No último dia 8 de agosto, durante o I Diálogo Nacional das Associações de Pessoas Afetadas pela Doença de Chagas, o conselheiro da ProEpi, Alexandre Menezes foi condecorado com a Medalha Carlos Chagas de honra ao mérito em menção à sua contribuição para a saúde pública.
A premiação leva o nome do sanitarista Oswaldo Cruz, que durante sua trajetória dedicou-se ao estudos das doenças tropicais e descobriu o protozoário do gênero Plasmodium, causador da malária, e o parasita Trypanosoma Cruzi, transmissor da doença de Chagas. Carlos Chagas foi reconhecido internacionalmente por suas pesquisas e descobertas, recebendo prêmios e homenagens de vários países, entre eles, Alemanha, França, Portugal, Espanha, Itália, Inglaterra e Estados Unidos. Neste último, sendo condecorado com o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Harvard, sendo o primeiro brasileiro a obter tal feito.
A medalha tem como objetivo reconhecer o trabalho de cientistas de todo o Brasil em prol da saúde pública. A condecoração é oferecida pela Sociedade Brasileira de Higiene e Saúde Pública (SOBRAHSP), entidade que completou 100 anos em 2023 e tem como uma de suas finalidades promover e estimular estudos e pesquisas em HIgiene e Saúde Pública, propondo soluções em colaboração com os Poderes Públicos.
Alexandre é Bacharel em Ciências Biológicas pela UFRPE. Especialista Medicina Preventiva e Social-Fiocruz; Especialista em Epidemiologia de Campo-EPISUS/CDC Atlanta e MS-Brasil; Especialista em Metodologias Ativas para Residências em Saúde Coletiva- IEP/Hospital Sírio Libanês; Mestre em Saúde Coletiva. Gestor de Organização Social voltada para a causa da hanseníase e doenças tropicais negligenciadas a NHR Brasil.
Nós da ProEpi, temos orgulho e parabenizamos a conquista de nosso associado pelo reconhecimento de seu trabalho e de suas contribuições em prol da saúde pública!
#JuntosSomosMaisFortes
Texto por Matheus Ponte