5 fatos sobre mosquitos e sua relação com a saúde pública

Hoje, dia 20 de agosto é o Dia Mundial do Mosquito! Você sabe o porquê?

Em 20 de agosto de 1897, o médico britânico Sir. Richard Ross fez uma descoberta que iria impactar as pesquisas em saúde pública para sempre. O médico encontrou o parasito da malária no estômago de uma fêmea do mosquito Anopheles, possibilitando a evidência de que os mosquitos transmitem malária entre humanos.

Para rememorar este momento na história, o Dia Mundial do Mosquito foi criado. A cada ano, a efeméride é uma oportunidade de conscientizar sobre os perigos das doenças transmitidas por mosquitos e quais os esforços necessários para combater a criatura mais mortal do mundo.

Hoje, após 125 anos da descoberta de Richard Ross, as doenças transmitidas por mosquitos matam mais de um milhão de pessoas e infectam cerca de 700 milhões a cada ano – quase a proporção de uma a cada 10 pessoas. 

As mudanças climáticas, globalização e urbanização têm acelerado o espalhamento das doenças transmitidas por mosquitos para outras regiões. Assim, a data é uma oportunidade de conscientizar sobre os riscos e impulsionar a tomada de decisão em todas as esferas. 

Em celebração ao Dia Mundial do Mosquito confira 5 curiosidades sobre os mosquitos e sua relação com a saúde pública:

  1. O mosquito é o animal mais mortal da Terra

É responsável por mais mortes humanas que qualquer outro animal. Anualmente, o mosquito causa cerca de um milhão de mortes ao redor do mundo por conta das doenças que transmite, o que o transforma em uma das principais ameaças à saúde pública.

  1. Cerca de 3 bilhões de pessoas estão em risco

Doenças transmitidas por vetores através de mosquitos como a malária, dengue e zika colocam em risco mais de 3 milhões de pessoas ao redor do mundo. Essas doenças são mais prevalentes em regiões tropicais e subtropicais mas podem se espalhar para outras áreas devido às mudanças climáticas.

  1. Cerca de 10 doenças são transmitidas por mosquitos

Os mosquitos são conhecidos por transmitirem mais de 10 doenças que impactam severamente a saúde humana, incluindo a malária, dengue, zika, chikungunya, febre amarela e a febre do Nilo ocidental. Cada uma dessas doenças impõem um desafio para os sistemas de saúde ao redor do mundo. 

  1. Prevenindo as doenças transmitidas por mosquito

A prevenção é chave para a redução da incidência de doenças transmitidas por mosquitos. Algumas estratégias efetivas incluem: o uso de redes de inseticidas; eliminação da água parada; aplicação de repelente e a implementação de programas de controle de vetores baseados em comunidades. As vacinas também estão disponíveis para algumas doenças como a febre amarela e a dengue. 

  1. O combate às doenças é global

Organizações internacionais como a OMS, OPAS, CDC entre outras, além de governos e comunidades são fundamentais no combate às doenças transmitidas por mosquitos. Investimentos em pesquisa, infraestrutura em saúde pública e em iniciativas de Uma Só Saúde são cruciais na redução do impacto destas doenças e na proteção de populações vulneráveis. 

Para saber mais:

A campanha deste ano do World Mosquito Program para o Dia Mundial do mosquito destaca os temas mais urgentes acerca das ameaças globais que as doenças transmitidas por mosquitos podem trazer. Para isso foram reunidos quatro experts de todas as partes do mundo para falar sobre diversos tópicos sobre o tema. São focados em: O impacto histórico dos mosquitos, a ameaça do surgimento dos mosquitos em novas regiões como resultado das mudanças climáticas, soluções inovadoras e o papel da tecnologia, e a importância do engajamento de comunidades e a conscientização da luta contra doenças transmitidas por mosquitos. 

Confira a série no YouTube do World Mosquito Program:

Texto por Matheus Ponte

Referências

Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Mosquito-Borne Diseases Acesse em: https://www.cdc.gov/niosh/topics/outdoor/mosquito-borne/

Gates Notes. The deadliest animal in the world. Acesse em: https://www.gatesnotes.com/Most-Lethal-Animal-Mosquito-Week

Poulin, R. (2011). Evolutionary ecology of parasites. Princeton university press

Roll Back Malaria Partnership. Global Malaria Overview. Acesse em: https://endmalaria.org/about-us/overview1#:~:text=The%20RBM%20Partnership%20to%20End,global%20response%20to%20the%20disease.

World Health Organization. Vector-borne diseases. Acesse em: 

https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/vector-borne-diseases

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.