Albert Sabin foi um médico, microbiologista e pesquisador polonês, naturalizado norte-americano, que desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite.
Albert B. Sabin nasceu em 26 de agosto de 1906 em Bialystok, que era então parte da Rússia. Após os pogroms de 1905, a maioria da família de Sabin se mudou para os Estados Unidos.
Sabin ingressou na Escola de Medicina da NYU com uma bolsa de estudos, e suas aulas de medicina ajudaram a descobrir que sua verdadeira paixão estava na pesquisa científica. Logo em seguida conseguiu um cargo no Harlem Hospital, onde era responsável por descobrir qual a cepa de pneumonia que os pacientes haviam contraído. Assim ele encontrou uma maneira de reduzir o tempo necessário para descobrir qual a cepa de pneumonia os pacientes haviam contraído para, aproximadamente, três horas e o procedimento recebeu o nome dele.
Em 1931 formou-se na faculdade de medicina, após a sua formatura começou um estágio no Hospital Bellevue. Em 1933, o Dr. Sabin publicou seu primeiro artigo relacionado à poliomielite que lançou sua longa e ilustre carreira na erradicação da doença.
Vacina contra a poliomielite
O Dr. Sabin trabalhou com o Dr. Peter Olitsky para superar os obstáculos iniciais à pesquisa da poliomielite. Eles descobriram que o vírus pode ser reproduzido no tecido nervoso, o que permitiu a experimentação. Eles também descobriram que a poliomielite em humanos não entra pelo nariz como postulado anteriormente e refutaram a eficácia dos sprays nasais para inoculação, dando aos pesquisadores informações importantes sobre a fonte de infecção humana.
Ele primeiro se interessou por vacinas de vírus vivos enquanto trabalhava com o Dr. Max Theiler. O Dr. Sabin continuou estudando a poliomielite com sua nova compreensão das vacinas de vírus vivos e fez vários avanços importantes.
6 de outubro de 1956. Nesta data, o Dr. Sabin apresentou um artigo convidado na reunião da Sociedade de Biologia Experimental e Medicina realizada em Cincinnati chamada “Vacinação contra a Poliomielite – Presente e Futuro”. Foi nessa reunião que o Dr. Sabin relatou que havia desenvolvido uma vacina contra a poliomielite usando três cepas atenuadas de poliovírus, que forneceu uma “infecção imunizante e assintomática” quando administrada oralmente a mais de 50 voluntários.
A realização mais notável do Dr. Sabin foi o desenvolvimento da vacina oral contra a poliomielite de vírus vivo (OPV). Ela substituiu a vacina inativada de Salk como a inoculação preferida nos EUA em 1961. Ela forneceu muitos benefícios, incluindo: facilidade de administração, dose única que provavelmente fornece imunidade vitalícia, vacina de vírus vivo com a qual a imunidade pode ser transmitida de humano para humano e, como é mais barato, controla melhor os surtos epidêmicos. Além de seu uso nos EUA, o Dr. Sabin viajava regularmente para ajudar outros países a implementar vacinas. Desde que o imunizante se tornou amplamente utilizado, a poliomielite foi praticamente erradicada do Hemisfério Ocidental.
Após muitos anos de declínio da saúde, o Dr. Albert Sabin faleceu em 3 de março de 1993 de insuficiência cardíaca e foi enterrado no Cemitério Nacional de Arlington . Embora ele seja mais famoso pela vacina oral contra a poliomielite desenvolvida, seu legado é o de um brilhante cientista e pesquisador que se dedica a melhorar a saúde mundial através de todos os seus vários trabalhos.
Texto por Mayara Lopes
Fonte: https://sites.libraries.uc.edu/sabin/time-line
Biographical Timeline of Sabin. Libraries UC, 2019. Disponível em: <https://sites.libraries.uc.edu/sabin/time-line>. Acesso em: 23 de agosto de 2022.