Especial carnaval | Rastramento de contatos, você sabe o que é?

Para a epidemiologia, o rastreamento de contatos é a identificação de todas as pessoas que tiveram contato com um indivíduo infectado com determinada doença. 

Essa estratégia busca detectar e monitorar os contatos sociais, familiares e profissionais que tiveram contato com um caso confirmado objetivando controlar a transmissão, que é sustentada através da quarentena imediata. O rastreamento de contatos também permite que as áreas (ou eventos) de alto risco sejam identificadas e que sejam implementadas medidas preventivas; também facilita que os profissionais da saúde consigam caracterizar melhor a situação e consigam elaborar recomendações de saúde pública, garantindo a aplicação oportuna de contramedidas de resposta.

  • O indivíduo infectado deve alertar os contatos sobre a possibilidade de infecção para que eles busquem, em uma unidade de saúde, informações e orientações sobre o que fazer. 

A estratégia se destacou durante o combate à Covid-19, mas é utilizada para enfrentar outras  doenças infecciosas.

Carnaval

Essa época festiva do ano atrai multidões para as ruas e pode turbinar a disseminação de infecções devido à proximidade das pessoas, grande circulação de partículas respiratórias, contato sexual desprotegido, compartilhamento de copos etc. Nessa época, além dos agentes etiológicos que já estão em circulação, também é necessário estar atento às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As ISTs são contraídas durante a relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada. De acordo com o Ministério da Saúde, possuir alguma IST aumenta em até 18 vezes a chance de infecção pelo HIV, pois as infecções causam lesões nos órgãos genitais, que ficam ainda mais vulneráveis ao contato com secreções e sangue.

Nem sempre uma pessoa infectada apresenta sintomas e, às vezes, ela pode nem saber que está infectada. Prevenir é a melhor escolha!

  • Um dos fatores indispensáveis que deve ser observado para o rastreamento de contatos é o período de transmissibilidade de uma doença. Trata-se do intervalo de tempo em que o agente etiológico (causador da doença: vírus, bactéria ou fungo) pode ser transmitido, de forma direta ou indireta, de um indivíduo infectado a um indivíduo saudável. Esse intervalo varia de acordo com os sintomas e gravidade da doença.

Quer saber mais sobre rastreamento de contatos? Acesso nosso curso online gratuito! Ele está disponível em português e em espanhol e possui certificado de conclusão.

Texto por Náthali Abreu

Fontes

Ministério da Saúde, 2021

Acesse em: https://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2021/04/Apresentacao-Estrategia-RASTREAR-OPAS-1.pdf

Veja Saúde, 2020

Acesse em:

https://saude.abril.com.br/medicina/rastreamento-de-contatos-o-que-e-e-como-ele-ajuda-a-conter-o-coronavirus/

Minsitério da Saúde, 2022

Acesse em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2020/fevereiro/vai-pular-carnaval-use-camisinha-e-previna-se-contra-infeccoes-sexualmente-transmissiveis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.