Janet Elizabeth Lane-Claypon nasceu em uma rica família inglesa na zona rural de Lincolnshire em 1877. Entrou na University College, Londres, em 1899, e recebeu seu diploma de bacharelado com honras de primeira classe em 1902. Recebeu seu DSc (doutor em ciências) em fisiologia em 1905 e seu MD (doutor em medicina) em 1910, tornando-se um dos casos pioneiros do fenômeno “doctor-doctor”.
Ela foi a primeira mulher a receber uma bolsa de pesquisa da British Medical Society. Sua pesquisa de doutorado (sobre a histologia do desenvolvimento do ovário e o controle hormonal da lactação) foi realizada nos laboratórios do renomado fisiologista Ernest Starling. Seu trabalho foi amplamente citado no livro de Marshall de 1910 sobre a Fisiologia da Reprodução, o primeiro livro sobre este tópico. Em 1907, Lane-Claypon ingressou na equipe do Lister Institute of Preventive Medicine, onde pesquisou a bacteriologia e a bioquímica do leite. Em 1909, ela recebeu uma bolsa Jenner do Instituto para estudar programas de saúde materno-infantil na Europa. Sua carreira subsequente envolveu pesquisa epidemiológica, administração educacional e defesa do bem-estar materno-infantil.
Seu artigo de 1926 citado por Mantel e Haenszel foi intitulado Um relatório adicional sobre o câncer de mama, com referência especial às condições antecedentes associadas .Este documento de 135 páginas descreveu um estudo de 500 casos hospitalizados e 500 controles. A metodologia (incluindo um questionário detalhado) foi meticulosamente descrita, e os dados foram exaustivamente analisados e interpretados por meio de tabelas de contingência e procedimentos estatísticos padronizados. Notavelmente, os resultados incluíram a maioria dos fatores de risco atualmente reconhecidos para o câncer de mama.
Lane-Claypon publicou 3 livros e 30 artigos, 2 dos quais (além do relatório sobre câncer de mama) podem ser considerados clássicos. Um artigo de 1912 avaliou o ganho de peso em bebês alimentados com leite de vaca fervido em comparação com o leite materno humano. O estudo usou pela primeira vez o desenho de coorte, usou t de Student para analisar os dados e controlou a confusão. Seu estudo de 1926 sobre a sobrevivência da cirurgia de câncer de mama levou em conta os riscos competitivos e usou uma análise de sobrevivência de tabela de vida.
Lane-Claypon casou-se aos 52 anos. As restrições ao emprego de mulheres casadas forçaram-na a deixar o serviço público, pelo que encerrou as suas atividades profissionais e mudou-se para o campo. Ela viveu tranquilamente com o marido até sua morte em 1967, aos 90 anos.
Fonte:
Journals.lww.com
Acesse em: https://journals.lww.com/epidem/Fulltext/2006/11000/Janet_Elizabeth_Lane_Claypon__A_Forgotten.17.aspx