A ProEpi  disponibiliza cursos online de forma totalmente gratuita.
Para que isso continue sendo possível, contamos com a sua ajuda! 

Conheça os nossos cursos

Go.data – Sarampo

Fruto de uma parceria com o CDC/TEPHINET, o curso Go.Data para sarampo tem por objetivo apresentar o cenário epidemiológico do sarampo, as recomendações internacionais para eliminação e a ferramenta Go.Data, que busca facilitar a investigação de surtos e epidemias.

Quero fazer

Painel de Indicadores

Os painéis de indicadores ou dashboards são instrumentos que representam avanços na promoção do conhecimento sobre os serviços de saúde. Voltado para profissionais de saúde e gestores no contexto da pandemia que já realizam análise de dados em aplicativos, como Excel, Google Planilhas e Epi Info, o curso mostra como realizar os passos para operar do dashboard via Power BI.

Quero fazer

HOPE – Saúde Mental

No formato de “treinar treinadores”, a proposta desse curso é capacitar os participantes a aplicarem os conhecimentos para outros profissionais de saúde.

Quero fazer

Curso de Testes Diagnósticos

Com seis aulas + estudo de caso, neste curso você irá aprender sobre os tipos de testes disponíveis, suas vantagens, limitações e aplicabilidades, a sensibilidade de um teste e a sua capacidade de detectar o contato prévio com o agente infeccioso; conceitos e aplicabilidades dos testes de biologia molecular e dos testes rápidos.

Quero fazer

Curso de Excel

Curso ideal para os profissionais de saúde que desejam aprimorar seus conhecimentos em planilhas eletrônicas do Microsoft Excel ®. Sua finalidade é apoiar a análise de dados epidemiológicos e permitir assim, monitoramento e avaliação de indicadores de saúde.

Quero fazer

Curso Rastreamento de contatos

O material foi elaborado para os profissionais de saúde local, que vem atuando no enfrentamento da Covid-19 e todos aqueles que desejam conhecer mais as ferramentas de atuação frente a outras possíveis emergências de saúde pública.

Quero fazer

Aula Plano de Contingência

O material é voltado para os profissionais de saúde locais e gestores que desejam aprender a planejar estratégias de enfrentamento de emergências em saúde pública. Para a rede TiLS, esses espaços são importantes estratégias de preparação e resposta coordenadas à pandemia da Covid-19 e a outras possíveis emergências locais.

Quero fazer

Curso de Planejamento de Campanha Vacinal

O curso de Planejamento de Campanha Vacinal contra Covid-19 está disponível na plataforma de ensino à distância da ProEpi de forma gratuita e totalmente virtual.

Quero fazer

Curso de Sala de Situação de Saúde

Desenvolvido pela rede TiLS Covid-19, o curso tem carga horária de 30 horas e conteúdos trabalhados para a aplicação imediata do conhecimento nos serviços de saúde.

Quero fazer

Entomologia Aplicada à Saúde Pública

Prepare-se para o enfrentamento de Aedes aegypti e outros insetos vetores de doenças! Curso campeão em número de inscritos, elaborado por especialistas, gratuito e com certificado. Fruto de uma iniciativa do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde). Também disponível em espanhol.

Quero fazer

Vigilância em Saúde Pública

Aprenda com profundidade os conceitos mais importantes da vigilância em saúde com o material mais completo da internet! São mais de 40 horas de conteúdo gratuito, elaborado por especialistas e com certificação ao final. Fruto de uma iniciativa do CONASEMS (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde).

Quero fazer

Epi Info™ Básico

Descubra como coletar, analisar e apresentar dados com essa poderosa ferramenta desenvolvida pelo CDC (Centers for Disease Control and Prevention). É a porta de entrada para aprender a fazer valiosas análises estatísticas!  Também disponível em espanhol.

Quero fazer

Geoprocessamento em Saúde

Saiba como analisar e apresentar dados espaciais de saúde com o QGIS®, um dos softwares de geoprocessamento mais populares do mundo. Também disponível em espanhol.

Quero fazer

Excel, TabWIN e TabNET

Aprenda a trabalhar com dados de saúde oficiais com essa combinação imbatível de ferramentas.

Quero fazer

Zotero

Descubra as facilidades de coletar, organizar, citar e compartilhar fontes de pesquisa com o software livre Zotero. Curso desenvolvido pela equipe da Faculdade de Saúde da Universidade de Brasília (FS/UnB).

Quero fazer

Curso de interpretación diagnóstica de laboratorio Covid-19

Son seis clases, más un estudio de caso. En la capacitación, aprenderá, por ejemplo, sobre los tipos de pruebas disponibles, sus ventajas, limitaciones y aplicabilidad; la sensibilidad de una prueba y su capacidad para detectar el contacto previo con el agente infeccioso; conceptos y aplicabilidad de las pruebas de biología molecular y las pruebas rápidas.

Inscribirse

Curso de Excel

La capacitación en el “Uso de MS Excel como herramienta de apoyo para el análisis de datos epidemiológicos” tiene el diferencial de adaptarse especialmente a las demandas de los profesionales de la salud.

Inscribirse

Curso de rastreo de Contactos

El material fue preparado para los profesionales de la salud locales, que han estado trabajando para enfrentar el Covid-19 y todos aquellos que deseen saber más sobre las herramientas de acción frente a otras posibles emergencias de salud pública.

Inscribirse

Curso de Planificación de Campañas de Vacunación

El curso de Planificación de la Campaña de Vacunas Covid-19 está disponible en la plataforma de aprendizaje a distancia de ProEpi de forma gratuita y totalmente virtual.

Inscribirse

Clase de Plan de Contingencia – extra

El material está dirigido a que los profesionales y gerentes de la salud locales puedan planificar estrategias para hacer frente a las emergencias de salud pública. Para la red TiLS, estos espacios son estrategias importantes para la preparación y respuesta coordinada a la pandemia de Covid-19 y otras posibles emergencias locales.

Inscribirse

Geoprocesamiento en Salud

Aprenda a analizar y presentar datos de salud espacial con QGIS®, uno de los software de geoprocesamiento más populares del mundo.

Inscribirse

Epi Info™ Básico

Descubra cómo recopilar, analizar y presentar datos con esta poderosa herramienta desarrollada por los CDC (Centros para el Control y la Prevención de Enfermedades). Es la puerta de entrada para aprender a hacer análisis estadísticos valiosos.

Inscribirse

Entomología Aplicada a la Salud Pública

Prepárese para hacer frente al Aedes aegypti y otros insectos vectores de enfermedades con nuestro campeón en número de entradas, preparado por expertos, gratis y certificado. Fruto de una iniciativa del CONASEMS (Consejo Nacional de Secretarías Municipales de Salud).

Inscribirse

Cursos

INDIVS

Análise de Indicadores de Saúde

Análise de Indicadores de Saúde

Quero fazer
Boletim EPI

Boletim Epidemiológico

Boletim Epidemiológico

Quero fazer

Power Bi do Básico ao Intermediário

Power Bi do Básico ao Intermediário

Quero fazer

Curso R

Curso R

Quero fazer

Biossegurança em atividades de campo no contexto da Covid-19

Biossegurança em atividades de campo no contexto da Covid-19

Quero fazer

Aprovam nossos cursos

Obrigado, com certeza excelentes conteúdos de vocês.

Silvano Rafael pereira

Gostaria de ser informada quando tiver mais cursos

disponíveis.
os cursos são ótimos.

Alexandrina Alves

Gostaria de agradecer pela oportunidade de terminar o
curso. Os conhecimentos que adiquiri certamente serão
de grande valia. Muito obrigada!

Lucenilda Dias

Prezados, boa tarde!
Gostaria de agradecer a oportunidade em realizar o
curso de QGIS. Parabenizo a equipe pelo curso, a
qualidade e didática também dos vídeos.

Solange Nonato

Gostaria de agradecer a oportunidade de poder dar
continuidade aos cursos, foi ótimo
para o meu aprendizado!

Nathali Abreu

Eu estou atuando no Estado do Amapa, na rede do
Cieves pelo Ministerio da Saude.. esse curso seria
fundamental para minha atuação profissional.

Arielson Castro

Perguntas Frequentes

Como posso ter acesso aos cursos da ProEpi?

Para ter acesso aos cursos, basta acessar o portal ensino disponível em portal.proepi.org.br e clicar em Registrar um novo membro. Caso já possua cadastro, basta inserir seu e-mail e senha cadastrados.

Os cursos possuem limitação de tempo?

Sim. Todos os cursos possuem prazo para conclusão que irá variar de acordo com grau de complexidade do curso. Você pode verificar a carga horária e prazo para conclusão do todos os cursos em portal.proepi.org.br.

Os cursos possuem certificação?

Sim. Todos os cursos são gratuitos e possuem certificado de conclusão.

Como posso recuperar minha senha do Portal do aluno?

Para redefinir sua senha, você deve acessar a página inicial do portal de ensino portal.proepi.org.br clicar em Esqueci minha senha e inserir o seu e-mail de cadastro. Você receberá um link para redefinição no seu e-mail.

Você terá 30 minutos para redefinir a senha, caso esse tempo passe, terá que repetir o procedimento.
 
*SEMPRE verifique sua caixa de spam ou lixo eletrônico e marque nosso endereço de e-mail como confiável para que possa recebê-los normalmente.
Como faço para ter a segunda via dos meus certificados?

Para emitir a segunda via dos seus certificados você deve acessar o portal de ensino com seu e-mail e senha de cadastro, clicar em Acessar EaD e ir na aba Certificados, localizada na barra lateral esquerda do ambiente de ensino.

Ao fazer o cadastro no portal aparece a mensagem de que o meu CPF está em uso.

Isso pode acontecer devido você já possuir cadastro sob seu CPF com outro endereço de e-mail. Portanto, para acessar é necessário que você utilize o mesmo e-mail utilizado no seu cadastro.

Caso não se lembre e queira modificar o e-mail, envie um email para suporte@proepi.org.br para realização das alterações.
Ao acessar o ambiente de cursos aparece mensagem que não posso me inscrever nesse curso.

Todos os cursos possuem prazo para conclusão e ao exceder esse prazo seu acesso será suspenso automaticamente. Caso você não o conclua dentro do prazo estipulado será necessário que nos envie um e-mail informando tal situação para que a equipe pedagógica avalie a possibilidade de prorrogação do seu acesso.

Conclui a atividade anterior e a seguinte não está sendo liberada, está restrita.

Para que a aula, questionário ou estudo de caso seja liberado você deve concluir a atividade anterior a este, portanto, certifique-se que se realizou e alcançou nota mínima para liberação da atividade seguinte. Ao finalizar a atividade você deve clicar na caixa de conclusão localizada ao lado da atividade. Caso o conteúdo seguinte não seja liberado automaticamente, você pode ainda atualizar a página do curso.

Há limite de tempo para responder os questionários?

Sim. Caso não tire nota suficiente na primeira tentativa você ainda poderá tentar mais quatro vezes, caso exceda as tentativas e não alcance a média suficiente seu acesso será bloqueado. Você deverá então enviar um e-mail para o suporte de ensino suporte@proepi.org.br para que a equipe pedagógica faça o desbloqueio da questão.

Meu prazo para conclusão expirou, é possível prorrogar?
Apenas sócios possuem prazo ilimitado de acesso aos cursos. Para se associar e usufruir deste e de outros benefícios você deve seguir os seguintes passos:
 
Passo 1: Acesse o portal de ensino da ProEpi (portal.proepi.org.br)
Passo 2: Faça o login de aluno
Passo 3. Acesse no canto superior “Quero ser sócio”
Passo 4. Clique em “Sim, quero ser sócio” e pronto, escolha a modalidade de pagamentos e comece a ser sócio da ProEpi.
 
Verifique a possibilidade de voltar a realizar os cursos enviando um e-mail para suporte@proepi.org.br para que a equipe pedagógica avalie a possibilidade de liberação do seu acesso.

suporte@proepi.org.br

Posso fazer download das apostilas?

Sim. A depender do curso as apostilas estarão disponíveis junto a aula ou questionário ou em pasta compactada com os materiais do módulo.

Como faço para mexer no aplicativo do Moodle?
Na página inicial do aplicativo você deve inserir: proepi.org.br/ead
 
Após, você será direcionado para página de login na qual deverá inserir seu e-mail e senha de cadastro.
Meu progresso não está 100%.

Verifique se você acessou a aula de apresentação, glossário e apostilas. Ressaltamos que o progresso serve como parâmetro de acompanhamento do curso e a porcentagem não irá interferir na realização do curso e acesso ao certificado.

SEJA PARCERIO DA PROEPI

Seja Sócio

Deseja ter acesso a uma rede de contatos para compartilhamento de experiências e troca de conhecimento entre profissionais de saúde do Brasil e do mundo? Torne-se um sócio ProePi!

saiba mais

Seja Voluntário

O voluntariado é uma excelente forma de dedicar o seu tempo para ajudar alguém, e consideramos uma peça-chave em nosso propósito de fortalecer a vigilância em saúde.

saiba mais