatos, com indicação de passos para a realização desta importante atividade de vigilância que permite o encerramento de cadeias de transmissão da Covid-19. 

Já o Guia ProEpi possui um conteúdo mais técnico e aprofundado sobre o Rastreamento de Contatos. Trata-se de um material mais completo e que busca esmiuçar o assunto por meio de uma revisão bibliográfica que aborda conceitos-chave, ferramentas, situações de risco, investigação, além de sugestões de entrevistas, listagens, fluxogramas e abordagens para casos de isolamento e quarentena, por exemplo. O material está em processo de finalização e será lançado em Português e Espanhol.

Todas essas ações são executadas pela Força-tarefa para Tecnologia e Inteligência Local em Saúde (Força-tarefa TiLS Covid-19), coordenada pela Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo – ProEpi, em parceria com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília e apoio da Skoll Foundation.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.