Plano nacional de enfrentamento às Doenças Tropicais Negligenciadas. Como seria?

Hoje, 30 de janeiro é o Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas!

O que são?

As DTNs são um grupo de enfermidades causadas por uma variedade de patógenos (incluindo vírus, bactérias, parasitas, fungos e toxinas) e tem consequências devastadoras no âmbito da saúde, no social e econômico.

Estão entre as DTNs:

  • Doença de chagas;
  • Chikungunya;
  • Leishmaniose;
  • Dengue;
  • Raiva;
  • Hanseníase;
  • Esquistossomose;
  • Entre outras.

As doenças tropicais negligenciadas, em sua maioria, são prevalentes nas comunidades carentes de regiões tropicais, embora tenham um alcance geográfico maior. Estima-se que as DTNs afetam mais de 1 bilhão de pessoas, enquanto o número de pessoas que necessitam de intervenções para as DTNs esteja na faixa de 1.6 bilhões. A epidemiologia das Doenças Tropicais Negligenciadas é complexa e em grande parte relacionada a condições ambientais. Muitas delas são transmitidas por vetores, possuem reservatórios animais e estão associados a ciclos de vida complexos. Todos estes fatores fazem do controle das DTNs um desafio para a saúde pública. 

Por que “Negligenciadas”?

As DTNs são chamadas assim porque estão quase ausentes na agenda global de saúde. Não há a devida atenção no que se trata do atendimento médico, no desenvolvimento de medicamentos e de métodos diagnósticos. Mesmo hoje, quando o foco é na cobertura universal em saúde, as Doenças Tropicais Negligenciadas têm recursos limitados e são quase ignoradas quando se trata de investimento. Elas afetam as populações mais vulneráveis e perpetuam o ciclo da pobreza, reforçando maus resultados educacionais e a limitação de oportunidades profissionais, além de estarem associadas ao estigma e exclusão social. 

É necessário que os países integrem e priorizem as Doenças Tropicais Negligenciadas em seus planos de saúde no âmbito nacional e local com uma dedicação orçamentária garantido que o valor alocado seja proporcional com o impacto das DTNs na população. 

Os países devem se apropriar da agenda no combate às Doenças Tropicais Negligenciadas com o apoio de agentes regionais e globais. Essa atenção é essencial no alcance das metas de 2030 para as Doenças Tropicais Negligenciadas da OMS. 

A fim de fortalecer os países na resposta e combate às Doenças Tropicais Negligenciadas, confira 4 passos para a construção de um plano nacional de Doenças Tropicais Negligenciadas:

  1. Preparação e organização;

Revisão dos atuais planos de Doenças Tropicais Negligenciadas e o status dos programas de doenças, entender as prioridades nacionais em saúde, a carga das DTNs, o progresso em direção aos atuais objetivos e potenciais lacunas no futuro; mapear stakeholders (na saúde e além) e iniciativas relacionadas às Doenças Tropicais Negligenciadas; Estabelecer ou usar uma força tarefa existente para coordenar o planejamento estratégico das Doenças Tropicais Negligenciadas (incluir representantes dos níveis locais e de outros setores)

  1. Liste objetivos e estratégias:

Revise os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 2030 e o Roteiro Global de 2030 e use como base para estabelecer objetivos relevantes (e transversais) para cada doença levando em conta os objetivos já existentes e prazos; Desenvolva rascunhos de estratégias que levem em conta ações necessárias para o alcance das metas, ressaltando lacunas, barreiras e ações prioritárias. Podem incluir componentes como estimativa de investimento, modelo de colaboração e monitoramento e quadro de avaliação. Garanta que as estratégias estejam alinhadas às estratégias mais amplas de saúde no âmbito nacional. 

  1. Consulte e liste parceiros

Convoque ou integre os stakeholders em um comitê para todas as Doenças Tropicais Negligenciadas e inclua representantes de setores relevantes para revisarem as estratégias atuais e as propostas. Iniciar um diálogo de forma mais ampla com órgãos locais, regionais e globais, incluindo, por exemplo: secretarias municipais/ estaduais; OPAS, OMS, indivíduos e comunidades afetadas por DTNs. Use um mapeamento de stakeholders e de feedback para identificar o papel de cada um e os recursos.

  1. Refine o plano e as ações necessárias

Aperfeiçoe o plano nacional de Doenças Tropicais Negligenciadas a partir do feedback dos parceiros; defina os recursos e atividades necessárias (no âmbito nacional ou internacional) e destaque as lacunas ou barreiras; inicie ações para fechar essas lacunas. Integre o plano na estratégia nacional de saúde e assegure o comprometimento político necessário para a implementação do plano de DTNs. Alinhe a governança, colaboração e a estrutura do programa para garantir cumprimento de metas. Por fim dê início ao aprendizado contínuo e adapte a estratégia conforme novas descobertas.

Por afetar as populações mais vulneráveis, é essencial que a gestão pública atenda às demandas dessas populações a fim de eliminar as DTNs. Água segura, saneamento básico, a higiene, a preservação do meio ambiente e o controle de vetores são algumas ações úteis. 

Texto por Matheus Ponte

Com revisão de Náthali Abreu

Referências:

Agência Fiocruz de Notícias – AFN. Doenças Negligenciadas. Acesse em: https://agencia.fiocruz.br/doen%C3%A7as-negligenciadas

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde. “Agir agora. Agir juntos. Investir em DTNs”: 30/01 – Dia Mundial das Doenças Tropicais Negligenciadas. Acesse em: https://bvsms.saude.gov.br/agir-agora-agir-juntos-investir-em-dtns-30-01-dia-mundial-das-doencas-tropicais-negligenciadas/

NHR Brasil. Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). Acesse em: https://www.nhrbrasil.org.br/nhr-brasil/nossas-causas/doencas-tropicais-negligenciadas.html

World Health Organization. Ending the neglect to attain the Sustainable Development Goals A road map for neglected tropical diseases 2021–2030. Acesse em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240010352

World Health Organization. World Neglected Tropical Diseases Day. Acesse em: https://www.who.int/campaigns/world-ntd-day

World Health Organization. The road map targets for 2030. Acesse em: https://www.who.int/teams/control-of-neglected-tropical-diseases/ending-ntds-together-towards-2030/targets

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.