A testagem dos usuários que utilizam o terminal rodoviário do sistema de transporte urbano e passageiros e usuários do aeroporto de Vitória, da região metropolitana do Espírito Santo, visa a identificação dos infectados para que sejam adotadas medidas preventivas tais como o isolamento dos casos positivos e suspeitos. Essa iniciativa visa à redução da cadeia de transmissão e à mitigação dos efeitos ocasionados pela Covid-19.
Intervenção em saúde realizada por residentes e profissionais da saúde por meio de testagem em massa, por apresentação espontânea, iniciada em 18 de junho de 2021, até a presente data (09/09/2022).
Metodologia utilizada: testes rápidos de pesquisa de antígeno nos terminais com swab nasal e em outros locais de alto fluxo, como Faculdades, Universidade Federal e Ceasa, aeroporto de Vitória, uso de RT PCR. As duas metodologias permitem avaliar o percentual de positividade para Covid-19. A testagem iniciou de segunda à sábado, das 8h às 20 horas, nos meses de junho de 2021 a maio de 2022, recentemente a testagem está mantida de segunda a sexta-feira de 8h às 17h nos terminais e Universidade e no aeroporto, o serviço é ofertado 24h/dia. Os dados de cada indivíduo testado são prontamente registrados no e-SUS (Sistema de Informação da Vigilância em Saúde) e no GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), além das etapas de entrevista, cadastro no sistema, procedimento e entrega do resultado.
No início das testagem os indivíduos positivos recebiam orientações pelos profissionais e eram levados com transporte oferecido pela Secretaria da Saúde dos municípios aos seus lares de maneira a evitar a utilização dos ônibus e infectar outros indivíduos. Para a execução da ação de testagem os residentes e profissionais de saúde receberam ainda treinamento de campo.
O percentual de indivíduos positivos assintomáticos nos transportes públicos é um fator a ser considerado devido à aglomeração no interior dos coletivos: trata-se de uma ocorrência altamente propícia à transmissão da Covid-19. A maioria dos positivos reportou algum sinal ou sintoma sugestivo da doença.
O fornecimento de testes e demais materiais é diário e todas as atividades são supervisionadas por profissionais da Vigilância em Saúde.
Estamos em momento de queda sustentada no Espírito Santo, com positividade de 2% para a Covid-19, porém, a pandemia ainda não acabou e precisamos manter as estratégias.
- Os dados obtidos são de extrema importância para a análise da eficácia e eficiência das medidas adotadas pelas equipes de saúde. Eles permitem que sejam realizadas melhorias e adaptações dos métodos, caso seja necessário, ou que seja mantido o protocolo que está sendo seguido – quando os resultados obtidos são satisfatórios. Esses resultados positivos são possíveis graças à vigilância epidemiológica, que busca sempre garantir a segurança da população.
Orlei Cardoso é especialista em direito sanitário e em gestão pública de saúde. É Gerente Estadual de Vigilância em Sáude do Estado do Espírito Santo. Orlei é sócio da ProEpi. O profissional escreveu o presente artigo como contribuição ao Mês do Epidemiologista de Campo da ProEpi bem como compartilhar os resultados conosco.