Desde o ano de 1992, o dia 10 de outubro é considerado o Dia Internacional da Saúde Mental e possui o intuito de demonstrar a importância dos cuidados para com ela. O conceito de saúde diz respeito a um estado de completo bem-estar físico, mental e social, definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a saúde mental uma prioridade e, portanto, precisamos estar atentos aos sintomas de alerta, como alteração no sono, na alimentação, na disposição interna, nas relações, nas atividades escolares e laborais etc.
O documento da OMS chamado The WHO Special Iniciative for Mental Health (2019-2023) alerta para a necessidade de investimentos em diversas frentes para garantir o acesso de toda a população mundial aos recursos de educação e tratamento em saúde mental.
- Avanços nas políticas públicas e nas garantias de direitos fundamentais;
- Aumento da conscientização por meio de informações e diálogo;
- Diminuição do preconceito e dos estigmas relacionados à saúde mental;
- Acesso a tratamentos de saúde de qualidade;
- Pesquisas acerca de novos tratamentos e promoção de melhorias nos tratamentos existentes.
A saúde mental é uma das áreas mais negligenciadas da saúde pública. Cerca de 1 bilhão de pessoas vivem com transtorno mental, 3 milhões de pessoas morrem todos os anos devido ao uso nocivo do álcool e uma pessoa morre a cada 40 segundos por suicídio. E agora, bilhões de pessoas em todo o mundo foram afetadas pela pandemia de COVID-19.
Em todos os países a pandemia teve um grande impacto na saúde mental das pessoas. Alguns grupos, incluindo profissionais de saúde e outros trabalhadores da linha de frente, estudantes, pessoas que vivem sozinhas e aqueles com problemas de saúde mental pré-existentes, foram particularmente afetados.
Considerado o ‘mal do século 21’, o transtorno depressivo acarreta diversos sofrimentos e pode levar ao suicídio. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
É hora de capitalizar essa energia renovada entre os líderes governamentais para tornar realidade o atendimento de saúde mental de qualidade para todos. O Dia Mundial da Saúde Mental é uma oportunidade para governantes, organizações da sociedade civil e muitos outros falarem sobre os passos que já estão dando e que pretendem dar em prol da causa.
Texto por Mayara Lopes
Referências:
MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2021
Leia mais em: https://bvsms.saude.gov.br/saude-mental-para-todos-vamos-torna-la-realidade-10-10-dia-mundial-da-saude-mental/
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO
Leia mais em: https://cepad.ufes.br/conteudo/10-de-outubro-dia-internacional-da-saude-mental
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ, 2021
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS), 2019
Leia mais em: https://www.who.int/publications/i/item/special-initiative-for-mental-health-(2019-2023)