ProEpi se reúne com parceiros da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN/OMS)

No dia 28 de janeiro, a Associação Brasileira de Epidemiologia de Campo (ProEpi), participou de reunião com os parceiros brasileiros da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN/OMS) na sede do Ministério da Saúde (MS) em Brasília/ DF. O encontro contou com a presença de representantes do Ministério da Saúde (MS), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), do Instituto Evandro Chagas (IEC) e da ProEpi.

O encontro ocorreu um dia após o treinamento promovido pela GOARN com o tema “ Introdução à resposta internacional a surtos com a Rede Global de Resposta a Surtos (GOARN/ OMS)” na sede da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/ OMS) também em Brasília, e teve como objetivo discutir as possibilidades de atuação em rede entre os parceiros da GOARN no Brasil. Com a emergência das questões climáticas, a articulação dos parceiros é fundamental na coordenação dos esforços no combate aos desafios impostos principalmente pelas arboviroses. 

Para a presidente da ProEpi, a epidemiologista Sarah Mendes D’Angelo, a reunião foi fundamental para pensar em estratégias multidisciplinares a fim de direcionar os esforços em emergências em saúde: 

“A importância para essa atuação em rede com parcerias internacionais é pensar na multidisciplinaridade, pensar na abrangência de expansão territorial, na capacidade de estar em várias instâncias, porque cada área, cada instituição tem a sua formatação de alcance, o seu potencial de articulação tanto no setor governamental como no não governamental”, destaca a presidente da ProEpi

Além de ressaltar o papel complementar dos parceiros, a epidemiologista também traz a importância de cada vez mais trabalhar de forma articulada, visto que os desafios a serem enfrentados não serão fáceis:

“Especialmente agora que nós estamos vivendo grandes emergências relacionadas ao impacto das mudanças climáticas, do calor extremo e de outras situações relacionadas ao clima, é muito mais mandatório neste momento que diversas instituições estejam alinhadas quanto à detecção precoce. E resposta oportuna a esses cenários. Então essa é basicamente a principal importância dessa articulação entre diversas instituições.”

ProEpi e GOARN: uma parceria de longa data

A ProEpi tem orgulho de ser parceira da Rede Global de Alerta e Resposta a Surtos (GOARN/ OMS) desde 2016. Na época, a associação começou a realizar os treinamento de resposta ofertados pela rede, realizados na época no México e em Genebra. Desde então, a ProEpi já enviou cerca de 23 profissionais para apoio em diversos países, dentre os quais destacam-se: Angola, Bangladesh, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Ruanda, São Tomé e Príncipe, entre outros.

Para Sarah Mendes, a ProEpi desempenha um papel fundamental no fortalecimento da vigilância em saúde, visto que independente de governos e gestões, o propósito de capacitar os profissionais em saúde pública continua vigente:

“ Então, a cada mudança de governo, a cada ciclo eleitoral, a cada ciclo de gestão, tende-se que as instituições governamentais se adaptem, se adequem, criem a sua resiliência. Enquanto isso, a ProEpi segue fortalecendo a rede, estando disponível para adquirir experiência com as mudanças de gestão, com as mudanças de padrão de organização. Basicamente o que eu quero dizer é isso, que enquanto sazonalmente as instituições governamentais sofrem alterações, uma ONG como a ProEpi é consolidada no Brasil e também em países africanos.” 

Além disso, a profissional ressalta a expertise da ProEpi em quase 10 ano de parceria com a GOARN: 

“ Então isso ficou muito claro durante esse evento da GOARN, porque enquanto o ministério estava chegando ainda, muito tímido nas discussões, assim como as outras instituições também parceiras da GOARN agora no Brasil, a ProEpi já estava com uma experiência a ser compartilhada, diferente dessas instituições ainda recém ingressadas. E assim a gente vai se fortalecendo com as experiências que já temos em campo.”

Quer saber mais como foram as missões internacionais com nossos associados através da GOARN e outros detalhes sobre a parceria? Temos uma página inteira dedicada sobre o assunto! Acesse em: https://proepi.org.br/goarn/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.