Matéria por: Luiggi Fontenelle
No dia 08/06, sábado, o último encontro de mapeamento de lideranças da Região Leste de Saúde do Distrito Federal aconteceu em São Sebastião. O evento contou com o apoio do Instituto Múltiplas Atividades Sociais (IMAS), que recebeu a atividade, e também com a participação de sete lideranças comunitárias da região.
O projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários visa a elaboração de um sistema de vigilância baseada em eventos de base comunitária (VBE Comunitária) e depende do envolvimento ativo de lideranças. O objetivo do encontro foi mapear essas lideranças e instituições atuantes na comunidade de São Sebastião e do Jardim Botânico por meio de indicações dos participantes que já conhecem o território.
Na ocasião, os participantes foram apresentados ao projeto e convidados a refletir sobre como uma liderança pode contribuir para garantir melhorias em sua comunidade. Nesse momento de diálogo, os participantes destacaram o interesse e comprometimento com as questões comunitárias, sem perder de vista o respeito, responsabilidade e cooperativismo como atributos essenciais.
A reflexão sobre o papel das lideranças reforçou a importância do envolvimento da comunidade no projeto e nas questões locais de saúde. Vilson Batista, liderança de São Sebastião e um dos participantes do encontro, ressalta que quem atua na comunidade consegue identificar com maior facilidade pontos a serem melhorados. “Com os olhares atentos das lideranças comunitárias nas comunidades fica fácil evidenciar os problemas nos territórios, principalmente os que impactam negativamente na saúde da população”, diz ele.
Com o encerramento da etapa de mapeamento na Região Leste de Saúde do Distrito Federal, que envolveu as regiões administrativas do Itapoã, Jardim Botânico, Paranoá e São Sebastião, será possível seguir para a fase de qualificação das lideranças. Por meio deste processo serão identificados os interessados em seguir no projeto, que participarão da implementação da ferramenta de VBE Comunitária desenvolvida. Os próximos encontros terão caráter formativo, quando as lideranças aprenderão a usar a ferramenta e serão sensibilizadas quanto ao seu engajamento nas questões de saúde de suas comunidades.
—
O projeto Guardiões da Saúde – Líderes Comunitários, em curso desde 2023, é uma parceria da ProEpi com a Sala de Situação de Saúde da Universidade de Brasília, o Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde e UK Public Health Rapid Support Team (UK-PHRST). O UK-PHRST é uma parceria inovadora entre a Agência de Segurança da Saúde do Reino Unido e a London School of Hygiene & Tropical Medicine, financiada com a ajuda do Ministério da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido. As opiniões expressas neste estudo não são necessariamente as do Ministério da Saúde e da Assistência Social do Reino Unido.