04 de outubro | Dia Nacional do Agente Comunitário de Sáude e do Agente de Combate a Endemias

O agente comunitário de saúde (ACS) e o agente comunitário de controle de endemias (ACE) são responsáveis pela integração dos serviços de saúde com a comunidade. Entre as suas atividades estão as ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, que são desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de prevenir doenças e promover a saúde.

O ACS e o ACE formam equipes que devem estar vinculadas às Unidades de Saúde (UBS) e o número de agentes por equipe é definido com base na população, demografia, epidemiologia e socioeconomia, de acordo com a definição local. Para cobrir a maior área territorial possível, são seguidos os critérios da Política Nacional da Atenção Básica e cada UBS é responsável por uma microárea de até 750 pessoas.

A população sob responsabilidade da equipe é cadastrada e acompanhada para que suas necessidades de saúde sejam atendidas. O trabalho de reconhecimento do território, da população, dinâmica familiar e social é uma ferramenta essencial para planejar, acompanhar e avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas na comunidade.

  • O agente comunitário de saúde é o responsável pela integração dos serviços de saúde com a comunidade.
  • Eles integram equipes que são vinculadas às UBS e o número de agentes por equipe é definido com base na população, demografia, epidemiologia e socioeconomia, de acordo com a definição local. 
  • Os dados obtidos através do trabalho do agente são essenciais para a avaliar a eficiência das ações que estão sendo desenvolvidas.

Referência: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.