É o que diz a estimativa do Ministério da Saúde. Segundo Ethel Maciel, secretária de vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, a projeção do número de casos da doença este ano varia de 1,7 milhão até 5 milhões, com uma média de 3 milhões. As previsões foram feitas em uma parceria entre a pasta e o InfoDengue da Fiocruz.
Mas por que o aumento de casos?
Segundo Maciel, o aumento do número de casos de dengue se dá por diversos fatores, entre eles estão a intensidade do calor e da chuva e o ressurgimento recente dos sorotipos 3 e 4 do vírus no Brasil. Atualmente, os quatro sorotipos da doença (1, 2, 3 e 4) circulam no país, em uma situação considerada “incomum”, segundo a secretária de vigilância em saúde.
4 Fatos sobre a dengue
- É uma infecção viral causada pelo vírus da dengue, transmitida para os humanos através da picada do mosquito Aedes aegypti
- A dengue é característica de climas tropicais e subtropicais ao redor do mundo, em sua maioria em áreas urbanas e peri-urbanas.
- Enquanto muitas infecções pelo vírus da dengue são assintomáticas ou resultam em sintomas leves, a infecção pode muitas vezes causar sintomas graves ou mesmo levar à óbito;
- A prevenção e controle da dengue dependem principalmente do controle do vetor. Não há tratamento específico para a dengue. Assim, a detecção precoce e o acesso a tratamento medicamentoso adequado são mecanismos que diminuem drasticamente o risco de morte pela dengue.
Como sei se estou com dengue?
A maioria das pessoas com dengue não tem nenhum sintoma ou sintomas leves e melhoram no período de 1-2 semanas. Raramente a dengue pode ser severa e levar à morte.
A maioria das pessoas que contraem o vírus da dengue não vão apresentar sintomas. Mas aqueles que apresentarem, os sintomas mais comuns são febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e erupções cutâneas. Em sua maioria melhoram dentro de 1-2 semanas. Algumas pessoas desenvolvem complicações relativas à dengue e precisam ser hospitalizadas para um maior cuidado. Por isso, observar os sinais e sintomas é tão importante.
São alguns sintomas
A maioria das pessoas com dengue não têm nenhum sintoma ou sintomas leves e melhoram entre 1-2 semanas. Raramente, a dengue pode ser severa e levar à morte.
Se ocorrer sintomas, eles iniciam entre 4-10 dias após a infecção e duram por um período de 2-7 dias. Os sintomas podem incluir:
- Febre alta (40ºC);
- Dor de cabeça aguda;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor muscular e nas articulações;
- Náuseas;
- Vômito;
- Glândulas inchadas;
- Irritação na pele.
Em casos mais severos, alguns sintomas podem surgir depois que a febre passar, como:
- Dor abdominal aguda;
- Vômitos persistentes;
- Respiração ofegante;
- Sangramento nas gengivas e narizes;
- Fadiga;
- Inquietação;
- Sangue no vômito ou nas fezes;
- Sede;
- Pele pálida e fria;
- Sensação de fraqueza.
Diagnóstico e tratamento
A maioria dos casos de febre ocasionada pela dengue podem ser tratadas em casa com remédios para dor.
Não há tratamento específico para a dengue. O foco é no tratamento dos sintomas de dores.
Importante. Apesar do tratamento, em sua maioria, ser realizado para aliviar a dor com medicamentos. A automedicação não é recomendada. Alguns medicamentos podem agravar seu estado e levar a uma hemorragia grave.
No fim de 2023 o Ministério da Saúde incorporou a vacina contra a dengue no Sistema Único de Saúde (SUS). A aplicação da vacina conhecida como Qdenga, em um primeiro momento, será focada em público e regiões prioritárias.
Texto por Matheus Ponte
Revisão por Marcela Lopes Santos
Referências
Bio-manguinhos. Brasil pode ter até 5 milhões de casos de dengue em 2024. Acesse em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/br/noticias/3332-brasil-pode-ter-ate-5-milhoes-de-casos-de-dengue-em-2024
Ministério da Saúde. Ministério da Saúde incorpora vacina contra a dengue no SUS. Acesse em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2023/dezembro/ministerio-da-saude-incorpora-vacina-contra-a-dengue-no-sus
World Health Organization. Dengue and Severe dengue. Acesse em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/dengue-and-severe-dengue
O texto não está bem escrito. Há dubiedade em vários parágrafos além de repetitivo. Até erro de concordância do português! Dengue é uma doença antiga no Brasil e existem ótimos textos já escritos! Por que fazer um novo? Sugiro rever os antigos aproveitando-os o máximo possível Atenciosamente!
Olá, Carolina. Agradecemos muito o seu comentário. Gostamos de escrever os textos que vem para cá porque achamos construtivo, bom para o processo de aprendizagem e importante para aprimorar o pensamente crítico. Estamos em constante processo de aprendizagem (ainda bem!). Fizemos a revisão e seguimos a sua sugestão. Esperamos que você goste dos textos futuros e compartilhe novas fontes de informação junto às críticas construtivas.