O agente comunitário de saúde (ACS) e o agente comunitário de controle de endemias (ACE) são responsáveis pela integração dos serviços de saúde com a comunidade. Entre as suas atividades estão as ações domiciliares ou comunitárias, individuais ou coletivas, que são desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) a fim de prevenir doenças e promover a saúde.
O ACS e o ACE formam equipes que devem estar vinculadas às Unidades de Saúde (UBS) e o número de agentes por equipe é definido com base na população, demografia, epidemiologia e socioeconomia, de acordo com a definição local. Para cobrir a maior área territorial possível, são seguidos os critérios da Política Nacional da Atenção Básica e cada UBS é responsável por uma microárea de até 750 pessoas.
A população sob responsabilidade da equipe é cadastrada e acompanhada para que suas necessidades de saúde sejam atendidas. O trabalho de reconhecimento do território, da população, dinâmica familiar e social é uma ferramenta essencial para planejar, acompanhar e avaliar as ações que estão sendo desenvolvidas na comunidade.
- O agente comunitário de saúde é o responsável pela integração dos serviços de saúde com a comunidade.
- Eles integram equipes que são vinculadas às UBS e o número de agentes por equipe é definido com base na população, demografia, epidemiologia e socioeconomia, de acordo com a definição local.
- Os dados obtidos através do trabalho do agente são essenciais para a avaliar a eficiência das ações que estão sendo desenvolvidas.
Referência: MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009.