Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo. O que são e como participar?

Os Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo, conhecidos internacionalmente como Field  Epidemiology Training Program (FETP), são uma capacitação em serviço para fortalecer a capacidade nacional em relação às ações de vigilância nas três esferas de gestão: municipal, estadual e federal.O programa também é uma ferramenta de capacitação frente às emergências em saúde pública e é dividido em três níveis: fundamental, intermediário e avançado.

No Brasil, o programa é chamado de Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS). As atividades foram iniciadas no ano de 2000 com nível avançado, progredindo para os demais níveis posteriormente e hoje possui os três níveis do treinamento. Sua criação deu-se à necessidade de fortalecimento da formação da epidemiologia de campo no país.

Os requisitos para a participação no programa variam de acordo com o país no qual será a capacitação; as inscrições são submetidas de acordo com o edital do programa, disponibilizado com antecedência nos canais de comunicação do Ministério da Saúde ou do estado.

Atualmente, são mais de 86 programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo em 165 países e territórios, incluindo o Brasil, Estados Unidos, Angola, Canadá, Afeganistão, Argentina, Colômbia, África do Sul, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. 

  • A ProEpi apoia o desenvolvimento do projeto tanto em São Tomé e Príncipe quanto em Cabo Verde; Lá, as siglas fazem referência ao respectivo nome do país: EpiSTP e EpiCV.

A ProEpi possui um programa de tutoria, cuja principal função é acompanhar e orientar o treinando na execução das tarefas propostas pela formação. Suas responsabilidades estão ligadas diretamente às  atividades previstas para o nível de formação (básico, intermediário ou avançado), provendo revisão técnica e orientação com o intuito de melhorar as competências de comunicação e em vigilância do profissional acompanhado.

Para ser tutor em qualquer programa, é necessário ser egresso de alguma turma, ter experiência em atividades de tutoria/monitoria, entre outros. A ProEpi lança chamadas periódicas para nossos associados. Caso não seja associado, saiba mais aqui.

Texto por Náthali Abreu

2 thoughts on “Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo. O que são e como participar?

    • Matheus Ponte says:

      Olá, maria. Nossos cursos são abertos, as inscrições podendo ocorrer a qualquer momento. Também temos cursos exclusivos para associados ProEpi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.