Projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários promove oficina de uso da ferramenta ePHEM no Distrito Federal

Matéria por Matheus Ponte

No último dia 10 de julho ocorreu a oficina de uso da ferramenta ePHEM no Distrito Federal. A atividade foi desenvolvida para os profissionais de saúde da Região de Saúde Leste do Distrito Federal e do Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEVS) e aconteceu em dois turnos, pela manhã na Sala de Situação em Saúde da Universidade de Brasília e pela tarde no Centro de Frios e Imunização do Distrito Federal. 

A oficina ocorrida na UnB também contou com a participação de residentes de Vigilância em Saúde da Faculdade de Ciências da Saúde da instituição, enquanto o treinamento ocorrido no turno da tarde foi direcionado exclusivamente aos profissionais da vigilância em saúde da Região de Saúde Leste do Distrito Federal e o CIEVS. 

O encontro fez parte de uma das etapas no Brasil do projeto de pesquisa: Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários (GdS). A atividade teve como objetivo preparar os profissionais para o uso da ferramenta ePHEM com foco na Vigilância Baseada em Eventos de Base Comunitária para a implementação do piloto do projeto de pesquisa GdS. Além disso, fornecer informações aos profissionais e residentes atuantes na saúde pública do Distrito Federal sobre o escopo do projeto, seus impactos na vigilância em saúde bem como a aplicação prática da ferramenta Guardiões da Saúde – no reporte de sinais de alertas em saúde – e da ferramenta ePHEM  – na triagem e manejo dos sinais reportados através do aplicativo.

A oficina foi dividida em duas partes. A primeira consistiu na apresentação, parceiros envolvidos, proposta, objetivos e resultados esperados do projeto. Este primeiro momento foi ministrado pela secretária-executiva da ProEpi, Patrícia Paiva, e pela epidemiologista e associada ProEpi, Veruska Maia. Em um segundo momento foram apresentadas as funcionalidades do aplicativo Guardiões da Saúde, desde sua instalação, cadastro e reporte de sinais de alerta. De forma prática, os participantes da oficina puderam aprender como funciona a integração do aplicativo com a ferramenta ePHEM para a gestão dos dados obtidos através do reporte de sinais pelos líderes comunitários através da aplicação. Além disso, os profissionais puderam acessar a plataforma para, a partir de um estudo de caso, realizar a triagem e análise dos dados inseridos no aplicativo Guardiões da Saúde.

O caráter interdisciplinar da oficina, que reuniu profissionais de diversas áreas de atuação, demonstra ser um ponto positivo para Rogério Carminé, TI do projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários:

“Então, hoje temos disponível o manual [de uso da ferramenta] em PDF, mas nada como você ter uma experiência prática de utilizar a ferramenta baseada em cenários e você também ter uma visão do profissional de saúde, o epidemiologista, nessa oficina e também ter a participação de pessoas da informática que podem estar verificando, está contribuindo na parte de configuração, na parte de análise de dados, então isso eu vejo que foi um grande benefício, um grande diferencial”

Dentro do escopo do projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários, a oficina representa um passo em direção ao  fortalecimento das técnicas dos profissionais que, ao passarem pelo treinamento, serão capazes de receber os dados obtidos através do Guardiões da Saúde e analisar sua significância, impacto e, caso necessário, comunicar às autoridades de vigilância sobre a situação em saúde no território daquela liderança.

Sobre o ePHEM

A plataforma, desenvolvida pelo escritório regional da Organização Mundial da Saúde para o Medireterrâneo Oriental (EMRO) em parceria com o Escritório Regional Africano da OMS (AFRO) e demais instituições, é um software de código aberto para facilitar a gestão de emergência de Saúde Pública (PHEOCs) nos níveis nacional e subnacional. 

A plataforma possibilita aos gestores em saúde monitorar e manejar os dados em saúde a fim de elaborar respostas eficazes a surtos e emergências caso identificados. Como forma de melhorar a análise dos dados obtidos através do aplicativo, a equipe de TI do projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários foi responsável pela integração do ePHEM com o Guardiões da Saúde, iniciativa pioneira na américa latina visto que a ferramenta está em uso somente no continente africano e em países do oriente médio. 

“O ePHEM já é utilizado no Egito, Iêmen, Afeganistão entre outros países através do Escritório Regional da OMS no mediterrâneo oriental (EMRO) assim, a ferramenta já demonstrava um nível de maturidade e consolidação nestes países [no gerenciamento de dados em vigilância em saúde] que consideramos também utilizar a plataforma dentro da nossa solução [Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários]” diz Rogério Carminé, TI do projeto.

Assim, a ferramenta irá possibilitar uma análise sistemática dos dados reportados pelos líderes mapeados no âmbito do projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários para que assim a vigilância em saúde monitore, avalie e, se necessário, atue em um contexto de anormalidade  no contexto da vigilância em saúde nos territórios. 

Fique por dentro de tudo sobre o projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários, acesse o site: https://proepi.org.br/guardioes-lideres/

O projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários, em curso desde 2023, é uma parceria da ProEpi com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde  e UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). O UK-PHRST é uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido e a London School of Hygiene & Tropical Medicine, financiada com a ajuda do Ministério da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido. As opiniões expressas neste estudo não são necessariamente as do Ministério da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.