6 princípios para a Comunicação de Crises e Emergências

Diferenças entre Comunicação de Crise e Risco.

Tipo de comunicaçãoComunicação de CriseComunicação de Risco Comunicação de crises e emergências
Quem comunica?Membro da organização impactada pela crise.Expert que não é diretamente impactado pelos resultados.Expert que é impactado pelos resultados.
Qual o timing?Urgente e inesperado.Antecipado com pouca ou nenhuma pressão de tempo. Urgente e inesperado.
Propósito da mensagemExplicar e persuadir.Permitir e incentivar a tomada de decisão.Explicar, persuadir e incentivar a tomada de decisão. 
Fonte: CERC, Crisis + Emergency Risk Communication. Centro de Controle de Doenças dos EUA.

O que é a Comunicação de Crises e Emergências?

Emergências podem atingir comunidades em instantes. Furacões, acidentes com substâncias químicas, bombas, pandemias e terremotos são algumas das emergências que podem ameaçar qualquer comunidade a qualquer tempo. Muitas vezes, a informação é o primeiro e único recurso disponível para as comunidades no início de uma emergência. Uma comunicação efetiva possibilita uma melhor resposta e recuperação da comunidade frente aos devastadores efeitos de uma emergência.

Por que a Comunicação de Crises e Emergências é importante?

“A mensagem certa no tempo certo vinda da pessoa certa pode salvar vidas”

Barbara Reynolds. PhD e ex senior advisor de Comunicação de Crises e Emergências do Centro de Controle e Doenças dos EUA (CDC)

Quando uma crise acontece, mesmo se antecipada, a mobilização de uma resposta à altura pode levar tempo. A situação deve ser avaliada e monitorada para possíveis danos e ameaças que podem surgir; recursos devem ser alocados; recursos humanos e materiais devem chegar à área atingida. Mas as pessoas atingidas pela emergência estão prontas para agir de imediato, por isso precisam ser informadas sobre a situação e como se manter seguras.

Aqui a comunicação de crises e emergências desempenha um papel fundamental ao prover o público com informações para uma melhor tomada de decisões no enfrentamento, na resposta e na recuperação desta emergência.

Em situações como essa, cada segundo importa, por isso confira 6 princípios norteadores para uma comunicação de crises e emergência mais efetiva:

  1. Seja o primeiro: Crises e emergências são sensíveis ao tempo. Comunicar a informação rapidamente é crucial. Para grande parte do público, a primeira fonte de informação muitas vezes se torna a fonte preferida.
  2. Seja certeiro: Precisão leva à credibilidade. Informação pode incluir o que é conhecido e o que não é e o que tem sido feito para preencher as lacunas;
  3. Tenha credibilidade: Honestidade e confiança não devem ser deixadas de lado durante um momento de crise.
  4. Mostre empatia: Emergências e crises criam um ambiente hostil e doloroso. O sofrimento deve ser reconhecido em palavras. Enfatizar o que as pessoas estão sentindo e os desafios que estão enfrentando fortalece a confiança e a conexão;
  5. Promova a ação: Demandar pessoas para fazerem tarefas significativas ajuda na diminuição da ansiedade, restaura a ordem e promove algum senso de controle.
  6. Demonstre respeito: Uma comunicação respeitosa é muito importante quando as pessoas estão vulneráveis. Uma comunicação respeitosa promove cooperação e conexão.

Com esses tópicos em mente ao desenvolver sua comunicação durante uma crise e/ ou emergência, você fortalece suas ações promovendo um ambiente colaborativo, harmonioso e seguro para você e para aqueles que estão diretamente afetados pela emergência.

Texto por Matheus Ponte

Referência:

Centro de Controle de Doenças dos EUA 

Acesse em: https://emergency.cdc.gov/cerc/ppt/CERC_Introduction.pdf

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