Informe Mensal de ProEpi Nº 1 – Janeiro de 2019

Planejando 2019

Por Equipe ProEpi

As primeiras semanas do ano nos serviram para planejar os próximos passos da nossa história. Toda a equipe se juntou para avaliar pontos positivos e negativos de 2018, para que possamos melhorar em 2019.

  1. Estamos reformulando nosso site para que ele receba um novo visual que atenda às expectativas do profissional que acessa nossas redes. Essa versão será adaptada para dispositivos móveis, com mais margem para conteúdo e novas ferramentas que, além de auxiliar no cotidiano dos profissionais de saúde, permitirão que saibam mais do que fazemos.
  2. Ainda para o novo site, estamos desenvolvendo uma área exclusiva para os sócios contendo vagas personalizadas de acordo com cada perfil profissional, um sistema de “cartões de visita” online (semelhante à plataforma about.me) e integração direta com nossos outros produtos em desenvolvimento, como a Comunidade de Prática.
  3. Também definimos estratégias para um contato mais próximo com o público, fortalecendo nossa presença no Instagram, YouTube e Linkedin.
  4. O crescimento dos últimos anos trouxe à tona a necessidade de gerenciar melhor os dados de sócios, alunos, participantes de treinamentos, cadastrados na Comunidade e voluntários. Técnicas para dar ordem a toda essa informação também foram tema das conversas.
  5. Na área de ensino, a prata da casa aqui na ProEpi, a divulgação dos cursos e a atenção aos usuários serão intensificadas, tanto em redes sociais como dentro dos próprios cursos – com intervenções ao longo do conteúdo para que o aluno de um curso seja convidado a ingressar num outro.
  6. Também pensando no engajamento dos alunos, passaremos em breve a enviar mensagens personalizadas de acordo com o comportamento dos alunos. Por exemplo, aqueles parados há muito tempo em determinada aula receberão mensagens com uma prévia da aula seguinte como forma de estímulo.
  7. Uma outra ideia é convidar nossos membros para sugerir novos cursos e, utilizando suas áreas de expertise, contribuir na elaboração dos materiais.
  8. Outra intenção é passar a oferecer mais cursos livres, rápidos e gratuitos em temas de relevância para a saúde pública com a emissão de certificados mediante uma pequena contribuição – modelo já utilizado por plataformas como edX e Coursera.
    8.Como organização em crescimento, identificamos a necessidade de colocar em discussão o aprimoramento de alguns processos gerenciais e de trabalho.
     
    Tem algo a contribuir? Compartilhe conosco!

*foto retirada do nosso novíssimo perfil no Instagram. Siga em @redeproepi.


Trocando ideias

Por Equipe ProEpi

Em 28/01, tornamos públicas todas as ideias discutidas no planejamento em um evento que queremos transformar numa tradição: realizamos uma videoconferência para discutir cada ponto em conjunto, como rede que somos.

Nossa intenção é realizar encontros assim com periodicidade trimestral.


Sua ideia pode valer um tablet

Por Equipe ProEpi

O prazo para sugerir o nome da nossa Comunidade de Prática foi prorrogado!

Ainda dá tempo de propor o nome do nosso espaço de troca de experiências em saúde pública e ainda concorrer a um tablet. O prêmio será de quem criar o nome que melhor represente o espírito de trabalho em equipe que queremos promover por lá.

O concurso é aberto para qualquer interessado. Divulgue para os amigos e participe quantas vezes quiser em https://goo.gl/forms/Uhk1l9xGIanqIwmF2 ou clicando no botão abaixo.


Um trabalho feito a muitas mãos

Por Equipe ProEpi

Desde 2014, a ProEpi tem trabalhado para fortalecer a saúde pública através da aproximação e do aprimoramento dos profissionais da área.

Construir uma rede de pessoas comprometidas com a saúde da população, desenvolver materiais de ensino a distância, treinamentos em mais de dez países e buscar constantemente as notícias de saúde mais relevantes tem sido o nosso jeito de avançar em direção ao objetivo mais nobre desta organização: promover a qualidade de vida da população.

Cumprir grandes missões requer envolver pessoas em número e dedicação também grandes. Não por acaso já estiveram conosco Matheus Cerroni – que assumiu o desafio de ser o primeiro presidente da ProEpi – e Érika Rossetto – eleita para o mesmo cargo por dois mandatos consecutivos.

Érika assumiu a presidência em 2016 e esteve conosco até o fim do ano passado, quando precisou renunciar por questões burocráticas relacionadas à sua função como Resident Advisor para o Programa de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FELTP) de Moçambique.

A paixão pela saúde pública e o empenho em construir uma comunidade global de pessoas que compartilham desse mesmo entusiasmo são pontos em comum entre os primeiros presidentes e certamente estão alinhados com os valores da nova presidência – que assume interinamente o cargo até a próxima eleição, em 2020.

A equipe da secretaria executiva vai continuar o trabalho dos últimos anos com a liderança de Sara Ferraz, um nome muito familiar para quem acompanha as ações da ProEpi. Com trajetória iniciada na REDSUR/TEPHINET em 2012, já atuou como consultora e coordenadora de projetos da REDSUR (Red de Programas de Epidemiología de Campo en América del Sur) e está conosco desde a fundação, em 2014.

Inicialmente trabalhando com a captação de recursos e coordenando projetos, Sara foi ficando cada vez mais envolvida nas atividades da associação até assumir a diretoria da secretaria executiva em 2016.

Sara é formada em Relações Internacionais, possui MBA em Gerenciamento de Projetos e é mestranda em Saúde Coletiva. Suas viagens constantes pela ProEpi, principalmente para países africanos e sul-americanos, são provas de sua experiência em saúde internacional. Também não há dúvidas sobre sua capacidade de gerenciar equipes: absolutamente todos os nossos projetos e produtos passaram por suas mãos.

O sentimento por aqui é de gratidão pelo trabalho de quem nos trouxe até aqui e de muito otimismo em relação aos próximos capítulos dessa história.

Mãos a obra, equipe!


Mais oportunidades

Por Equipe ProEpi

Além de continuar oferecendo oportunidades de atuação profissional e formação exclusivas para sócios, estamos aprimorando nossos mecanismos de monitoramento de vagas externas – aquelas oferecidas por organizações que não são oficialmente parceiras da ProEpi.

O que isso significa, na prática, é que você passará a receber e-mails nossos anunciando vagas com maior frequência.

Se não tiver interesse em aproveitar mais este benefício e desejar parar de receber as mensagens com estes anúncios, basta responder a qualquer uma delas com a palavra “DESCADASTRAR” (tomando o cuidado de não enviar o e-mail para todos os membros do nosso grupo no Google).

*na foto, a direita, o sócio Rogério Carminé em missão em Bangladesh.


Discutindo saúde no WhatsApp

Por Equipe ProEpi

Estamos criando um grupo no WhatsApp exclusivo para sócios que vai servir para discutirmos os acontecimentos da saúde e construirmos comentários dando contexto às notícias que vão para o Facebook.

Todos ganham: você participa de um grupo de pessoas como você, que vivem e pensam a saúde; o público recebe informações mais completas.

Nós trazemos a notícia (ou você sugere a sua) e, em 30 minutos, vamos juntos construir o contexto. Seu nome pode aparecer nos créditos da publicação final, caso queira.

Para participar, basta clicar AQUI para cadastrar seu melhor número.


Lembre-se que você pode sugerir temas para as próximas edições. É só falar com a gente em qualquer um dos nossos canais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.