Texto por Gabriella Lima
Edição: Matheus Ponte
No dia 30 de maio ocorreu o lançamento do projeto “Comunidade de práticas: fortalecimento da recolha, análise e comunicação de dados de saúde em Cabo Verde e Guiné-Bissau”. A Sessão de abertura foi realizada de forma on-line através da plataforma Zoom e reuniu profissionais de saúde do Brasil, de Guiné- Bissau, Cabo Verde e Estados Unidos.
Para compor a mesa de honra tivemos Sarah Mendes D’Angelo, presidente da ProEpi; Quinta Sanha Insumbo, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Guiné-Bissau (INASA); Maria da Luiz Lima, presidente do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde e Kimberly Koporc, Consultora Técnica Sênior do CDC, parceiro do projeto.
O encontro foi fundamental para lançar as bases para as futuras atividades do projeto, além de evidenciar a empolgação e entusiasmo dos conteudistas sobre o impacto do projeto frente aos desafios globais de saúde.
A presidente da ProEpi, Sarah Mendes, exaltou a parceria de longa data com a equipe do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) e sua felicidade em poder unir e trabalhar com países africanos de língua portuguesa na melhoria dos dados em saúde pública em Guiné-Bissau e Cabo Verde.
Fato também ressaltado pela presidente do INASA, a Dra. Quinta Insumbo, enfatizando que o tratamento de dados em saúde pública é fundamental na prevenção e controle de doenças:
Ao fim, a profissional estende os agradecimentos à ProEpi pela oportunidade de formar os profissionais da Guiné-Bissau e enfatiza que “este curso é um testemunho do compromisso da ProEpi de promover a saúde pública e melhorar as práticas de epidemiologia em todo o mundo.” disse a doutora.
O projeto “Comunidade de Práticas: Fortalecimento da coleta, análise e comunicação de dados de saúde em países africanos de língua portuguesa” faz parte de uma parceria entre a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné Bissau e Ministério de Saúde dos respectivos países, com o apoio da Vital Strategies e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de Atlanta.
A iniciativa é uma continuidade do projeto desenvolvido em 2022 para fortalecimento dos Boletins de Saúde Pública de ambos os países.
Nesse contexto, esse novo projeto busca melhorar a qualidade do dado e da informação em saúde por meio do fortalecimento do segundo ano do Boletim de Saúde Pública de cada país, instituindo a Comunidade de Prática que visa dar autonomia para a continuidade da estratégia de publicação dos cenários epidemiológicos dos países. O propósito este, reforçado pela presidente do Instituto de Saúde Pública de Cabo Verde, Dra. Maria da Luz Lima:
A profissional ainda ressalta que espera que essa rede de epidemiologistas seja fortalecida com o objetivo de melhorar o sistema de vigilância em saúde de Cabo Verde.
Gostou da iniciativa? Confira a aula magna em nosso canal do YouTube! Acesse:
Sobre a iniciativa
Este projeto é fruto de uma parceria entre a Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi), o Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) de Cabo Verde, o Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné Bissau e Ministério de Saúde dos respectivos países, com o apoio da Vital Strategies e do Centers for Disease Control and Prevention (CDC) de Atlanta.
Essa iniciativa é uma continuidade do projeto desenvolvido em 2022 para fortalecimento dos Boletins Nacional de Saúde Pública de ambos os países. Nesse contexto, esse novo projeto busca melhorar a qualidade do dado e da informação em saúde por meio do fortalecimento do segundo ano do Boletim Nacional de Saúde Pública de cada país, instituindo a Comunidade de Prática que visa dar autonomia para a continuidade da estratégia de publicação dos cenários epidemiológicos dos países.
Os profissionais de saúde e egressos dos programas de epidemiologia de campo de Cabo Verde e Guiné-Bissau são o público alvo das atividades que irão fortalecer a capacidade e habilidades em diversas áreas das epidemiologia, incluindo o processo de comunicação em saúde com informações, sistemáticas de qualidade e seguras.
Não perca nenhuma atualização sobre a Comunidade de Práticas! Acesse o site do projeto: https://proepi.org.br/comunidade-de-praticas/