28 de agosto – Dia Nacional do Voluntariado

O Dia Nacional do Voluntariado foi instituído no Brasil pela Lei nº 7.352, em 28 de agosto de 1985, mas foi regulamentado somente na década de 1990 pela Lei nº 9.608.A definição da palavra voluntário é “que não é forçado, que só depende da vontade; espontâneo.” 

De acordo com a Lei 9.608/1998, o trabalho voluntário é definido como a atividade não remunerada prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a instituição privada de fins não lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

Se pensarmos na importância de ser voluntário, ela não está ligada, exclusivamente, a causar grandes impactos na vida dos favorecidos com o trabalho, mas também na nossa vida.

Ser um voluntário encoraja você a ser mais empático, criativo e solidário. Também podemos ver que hoje no processo de seleção de empresas, muitas pessoas escolhem candidatos que fizeram ou fazem algum trabalho voluntário, o que lhes dá a visão de que será um grande profissional e trará benefícios.

Quando praticamos uma ação que faz com que saímos da nossa zona de conforto, percebemos algumas mudanças nas nossas atitudes, sejam elas boas ou para nosso amadurecimento diante de tal situação. Além disso, se cria novas conexões por meio de novas pessoas, que estão fora do seu círculo social.

No trabalho voluntário, todos ajudam de acordo com suas habilidades e tempo livre. O voluntariado pode ser feito de várias formas, são elas: praticar ações individuais; colaborar em campanhas; trabalhar em organizações sociais; cooperar em projetos públicos e etc.

No surgimento da pandemia de 2020, a desigualdade social e suas várias facetas foram expostas. Em resposta a esta crise sanitária, observamos uma grande rede de apoio e voluntários que tomaram providências para responder a necessidades urgentes, como doação de alimentos, produtos de limpeza ou apenas horas de serviço.

A ProEpi, apenas em 2021, pôde contar com quase 6.000 horas de trabalho voluntário paraapoio à pandemia. Foram atividades voltadas para o podcast – elaboração, suporte técnico -, lives, tradução, comunicação,, tutoria nos programas de epidemiologia de campo, oficinas, mentorias etc.

Voluntariado em horas de trabalho na ProEpi desde 2016

Quem esteve conosco durante esse período contribuiu não só para a realização do nosso trabalho como também para a formação de uma rede de apoio em tempos de crise. Nos conectamos com pessoas – até então desconhecidas – de muitos lugares diferentes, trocamos experiências, conhecimentos e, sobretudo, solidariedade.

Portanto, entendemos que, todos podem usar seu tempo e experiência para cooperar para o bem maior da sociedade e, por meio do esforço de todos, os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser efetivamente alcançados – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 10 – Reduzir a desigualdade. Com força de vontade e união, podemos mudar a sociedade ao nosso redor.

Nós, da Associação Brasileira de Profissionais Epidemiologia de Campo, agradecemos a todos que estiveram e a todos que estão conosco nessa jornada. Seu trabalho contribui para que chegássemos aqui. 

Que tal fazer parte dessa rede? Junte-se a nós!

Texto por Mayara Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza cookie de captura.
Saiba Mais
1
💬 Olá!
Olá! Bem-vindos à ProEpi!

Estamos empolgados em apresentar a você mais sobre a ProEpi. Não hesitem em iniciar uma conversa com o nosso bot agora mesmo. Estamos aqui para ajudar e compartilhar informações! 😊
Você será encaminhado ao canal de comunicação via WhatsApp, onde soluções e respostas poderão ser obtidas de forma mais rápida e direcionada.